terça-feira, 16 de setembro de 2008

Achievement - Hein???????


1 - Introdução

Com o lançamento do WotLK anunciado para menos de dois meses, resolvi fazer uma série de posts essa semana sobre as novidades da expansão, já que são muitas.

A primeira de que gostaria de falar é dos Achievements, que podem ser traduzidos como Conquistas Pessoais ou Realizações. Os Achievements foram criados de modo a agradar qualquer tipo de jogador, aquele interessado em PvP, em PvE, em diversão, em profissão.

Além disso um player poderá comparar, via "isnpect" suas conquistas com a de outros players, o que causará uma competição em volta de alguns dos melhores achievements. Segundo informações dos Beta Testers, são mais de 500 Conquistas pessoais, a fim de gerenciá-las, será criada uma nova janela in game para que o player possa comprarar e visualizar as conquistas completadas e aquelas que ainda estão na lista para completar.

Elas englobarão desde as quests mais bobas, porém divertidas, como pular de um abismo sem morrer, passando pelas de pura exploração, como abrir todas as zonas de todos os mapas, até as realmente épicas, como acabar uma instance de 10 pessoas com somente 8 players. Ou fazer uma instance sem que ninguém morra. Algumas destas conquistas dãrão prêmios como tabards, Vanity Pets e os tão esperados títulos. A maioria das recompensas desse novo sistema serão apenas estéticos, mas a Blizzard espera que os players gastem muito tempo com elas.

Um claro exemplo disso são os Vanitys Pets, esses pets que não atacam, somente acompanham os players, se tornaram uma verdadeira febre face a raridade de drop de cada um. Eu mesmo cheguei a vender um desses aqui que um amigo dropou por 1.900 golds em apenas 3 dias na Auction House. A mesma coisa deve ocorrer com as conquistas. O que diferencia um player do outro são os itens e títulos diferentes de cada um deles. É só dar uma passeada nos fóruns e analisar a assinatura do pessoal. Eles colocam o número de mortes, quanto tem de Stamina, etc.

O site Armory, que foi criado para que os players tenham acesso ao char sem entrar no jogo, virou febre. A maioria dos players coloca em sua assinatura o link para o site e ele já é campeão de audiência na Blizz.

E com os Achievements não será diferente. Inclusive um sistema in game informará a todos próximos a você e a sua guilda que você cumpriu o Achievement X e ganhou o título Y. Será uma verdadeira disputa em cada servidor pelo player com maior número de achievementes completados. E os achievements de cada um, além de serem vistos, poderão ser comparados player a player com uma nova opção que está sendo introduzida.

Conforme eles forem sendo completados, a Blizzard garante a introdução de novos achievementes para que esse sistema não seja esquecido.

A Blizzard anunciou que está fazendo o possível para que os jogadores antigos tenham o seu devido reconhecimento. O novo sistema escaneará automaticamente o char do player, sua bag, seu banco, seu mapa, dentre outras coisa a fim de conceder, automaticamente, os pontos de achievements para aquele determinado player. Ocorre que se você finalizou uma instance, matou o boss, dropou o item dele e você vendeu/desencantou/deu/jogou fora, o sistema não reconhecerá aquele achievement. Mas segundo informações da Blizz eles estão fazendo o possível para que os jogadores mais antigos não se sintam prejudicados com essa nova configuração do jogo.

2 - A Janela de Conquistas

A fim de manter o blog despoluído não vou colocar cada uma das imagens e sim links de redirecionamento, clique com o botão esquerdo e abra em uma nova janela.

Quando logar a primeira vez com a expansão WotLK instalada vpcê verá um novo botão na action bar que controla os Achievements.

Quando abrir a janela ela vai aparecer assim.

No topo da janela ela mostra o total de pontos de conquista que o player possui. Embaixo ela se divide em duas partes, no lado esquerdo um guia para cada uma das categorias de achievements disponíveis e no lado direito a descrição dos achievements relacionados com aquela categoria, aqui um exemplo de achievement relacionado a profissão .

O player poderá rastrear cada achievement que está sendo feito da mesma forma que rastreia as quests, a fim de verificar quando o mesmo foi completado, no futuro já se cogitam de addons específicos para controlar isso.

Alguns dos achievements são quebrados em diversas partes, como o de riding por exemplo que requer a compra do primeiro, do segundo e do epic, cada um fornecerá ao jogador um número diferente de pontos em cada fase, mas só estará completado quando todas as fases estiverem cumpridas.

Algumas conquistas desencadearão outras, estas novas só poderão ser destravadas completando uma conquista prévia, tudo isso pode ser controlado pela janela de conquistas que está sendo introduzida.

3 - Tipos e exemplos de Achievements
.
Eles virão de todas as formas e maneiras possíveis. Alguns deles simplesmente requerem que você visite a barbearia (introduzido com o WotLK) e corte os cabelos. Outros exigirão que você mate X players de cada raça e depois de cada classe. Alguns requerem que você repita a mesma coisa diversas vezes, como mandar 10 abraços (/hug). Alguns são progressivos e desencadeiam novos (pegou 10 pets, agora pegue 25).
.
Alguns ainda desencadeiam meta-achievements, como por exemplo o de exploração. Explorou Azeroth inteiro, ótimo, você destrava o de Outland, acabou com Outland, ótimo, ele destrava um meta-achievement relacionado diretamento com a exploração de áreas do jogo.
.
Abaixo eu listo alguns exemplos de cada achievement, uma lista bem completa (pelo menos na fase de beta test) deles pode ser achada em inglês aqui.

  • Account: Estes estão relacionados com a sua conta, como quantas personagens você criou em cada conta, em cada server, etc.
  • General: Estes serão aqueles não relacionados a nada em específico, como cortar o cabelo, obter um certo número de tabards, vanity pets, etc.
  • Quests: relacionados a quais e quantas quests foram completadas, inclusive a linhas de quests imensas que devem ser completadas a fim de ganhar pontos, o último deles requer que o player complete 3.000 quests.
  • Exploration: Exploração de zonas do mapa, dungeons, raids, cidades - quando o mapa inteiro estiver explorado ele libera um meta-achievement.
  • Player vs. Player: isso inclui arenas, BGs e o PvP diário em servidores PvPs, um exemplo: Hot Streak - ganhar 10 partidas de arena seguidas e sem derrotas, outro - Alterac Valley All Star: Capturar os cemitérios, torres e matar o general da facção oposta tudo em um jogo só. E o que mais eu gostei: City Defender: Matar 50 players da facção oposta que invadirem a capital.
  • Dungeon e Raids: Cada boss de cada raid e dungeon tem seu prórpio ou seus próprios achievements - assim que forem sendo cumpridos novos serão incluídos como fazer a instance inteira sem que ninguém morra, com menos players, com todos os players do lvl mais baixo permitido pela instance, etc.
  • Profissão: Evoluir em cada profissão dará pontos de Achievement, mesmo as profissões secundárias.
  • Reputação: Pegar reputação Exalted com todas as facções amigas e Hated com todas as inimigas.
  • World Events: cada evento no servidor (Darkmoon fairy, Midsummer Festival, Hallows' End) cada um terá achievements relacionados.


4 - Feats of Strength

Esse tipo específico de achievement será representado pela glória passada de Azeroth e será muito difícil de ser alcançado, quando não impossível porque alguém já alcançou. Ele não dará pontos e nem será controlado pela janela nova. Na verdade ele será concedido retroativamente aos jogadores antigos assim que a expansão entrar em funcionamento. São conquistas relacionadas a obtenção de títulos e ranks de PvP, obter montarias raras, etc., uma lista completa pode ser achada aqui.

Abraços

Gansolino

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom Ganso!!
ajuda muito isso, agora sim entendi direitinho!!

Unknown disse...

Tá ficando bom no blog em!!!
muito boa materia Ganso, abs

Totty

PS:eu quero ser o 1° cooking hauahauhuahauhauha

Cadoxando disse...

muito bom ganso...
tirou algumas duvidas minha...
e aquele post de macros heim? hehehe...abração...