sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Perdido após o Wrath of The Lich King - Gansolino voltou com a sua salvação!

Seguidores do blog, voltei depois de uma experiência maravilhosa, qual seja, ter um filho. Isso aliado a minha obsessão por chegar no lvl 80 deixou o blog um pouco abandonado, mas estou de volta e pretendo manter o blog.

Uma das coisas que mais me incomoda no jogo é se minha build, ou seja, o modo como gasto meus pontosd de talento estão certos. Não que eu tenha que seguir o que a maioria das pessoas faz, mas acontece que muitos jogadores são especialistas no que se chama Theorycrafting. Eles pesquisam, revisam as fórmulas e calculam como tirar o maior proveito possível dos talentos.

Assim surgem algumas builds ideais que depois são seguidas pela grande maioria dos jogadores. Eu sempre pesquiso sobre as builds e adapto a minha build ao meu estilo de jogo.

Após a vinda da nova expansão, o Warlock no World of Warcraft piorou muito. Antes era considerado uma classe "overpowered" e agora é o principal alvo em BG's e em Wintergrasp. Isso porque como o Warlock tem poucos recursos para fugir do chamado "stun lock" ou seja, quando um jogador opositor se vale de habilidades que stunam o Warlock não deixando tempo de reação.

A nova habilidade de lvl 80 Demonic Circle peca por causa da ausência de quebra de stun, pelo alcance relativamente curto (40 jardas) e, como se não bastasse essas duas coisas, ele ainda fica lá no chão brilhando e faiscando avisando todo mundo que ali é o seu ponto de teleporte.

Mas não é o caso de criticar ou elogiar essa ou outra classe.

Quando eu estava upando o char e levando em consideração que houve uma trégua branca entre as facções (se eu morri duas vezes para horda enquanto upava do lvl 70 ao 80 foi muito) resolvi adotar a build da Warlock que chegou ao lvl 80 em primeiro lugar. A build é ruim demais para o PvP, mas funciona as mil maravilhas no PvE.

A build que eu usei foi essa daqui que usa o Felguard como tanker particular, e habilita o Warlock a se valer do Siphon Life e do Drain Life. É uma variação da antiga Build SL/SL (Soul Link/Siphon Life) voltada somente para o PvE. Ela começa assim no lvl 71 e termina como a que demonstrei acima.

Aliás a build é bem interessante para quem quer farmar algo, você quase não usa poções ou consumíveis e seu dano é bom, eu costumava solar até mesmo elites com o Felguard de tanker.

Mas a dúvida sobre a build final me levou a testar umas 8 diferentes. Isso porque o site que eu indiquei aqui o talent Chic está com o mesmo aviso de que estará sendo atualizado e nada da atualização vir.

Mas andando lendo meus blogs favoritos, especificamente um de Warlock o Yet Another Warlock Nerf vi a indicação de um site com design simples, mas com informações surpreendentes.

O Armory Musings escaneia o Armory de cada realm e fornece alguns reports que podem ser achados aqui.

E o que são esses reports. Nada mais nada menos que uma compilação das builds mais usadas para o leveling de 70 a 80 (inclusive a do Felguard que eu disse acima é a mais usada no leveling) e as builds mais usadas de cada árvore de talentos e um sumário geral do lvl 80 unindo as 4 árvores de talento.

Mas o site não para por aí, ele mostra ainda os equipamentos mais usados para cada uma das builds em cada um dos slots.

Como Warlock eu já tentei duas builds intensivas (builds intensivas são aquelas que investem no mínimo 51 pontos de talento em uma árvore para pegar o talento final de cada árvore. Tentei uma de Affliction e uma de Destruction e não gostei de nenhuma delas.

Foi aí que vi nesse link que a build mais usada era uma que misturava o Felguard com Destruction. E pronto, testei a build e ela funciona bem no PvE e no PvP. Enquanto a dual spec não vem, vou usando essa que funciona as mil maravilhas.

Claro que como chato compulsivo não uso a build mais usada, uso ela com uma modificação. Isso porque a habilidade Shadowburn usa uma soul shard e eu não gosto de ficar farmando 50 soul shards para cada vez que entro em um BG, por isso opto por habilidades que não usem ela, então eu troquei essa habilidade pela Aftermath que tem 5% de chance de dar daze no alvo.

Então fica a dica para os leitores.

Ainda essa semana pretendo postar um guia para quem quer aproveitar ao máximo as batalhas de Wintergrasp e um guia para farmar no mínimo 25.000 de honra para começar a fazer um set Savage Gladiator com as peças non set do Hateful Gladiator.

Abraços

Gansolino.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Veteran of the Wrathgate e notícias minhas.

Primeiro preciso me justificar.

Tive que sofrer uma cirurgia de última hora para a retirada de um cálculo renal, fiquei praticamente uma semana sem trabalhar e voltei nesta semana aqui, imaginem a pilha de trabalho que tenho que desovar.

Desovar porque semana que vem saio de licença paternidade, isso mesmo, pequeno Gansolino a caminho nesta segunda, ou seja tenho que livrar o trabalho da semana passada e adiantar o das próximas duas semanas.

Aliado a tudo isso, estou mudando de apartamento e no meio de uma reforma.

Fora tudo isso, quando chego em casa logo no jogo pra ver se chego no 80, atualmente estou no 76, com 90% da XP para o 77, ainda em Dargonblight.

E é sobre isso que quero falar neste post aqui.

Como eu já falei antes aqui no Blog, minha guilda inteira a Los Cocha Bambas veio para a Blizz apenas em julho. Antes nós jogávamos em um server "private" que tinha mais bug que jogo. Então não tive muito tempo para curtir devidamente o jogo.

Por isso quando a Blizzard lançou a expansão Wrath of the Lich King - WotLK eu decidi que iria tentar zerar todas as quests de cada um dos mapas, ou se não desse para zerar, pelo menos conseguir fazer o máximo de quests de cada mapa para pelo menos pegar o primeiro Achievement de quest disponível para cada mapa.

Até hoje eu já consegui os seguintes (com a tooltip do WoW Head funfando, que podem ser conferidos no meu Armory:

Nothing Boring About Borean
I've Toured the Fjord
Might of Dragonblight
1.000 Quests Completed

Eu sei que muitos irão dizer: "Caracoles Gansolino, você tá lvl 76, quase 77 e ainda tá em Dragonblight?". Sim, eu gosto de quests e o WotLK me presenteou com inúmeras quests divertidas, já andei de avião, Zepellin, Mamute, Virei Robô, Andei de Dragão, de Dragoa, me fantasiei de lobo, recolhi merda de lobo, merda de morcego, salvei bebês elefantes. Ou seja, para quem gosta de quest o WotLK é uma mão cheia. Quem sabe um dia eu consiga completar todas as quests disponíveis no jogo incluindo as de Gnome e de Warlock.

Mas fazendo as quests em Dragonblight ontem de noite fiquei surpreso com um Achievement muito legal, o Achievement chama Veteran of the Wrathgate.

O mais legal dele é seguir a linha de quest, espalhada por toda a região de Dragonblight e ir seguindo o Lore. No final dele você destrava um cinematic mostrando a Horda e a Alliance se ajudando para tentar derrotar o Lich King, que aliás aparece saindo do Wrathgate. Nisso aparecem os Forsakens e.......mais que isso é spoiler.

Façam a quest e se tiverem paciência leiam o texto que aparece, porque, sem dúvida nenhuma, eu achei a melhor linha de quest que já vi em um MMORPG, muito bem feita e quando o cinematic destrava dá vontade de chorar. Claro que o cinematic tem no File Front mas perde um pouco a graça de ver ele lá. É muito mais legal receber o aviso que vc recebeu o achievement, ouvir aquele som legal que faz e depois assistir o cinematic em full screen dentro do jogo, voltar para ele e ver que a cidade embaixo de você foi inteiramente destruída, exatamente da forma que acontece no cinematic.

Essa quest resume bem o que é um MMORPG como eu havia afirmado aqui.

Aqui vai um pequeno guia com as tooltips do wowhead para a Alliance e depois para a Horda, retirei os guias dos comentários do wowhead:



Parte 1:

1) The Lost Courier
2) Of Traitors and Treason
3) High Commander Halford Wyrmbane
4) Naxxramas and the Fall of Wintergarde
5) Flight of the Wintergarde Defender
6) Return to the High Commander

Leia Mais…

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Guia Naxxramas no WoW Girl!

Navegando pelos meus blogs favoritos, acessei o Blog da WoW Girl e notei, ali no canto esquerdo, ainda meio tímido e sem divulgação um guia para primeira raid de lvl 80 da expansão do World of Warcraft - Wrath of the Lich King - WotLK.

Eu sei que ainda está incompleto, porém muito bem escrito, fora o layout que ficou bacana demais.

Então segue o Guia para Naxxramas by WoW Girl.

Ainda não cheguei no lvl 80, mas vou ficar de olho no guia.

Bom trabalho WoW Girl.

E amanha estou preparando uma surpresa aos leitores do blog após esses dias sem atualização.

Abraços

Gansolino

sábado, 29 de novembro de 2008

Não desapareci não!

Somente para informar aos seguidores do Blog.

Tive um pequeno problema de saúde na semana passada e tive que ficar em repouso, mas agora tudo voltou ao normal.

A partir da semana que vem, volto ao Blog com força total.

Abraços

Gansolino

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Guia básico de Addons

Relutei muito em fazer esse post, isso porque tem muita gente que prefere um ou outro addon, e colocar uma listagem da maioria deles ia ser muito longa e trabalhosa.

Mas foi aí que o Juzéhkarlos da Guilda Los Cocha Bambas postou um pequeno manual e me autorizou a postar ele aqui para deleite dos leitores.

Atualizei alguns links e coloquei alguns addons a mais, mas 99% do trabalho é dele. Aliás obrigado pela autorização.

Então vamos lá.

1 - O que é um Addon?

Addons são arquivos dependentes ou independentes de outros Addons, que modificam a interface do jogo, melhorando sua interação com o ambiente gráfico e tornando sua vida mais fácil. Falando numa visão mais restrita, o engine do WOW permite por meio do protocolo XML que qualquer software possa interpretar as variáveis do jogo e "responder" para essa engine reagir de alguma forma específica.

Resumindo: Você pode, desde que conheça a API do World of Warcraft, e obviamente linguagens de programação, escrever um programinha para quando seu personagem tomar um CRITICAL HIT, apareça em letras garrafais na tela que "VOCÊ SE LASCOU!!!".

A Blizzard autoriza o uso de addons, desde que obedeçam as especificações da sua API e não interfiram na eficiência do servidor, portanto temos de ter calma e informação quando instalar addons desconhecidos no jogo, pode provocar seu BAN, e outros efeitos colaterais indesejados (roubo de contas, travamentos, explosões nucleares).

2 - Legal eu quero, mas como instala essa porra?

Detro da sua pasta principal do World of Warcraft, existe uma pasta chamada INTERFACE, dentro dela deverá existir uma pasta nomeada como AddOns, finalmente dentro dessa pasta que deverá estar as PASTAS dos ADDONS.

Abaixo coloco uma imagem que irá te auxiliar em localizar sua pasta de Addon dentro do Windows Explorer:



3 - Legal, achei a pasta mas instalo como?

1. Você baixa o ADDON, nosso exemplo será o CARTOGRAPHER;
2. Normalmente o addon vem ZIPADO, ou seja CARTOGRAPHER.ZIP;
3. Feche o WOW.
4. Baixa o Addon em qualquer pasta que você queira, porque ele virá zipado.
5. Assim que baixar, clique com o botão direito, clique em extrair para......, escolha a pasta da foto (\World of Warcraft\Interface\AddOns) e clique em OK.
6. Ao abrir o joguinho, na tela de ESCOLHA DO PERSONAGEM, surgirá um botão no canto inferior esquerdo da tela, com sugestivo nome de ADDONS, nele você verificará se seu ADDON novo foi reconhecido e ATIVADO/DESATIVADO.
7. Seja feliz.

O ADDON apenas funcionará se você instalá-lo dentro dessa pasta, porque a Engine do jogo é programada para lá buscar modificações!!! Se você for louco e instalar dentro de outra pasta e infelizmente o Engine conseguir lê-lo pode tomar um BAN da Blizzard, então cuidado onde vai instalar essa merda.

Leia Mais…

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Obrigado pela ajuda!

Gostaria de agradecer a FalconHunter, clebao e wowgirl pelas dicas.

Foi meio complicado de entender, mas uma vez entendido, ficou babinha.

Agora o site além de équio, tem tooltips do WoW Head. Duvida? Vou linkar 3 dos itens mais powers do jogo aqui para aumentar a satisfação dos usuários do blog:

Bouquet of Red Roses.

Ornate Drinking Stein.

Simple Wildflowers

Olha só que bonitinho.

Obrigado pela ajuda de novo pessoal.

Abraços

Gansolino

Blogueiro necessitando de ajuda!

A ajuda consiste no seguinte:

Queria saber como postar tooltips do wowhead, para quando vc colocar o mouse em uma spell aparecer aquele quadrado preto do wowhead.

Alguém ajuda?

Abraços

Gansolino

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Upgrade oficial no Fórum da Blizzard já está disponível!

Essa notícia me fez quase surtar.

Eu paguei R$ 112,90 pela expansão com meu fornecedor porque queria jogar no primeiro dia do lançamento.

Como dizia meu velho avô: "O apressado como cru".

Agora por apenas 39,90 dólares, pouco mais de 80 reais, qualquer player pode fazer o upgrade da conta.

Link para o upgrade da Blizzard.

Para quem tem um cartão internacional fica mais fácil, barato, prático e rápido.

E sabe como evitar aquele erro de cartão de crédito? É só colocar os 4 últimos dígitos do cartão de crédito no lugar do ZIP CODE.

Abraços mal humorados por ter gasto R$ 40,00 a mais.

Gansolino

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Guia de Power Level Gratuito!


E aí, já tá viciado na expansão Wrath of the Lich King? Eu ainda não, por isso resolvi postar a foto do meu computador pra comprovar o que digo.

Andando pela Internet e visitando o excelente blog da WoW Girl vi ela citando um link para um desses guias de power level.

Nunca pensei em comprar um guia desses e ia ignorar a passagem pensando que era propaganda, mas como a curiosidade matou o gato tive a enorme felicidade de clicar no link e descobrir que redirecionava para um site com diversos guias gratuitos.

O WoW Pro oferece um guia escrito por um tal de James, tanto para a Alliance, como para a Horda de graça.

Isso mesmo, na faixa, no Vasco, Di Grátis, Mel na Chupeta. O ruim é que o cara tá lançando a conta gotas, parece que até o lvl 76 já tá disponível.

Ainda não consegui descobrir se esse James é o mesmo que escreveu um dos primeiros guias de Power Level que surgiram para WoW.

E para que serve um guia desses. Bom serve para que você não pegue aquela quest que te manda visitar 10 cidades, 3 dungeons, pegar 100 orelhas de Centauros, 50 Penas de Galinhas humanas e entregar lá na P&¨% que Pariu e ganhar 123 pontos de XP.

Esses guias te dizem onde pegar as quests, em qual ordem e quais delas pegar e quais ignorar. Depois te mostra quais devem ser feitas primeiro e quais devem ser feitas depois e te mostra qual rota seguir.

Ou seja, economiza tempo e talvez alguns golds in game.

Esse guia manda começar as andanças por Borean Tundra e só depois do lvl 72 chegar, ir até Howling Fjord.

Os mais modernos e CAROS guias tem até Addons anexados ao pacote que você compra na Internet. Esse tipo de guia coloca um Addon (tipo um Quest Helper) particular para guiar.

Eu nunca utilizei nenhum desses guias, mesmo porque sou uma tartaruga pra upar, mas dessa vez vou tentar seguir esse guia e ver no que vai dar.

Fica a dica então para quem quiser. Use e coloque sua opinião nos comentários para que outros, como você, possam se beneficiar da dica. Não seja egoísta em sharear informação.

Aliás o crédito é todo da WoW Girl, visitem e prestigiem o blog dela. Porque afinal há meninas no World of Warcraft e o blog dela, mesmo ela não sabendo, foi o que me motivou a escrever e criar o meu.

Abraços

Gansolino

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Cuidado Arthas sua bicha - seus dias estão contados!

Que trema toda Azeroth, desde os recônditos escuros do Swamp of Sorrows até as Planíces Ensolaradas de Tanaris.

Eis que emergem das trevas Dúnadan "O Pequeno" e Radamanthyss "O Julgador",

A dupla que irá aterrorizar e dizimiar oponentes.

Aqueles que invadirão vilas, queimarão choupanas, sequestrarão crianças e estuprarão aldeãs indefesas.

Exagerei?????

hahahahahahaha

Bom, esse post foi só pra mostrar que meu Death Knight foi criado e o do meu amigo emo Lost também.

Só isso. Precisava de um post desse?

SIMMMMMMMMM PEQUENO MORTAL.

hahahahaha

Abraços

Gansolino

Download direto da Blizzard voltou a funcionar hoje de manha!!!!

Depois da frustração de um dia inteiro fazendo o download do Torrent do arquivo de 1,9 gigas com picos de 6KBPS, finalmente a Blizzard voltou a disponibilizar o link para o download oficial:

Download oficial funfando 100%.

Agora em questão de 20 minutos já baixei 450 Megas do arquivo e mais meia hora acho que acaba. Velocidade? 440KBPS em uma rede com velocidade de 8 gigas.

Fica a dica.

Finalmente a Blizzard teve dó do pequeno Gansolino aqui.

Abraços

Gansolino

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Ontem de noite coloquei o link para o download da versão full da expansão Wrath of the Lich King. Essa versão que coloquei foi a de 7,7 Gigas, ou seja, tem making off, vídeos todos os patches e um monte de baboseira.

Ontem mesmo, surgiu no MMO-Champion uma série de links para download diretamente da Blizzard. Esse arquivo, baixado via o instalador da própria Blizzard, tinha somente 1,9 Gigas.

Ocorre que esse link de 1,9 Gigas que a Blizzard tinha disponibilizado foi vazamento de informação. Segundo informações eles já tinham feito o site e tava tudo pronto para o lançamento, mas não era para ser ontem. Ocorre que vazou, um monte de gente se pendurou no site da Blizzard e eles acabaram por desabilitar o launcher.

Mas alguma boa alma baixou os arquivos, e colocou via torrent para alegria nossa.

E quem traz isso a vocês. Exato, titio Gansolino com a inestimável ajuda de seu Guild Master Glamdring.

Link para download dos 1,9 gigas.

Ainda não testei o link, estou nos 20% aqui de download. Se alguém já baixou (o torrent, não pela Blizz) e instalou, favor comentar para alegria da nação de jogadores da Blizzard que não moram nos EUA ou na Europa.

Abraços

Gansolino

Download oficial do Wrath of the Lich King

Pois é, parece que depois do desencontro de informações ocorrido na última semana, a Blizzard finalmente decidiu disponibilizar o download da expansão Wrath of the Lich King, diretamente de seus servidores.

Esse link aqui tem o download do arquivo que tem pouco mais de 2 gigas, pois ele só irá baixar a expansão sem nenhum extra, como vídeos, manual e o resto todo que tem no link de 7,7 gigas.

Aqui no meu computador tá dando problema no link, mas muita gente da minha guilda conseguiu baixar.

Seguem ainda os links para a versão EU e para o upgrade da conta:

Download versão EU

Upgrade account US


Então fica a dica.

Abraços

Gansolino

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Links de torrents para o WotLK.

As lojas européias e americanas receberam o DVD da nova expansão do World of Warcraft - Wrath of the Lich King na segunda feira. Alguém abriu uma caixa e fez o broadcast do DVD inteiro.

Ainda não testei os links, mas pelos comentários colocados nas páginas dos torrents, parece que são verdadeiros. Assim que eu confirmar a veracidade da informação coloco um UPDATE no post.

E verifique sempre as informações. O download tem 7,72 gigabytes de tamanho.

Coloco aqui dois links de torrents dos dois sites mais acessados de torrents e os com comentários positivos dos seeders e leechers. Abaixo coloco a versão US, já que a maioria dos jogadores Brasileiros usa essa versão.

Download pelo Pirate Bay

Download pelo Mininova

E para os Portugueses, seguem as versões EU, não sei se existe diferença:

Download pelo Mininova

Download pelo Pirate Bay

Para quem não sabe baixcar torrent é muito simples, baixe aqui o Bit Comet e instale ele na máquina. Aí quando você clicar no link do torrent, ele vai abrir diretamente no Bit Comet e começar o download. Quando mais gente baixando, mais rápido vem o arquivo.

Hoje de noite faço o download e informo também sobre o sucesso do download.

Abraços

Ganso

sábado, 8 de novembro de 2008

Arena Season 5 anunciada - Reset de pontos de Arena agendado para terça feira!

Uma notícia tripla:

1 - Os pontos de Arena serão resetados na manutenção de terça feira, dia 11 de novembro de 2008, assim, quem tiver pontos de Arena e não quiser perdê-los, deve gastá-los até esse dia.

2 - Foi anunciada a data de início da Season 5 da Arena, a se iniciar em 16 de dezembro de 2008, ou seja, mais de um mês após o lançamento da expansão.

Nessa nova Season, os players de level 70 poderão disputar partidas rankeadas e ganhar pontos de arena para trocar por equipamentos, porém os pontos não serão computados para as recompensas de final de season. Os players de level 80 poderão disputar partidas rankeadas, trocar por equipamento modelado para o level 80 e disputar as recompensas do final da temporada.

Ainda foi anunciado que os Skirmishs terão dois novos nívies, quais sejam 71-75 e 76-80, para treinamento.

3 - Duas novas arenas que já eram cogitadas: Dalaran Sewers até hoje conhecido e cogitado como Dalaran Arena e Ring of Valor. Estas novas Arenas terão uma mecânica de LoS (Line of Sight) diferentes, uma com rampas e fogo e a outra com cachoeiras, o que exigirá dos jogadores uma perícia maior no controle das disputas.


Bom fico por aqui, qualquer novidade volto com notícias interessantes do Mundo de Warcraft.

Abraços

Gansolino

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

[UPDATE] Download oficial - A discussão continua!

Nesse meu post aqui eu havia informado que, segundo um post azul nos Fóruns Americanos, um funcionário da Blizzard havia repassado a informação de que o download da nova expansão do World of Warcraft - Wrath of the Lich King - WotLK, não estaria disponível para download, no site oficial, na data de lançamento, e sim somente depois de uma a duas semanas.

Ocorre que, segundo o WoW Insider (que está de cara nova e merece uma visita), um novo post azul apareceu no fórum alemão indicando que o download estará disponível na data de lançamento.


A tradução feita pelo Goolge:

Hello,

Uma pequena atualização aqui. A versão para download do Wrath of the Lich King estará disponível na data de lançamento.
A mesma notícia foi repassada pelo tracker de Blue Posts do MMO-Champion. Como o realm alemão é EU (Europa) e o Americano é (US), ficou a dúvida se a administração dos realms europeus adotarão uma política diferente da administração dos realms americanos.

Uma das preocupações da Blizzard está justamente em evitar uma sobrecarga dos servidores. Quando do lançamento do TBC - The Burning Crusade, mesmo sem a disponibilização do download, assim que se entrava em Outland, o jogo travava por conta da quantidade de jogadores.

A fim de evitar a mesma coisa, desta vez a Blizzard resolveu dividir o ponto de entrada em 2 - Borean Tundra e Howling_Fjord, fora incluir a classe Death Knight. Assim a Blizzard espera que os jogadores se dividam em 3 áreas diferentes. Só que se no mesmo servidor estiverem um monte de jogadores baixando o WotLK, o lag será monstruoso.

O que eu tenho visto em alguns fóruns de discussão, inclusive o Hangar Network do qual eu participo, é a união dos jogadores brasileiros em divulgar um link de torrent que nos permita baixar o jogo. Mas como o funcionamento do torrent exige vários downloads simultâneos para aumentar a velocidade de transmissão e o broadcast do torrent, que todos fiquem de olho nesse post que eu coloquei acima, onde eu me comprometo a divulgar o link do torrent assim que puser a mão nele.

Como ontem o blog teve quase 250 visitas só por causa dessa notícia, resolvi ficar de olho. Qualquer novidade eu aviso.

[UPDATE] - 17:21 HORÁRIO DE BRASÓLIA

Então, o funcionário alemão deve ter tomado um pusta de um esporro do chefe, foi lá no Fórum EU e retificou a postagem:


Tradução:
Aló todo mundo, eu tenho que corrigir minha afirmação anterior: Nós não podemos assegurar que o Wrath of the Lich King estará disponível para download na data de lançamento. Por favor me desculpem a confusão.

Então agora me parece definitivo, fiquem de olho aqui que assim que eu tiver o link do torrent eu repasso a vocês.

Abraços

Gansolino.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Recompensas de Achievements - Achievements Rewards.

Com a vinda do Patch 3.0.2, foi incluído o sistema de Achievements no jogo. Essa foi uma das coisas que mais me agradou. Alguns Achievements são muito interessantes a meu ver, como o de completar todas as raids pré-TBC do jogo. Esse final de semana passado, a Guilda Los Cocha Bambas foi pra Molten Core conhecer o local e terminar a instance.

A possibilidade de comparação dos achievements completados e os avisos in game para a guilda são muito legais. Eu acabei completando muitos Achievements que nem sabia que existiam depois que eu recebia a notificação de que alguém da guilda havia completado ele. Realmente comer um monte de abóbora e vomitar foi muito divertido, e arrancar um dente com uma picareta quase não doeu nada, foi só a primeira porrada que me atordoou.

Mas vamos lá. Tentei linkar tudo sempre em outra janela, já que não sei como colocar aquele quadradinho do WoWHead em cima da habilidade pra quando passar o mouse aparecer, se alguém souber favor me mandar o código disso.

Alguns Achievements concedem recompensas, a maioria das recompensas é de títulos, porém algumas recompensas incluem montarias, tabards e itens diversos. Achei no MMO Champion uma lista completa das recompensas com os links para cada um dos Achievements, e traduzo aqui para os leitores Brasileiros e Portugueses que seguem o blog

Achievements Rewards:

Montarias: Quero todas elas, tem algumas mais difíceis e algumas quase impossíveis.

Albino Drake - Leading the Cavalry - Obtenha 50 montarias, na verdade aqui é uma questão de paciência e dinheiro. Pegar reputação com cada uma das facções e cidades ajuda, mas ainda assim as montarias devem ser compradas.


Plagued Proto-Drake - Glory of the Raider - Complete os achievements listados na modalidade normal, esse aqui acho um dos mais difíceis de conseguir, já que cada Achievement listado requer uma série de pequenos achievements.
.

Leia Mais…

Aviso aos Brasileiros - WotLK não estará disponível para Download no site da Blizzard.

Conforme informou o mmo-champion, baseado em um blue post do Claudiog da equip da Blizzard, a expansão do World of Warcraft - Wrath of the Lich King - WotLK, não estará disponível para download no dia do lançamento.

Ou seja, a única maneira de você jogar no primeiro dia do lançamento do jogo é tendo o DVD nas mãos e instalando o jogo.
Tenho conversado com os fornecedores brasileiros e a unanimidade me afirmou que somente estão vendendo a CD Key e que eventualmente disponibilizarão o link de torrent para download do jogo.



E você? Vai instalar como a sua expansão?

Abraços

Ganso

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

A invasão da Scourge e o significado real de mmo-RPG!!!!!!

Ando conversando muito no TS com o pessoal da Guilda sobre a recente invasão da Scourge e tenho percebido dois tipos de reações do pessoal.
Tem aqueles que estão, simplesmente, odiando a invasão de zumbis pois isso está prejudicando o seu leveling ou prejudicando a entrega das quests diárias.

De outro lado tem aqueles que entraram no espírito do jogo e estão simplesmente curtindo e se adaptando ao estilo do jogo.

Então me veio a mente o verdadeiro significado de MMORPG. Para quem não sabe MMORPG são as iniciais de Massive Multiplayer Online Role-Playing Game, ou traduzindo da forma mais literal possível, como fez a Wikipedia, jogo de interpretação de personagem online e em massa para múltiplos jogadores.

Por mais que muitos dos jogadores se preocupem somente em elevar o level de seus chars até o 70 e se tornarem os reis do PvP, ou ainda, conseguirem os melhores equipamentos do jogo para ficar desfilando, esse não é o espírito do jogo.

Primeiro de tudo. Warcraft antes de um jogo é um RPG. E a definição de RPG é a de um jogo de representação. Como tenho 33 anos e sou mestre de Gurps (Generic Universal Role Playing Game), D&D (Dungeons and Dragons), AD&D (Advanced Dungeons and Dragons) e Vampire, posso dizer que esse evento, apesar de alguns inconvenientes causados pelos próprios players, vem mostrando que a Blizzard sabe que o WoW é um RPG e está tentando incluir um novo conteúdo da melhor maneira possível.

Como sempre, adoro usar metáforas para explicar meu ponto de vista, então façamos um esforço de imaginação conjunta aqui com titio Gansolino:

"Imagine um belo dia você acordar no conforto da sua cama. Você vai até o banheiro, faz suas necesidades pessoais, toma banho, vai tomar café, conversa com sua mulher e com seus pais sobre a próxima viagem de família e quais os pontos turísticos da Atlântida você quer curtir primeiro.....opa....peraeeeeee caracoles.....Atlântida???? Como assim????"

É isso mesmo, soa estranho exatamente porque este continente não existe (apesar da "opinião" de alguns na Internet) e surgiu do nada, sem nenhuma introdução na história.

Agora vamos fazer um pouco diferente.

"Imagine um belo dia você acordar no conforto da sua cama. Você vai até o banheiro, faz suas necesidades pessoais, toma banho, vai tomar café, conversa com sua mulher e com seus pais sobre a próxima viagem de família e liga a Televisão para ver se o trânsito entre sua casa e o trabalho está muito complicado. Assim que você liga a Televisão verifica que em todos os canais está passando a mesma cena: A imagem mostra o oceano e você pode ver uma ilha. Olhando para o canto da tela você percebe que existe um mapa mundi, e que desenhado entre o continente americano e o africano, colocaram ali uma massa de terra que você nunca tinha visto antes, e está com a legenda "Atlântida". Você se desinteressa por completo do trabalho e fica sabendo que após anos de busca incessante o neto do Jacques Cousteau finalmente foi capaz de descobrir o continente perdido. E que por causa do aquecimento global o continente emergiu. Enão você começa a imaginar se terão passeios turísticos para conhecer o local e conversa com sua mulher e com seus pais sobre a próxima viagem de família e quais os pontos turísticos da Atlântida você quer curtir primeiro."

Sentiu a diferença?

Ah claro! Todos estamos sabendo que na expansão virá um novo continente chamado de Northrend, mas o que poucos sabem é que Northrend já era citado no Warcraft III, e que o Arthas Menethil comanda os Undeads e esta invasão, já que ele é o Lich King atual.

Para mais informações sobre a Praga de mortos vivos anterior a esta leia esse texto do wowwiki. Ou seja, a praga anterior havia sido enviada a Lordaeron pelo Lich King que foi substituído pelo Arthas.

Assim a conclusão a que chegamos com essa pequena leitura é que a atual praga é comandada do continente de Northrend, que já existe e sempre existiu, apenas os players ainda não podem ter acesso a ele, pelo próprio Arthas.

Assim, se você está puto com essa invasão, espere lançar a expansão, upe até o level 80, invada a Icecrown Citadel e encha esse idota do Arthas de porrada.

Esse é o verdadeiro espírito do RPG, seja em massa, seja on line, seja de papel. É que o muitos jogadores simplesmente querem jogar mais pela possibilidade de matar outros players do que por causa da história de fundo (que é chamado "Lore"). Você por um acaso sabe porque você mata um horda ou um Alliance?

Se respondeu simplesmente: Porque eles são da facção contrária. Sugiro que você instale o Warcraft III e jogue novamente e verá que nem sempre os Orcs pertenceram a Horda, aliás a Horda não existia até então.

Resolvi escrever este post pois tenho lido muita besteira na Internet quanto a esta invasão. Inclusive na guilda de que faço parte havia gente entendendo que essa invasão era por causa do evento de hallow's end.

E o mais legal aqui. Você pode optar pelos dois lados. Pode optar por se juntar aos defensores e matar os Uneads que invadem as cidades ou, se virar zumbi, se unir em grupos e ir disseminando a praga por Azerpth, só basta adaptar o seu jogo de representação à situação que achar mais conveniente naquela hora, tudo isso sem deixar de lado a diversão.

Anteontem eu entrei e peguei o portal em Shattrath para Stormwind. Chegando no Mage Quarter fui, imediatamente, transformado em Undead por quase 40 players que estava lá só esperando o pessoal que se teleporta. Me chamara para o grupo deles e ficamos lá infectando cada um que passava. Depois disso resolvemos transformar Stormwind em um campo de Undeads e fomos em direção ao centro. Infectamos a AH inteira, a Inn e o banco. Eu particularmente adorei invadir a AH, me colocar do lado de players e explodir em miúdos, entranhas, sangue e gás verde.

hahahahahahahahahahaha

Esse evento da Blizzard é muito bem elaborado. Ele introduz uma invasão nos continentes e mundos (isso mesmo Outland é um mundo diferente que foi arrasado por causa de portais) perpetrados pelo Lich King e nos dá o motivo e o plano de fundo perfeitos para invadirmos Northrend e enchermos a cara do filho da puta do Arthas de porrada.

Aliás, se todos os players se unissem em torno do evento, as invasões seriam facilmente rechaçadas. Em alguns realms RPG's li que foi exatamente isso que aconteceu, horda e alliance se uniram em Shatrath e ela não foi invadida da maneira que foi no realm Gurubashi, por exemplo. No realm Gurubashi teve dias em que o Argent Healer não dava conta de curar tanta gente infectada. Não dava nem mesmo para pegar o Grifo para outros locais.

Bom, era isso que eu gostaria de colocar aqui. WoW é, antes de tudo, um RPG e como tal, esse evento deve ser encarado como a introdução de um material inteiramente novo no jogo.

E você, o que achou da invasão? Gostou? Odiou?

Abraços

Gansolino

terça-feira, 28 de outubro de 2008

A Verdade por trás do Nerf dos Retribution Paladins.

Muito tem se comentado sobre a quantidade de dano dos Paladinos e da impossibilidade de reação dos outros players.

Contam-se histórias de Paladinos invadindo as torres de Alterac Valley e matando de 4 a 5 jogadores ao mesmo tempo.

O que a muito tempo era uma classe desvalorizada do jogo, rendendo nomes como "lolret" ou "retardin", virou, da noite para o dia, na classe mais desejada. Vários Paladins Protection ou Holly foram no treinador e deram "respec" para a tree de Retribution.

Ou seja, uma classe que antes só era vantajosa se jogada com extrema perícia, virou uma classe overpowered. No servidor "private" que eu jogava, meu Retribution Paladin ficava sempre entre os top 3 de dano no recount. Mas isso porque eu tinha o equipamento correto (acho que era a classe mais dependente de ter o equipamento certo do jogo inteiro) e ficava prestando atenção na rotação dos ciclos de seals e judgements e ainda usava os melhores flasks e habilidades. Ou seja, era tudo uma questão de gerenciamento da personagem.

Mas com a vinda do Patch 3.0.2, os Paladins começaram a pipocar em todos os mapas, com equips ruins e usando duas ou três habilidades. E não morriam.

Então a Blizzard anunciou que no Patch 3.0.3 vai nerfar os Paladinos, mas na verdade pelo que ando lendo, não é um Nerf e sim um rebalanceamento, adequando o dano dele ao dos demias do jogo. O próprio Warlock vai ter o Soul Link aumentado de 15% para 20% de absorção de dano, possibilitando ao Locke uma chance maior de resistir à dano e não morrer no primeiro ciclo de ataques de um inimigo.

A Blizzard pelo menos dessa vez está dando atenção aos Paladinos, ao contrário do que ocorreu anteriormente. Por muito tempo os Retris eram motivo de piada, agora são temidos.

O Ghostcrawler, um dos desenvolvedores da Blizzard, tem sido muito ativo nos fóruns gringos com perguntas e respostas em Blue Posts (posts de funcionários da Blizzard) eu traduzi algumas perguntas e respostas abaixo. Apesar de não falar exatamente quais habilidades serão alteradas, isso você pode achar e ler aqui, ele diz exatamente qual a intenção da Blizzard e dos desenvolvedores do jogo.

Como foram várias respostas em posts de fórum múltiplos, eu fui ao fantástico mmo-champion que tem um tracker de Blue Posts e colocou esse resumo aqui que agora adapto e traduzo para os leitores Brasileiros e Portugueses.

Adapto e traduzo para um melhor entendimento, muitas das perguntas exigem uma compreensão da mecânica do jogo que muitos leitores do blog não tem. Como eu sei disso? Porque o meu tracker de visitas me mostra os redirecionamentos do Google e é isso que vejo lá, o jogo é compreendido e a mecânica por trás dele muitas vezes não. Então eu aumentei algumas perguntas e algumas respostas quando achei necessário.

Outra coisa que fiz foram meus comentários sobre as respostas.

Leia Mais…

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Não gosta de upar no PvE, upe no PvP!!!!

Gansolino diretamentamento do front para trazer aos jogadores Brasucas e Portugueses as mais fresquinhas informações do mundo de Azeroth.

Informações oficiais da Blizzard apontam para um novo tipo de evolução do char.

Segundo um post do WoW Insider, que passou meio dasapercebido até mesmo pelo staff deles, já que não houve um post comentando sobre isso, os players além de uparem o char no conteúdo PvE do jogo, poderão upar somente no conteúdo PvP dos servidores.

Quem descobriu a informação foi o site Massively que relendo o post do WoW Insider feito diretamente da Blizzcon, percebeu a informação e repassou aos leitores.

E como uma imagem diz mais do que mil palavras, coloco abaixo o trecho da palestra da Blizzard sobre o PvP quando um dos desenvolvedores do jogo anuncia a novidade:



Na verdade isso era um rumor antigo e parece que anteriormente ao Patch 1.12, os players podiam entregar tokens ganhos no PvP em troca de experiência.

Esse é mais um indício de que, com a vinda dos MMO's Age of Conan, Lord of the Rings on line - LOTRO e os recentíssimos Warhammer e Star Wars:The Old Republic a Blizzard reage às novidades e fornece mais conteúdo ao MMORPG mais jogado do mundo.

E quem ganha com isso somos nós jogadores de WoW.

Abraços

Gansolino