segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Clickers X Pushers


Este post é sobre uma discussão que rola nos fóruns internacionais de WoW sobre se é melhor ser um pusher ou um clicker. E já explico as definições:
Clicker - O jogador que anda com
as teclas W, A, S, D e anda de lado com as Q e E, então as habilidades são
sempres clicadas, por isso o termo Clicker.
Pusher - O jogador que anda com o Mouse e remapeou todas as
barras de ferramentas do WoW (Key Binding) de forma a apertar os botões quando
precisa usar as habilidades.

Isso porque na Guilda da qual faço parte eu me sentia um estranho no ninho. A maioria dos jogadores que está acostumada com jogos de tiro em primeira pessoa, estilo Counter Strike, está acostumada a andar com o WASD. Eu que iniciei minha vida on line com Ragnarok, aprendi a usar mais o Mouse para andar e o F1 à F12 para castar magias ou utilizar habilidades.

Assim, quando iniciei no WoW eu usava um misto dos dois.

Para andar eu usava os dois botões do mouse apertados, o que quase me valeu um problema de tendinite. Para usar as habilidades eu apertava os botões 1, 2, 3, 4, 5 e 6, o resto ficava inviável para alcançar no meio do PvP. No PvE fica mais fácil, o jogador tem tempo de usar as habilidades, pode "puxar" um mob de longe. Mas no PvP, com um rogue te dando tudo quanto é stun possível e imaginável, rapidez é essencial.

Eu sempre perguntava no TS aos membros da guilda se eles andavam com o mouse e a grande maioria afirmava que não, que andava com o WASD e que ficar andando com o mouse era loucura. Assim comecei a garimpar na Internet sobre o tema e percebi que a discussão é antiga, mas parece que a grande unanimidade é um misto dos dois.

Um dos melhores debates, e de onde retirei a idéia para esse blog, está nesse blog aqui , especificamente nesse post aqui, caso se interessem em mais informações.

E isso vai mais ou menos na minha linha de pensamento. Eu sempre andei com o mouse porque nunca gostei do movimento de curva do A e D, eu acho que vira muito bruscamente, vc se atrapalha e perde um pouco o campo de visão e até a cãmera do jogo se ajustar vc já morreu.

Vejam só, opinião minha, por isso eu usava o mouse. Então eu ficava com a mão direita no mouse e a esquerda em cima do 1, 2, 3, 4 e 5, podendo alcançar o 6 e o 7 movendo um pouco a mão.

No paladino funcionava que era uma maravilha. Mas quando eu fiz o Warlock e comecei a comprar as habilidades, vi que seria uma loucura jogar daquele jeito, isso porque no lvl 50 se vc for um drain tanker, vai ter pelo menos 6 DOTs para aplicar. Isso sem contar o Fear, o Drain Life e o ataque ranged com o Wand. Ou seja, contando tudo, vc teria que ter mapeado o teclado inteiro até o número 8. Até é viável, mas dá um trabalho do cão, fora o desconforto em ficar mudando a mão de posição até alcançar o 8.

Voltei então a pesquisar o tema na Internet, claro que isso foi antes de aprender a fazer macro, mas isso é coisa para outro post em breve.

Me parece que um misto dos dois é sempre o melhor. Claro que não preciso remapear o meu teclado para coisas como coocking e outras profissões, isso porque remapear o teclado só facilita muito no PvP e um pouco no PvE. A maioria usa mesmo o mouse para virar e o W, S, Q e E para andar. Ou seja, o A e o D eu não uso. Eu viro o char no mouse, clicando com o botão direito. Isso eliminou minha principal reclamação sobre andar com o teclado, que era que a curva era horrível de fazer. Quem já foi no trainer de Warlock de SW sabe o que to falando. Tenta descer aquela escada cheia de tochas dos dois lados só com o teclado e me diga se vc num ficou preso nas paredes mais de uma vez.

Essa técnica de andar com o teclado mas virar com o mousepermite que no PvP vc fique dando voltas que nem um louco no inimigo. No PvE o que percebi é que os mobs meio que reagem mais rapidamente que um jogador humano do outro lado. Até eu perceber e aprender como os rogues e Hunters faziam me valeu muitas mortes. Isso porque o cara saia dançando na minha frente e para acertar ele com o Paladino era um parto.

Imagine um paladino retributuion. O principal ataque dele consiste em dano branco (dano da arma sem usar skill), isso porque só o dano branco desencadeia o Seal of Command, habilidade essencial do Paladino. Então, o cara tem que acertar o inimigo para que o Seal of Command funcione. Agora imagina tentar acertar um Rogue que anda com o W, anda de lado com o Q e o E e ainda vira de lado com o mouse (isso sem contar que eles adoram ficar pulando de um lado para o outro pra te atrapalhar).

Resposta certa: Só usando o teclado fica impossível. Só usando o mouse idem. O ideal é fazer que nem ele, usar um misto dos dois.

Para os que acham que remapear todas as teclas é uma loucura, sugiro que comece aos poucos.

Comece remapeando e usando o 1 ao 4. E para aqueles que são pushers e não usam o mouse, comece aprendendo a virar o char com o mouse e não usar o A e o D.

Tudo é uma questão de tempo e prática, mas em dois dias vc já se acostumou.

Concorda com o post, não concorda? Sem problemas, cada um joga no estilo que quer, eu somente fiz esse post porque achei a informação de grande valia aos que jogam WoW.

Tem uma tática diferente e gostaria de ver aqui? Envia um e-mail para gansolino2008@gmail.com, se for interessante, coloco aqui e ainda dou créditos.

Abraços

Gansolino

9 comentários:

Anônimo disse...

COncordo!
eu uso o Mouse e o teclado, viro muito rapido a camera, talvez pelo que o Ganso disse, eu joguei muito tempo CS, e fiquei habilidoso com esse tipo de movimento.

flow

Anônimo disse...

eu uso mouse e teclado, so ando com o w, e uso o Q e o E de vez em quando pra tirar a aggro de alguns bichinhos hehe...quando eu jogava de warrior, nao tinha par, eu aprontava uma dançassão que o rapaiz até sentava e dexava bater uhauauhaua...
realmente ficar andando só no teclado não vira, tanto é que eu encho o saco do primo do totty pra ele aprender a usar o mouse direito...pois um rogue não é rogue se não tiver dando sap, pulando e dançando ao redor do inimigo...

Unknown disse...

enton ganso...na minha opiniao a combinaçao dos dois é o melhor...mas eu uso o mouse pra castar as magias e skills...acho mais pratico...o meu maior problema é que desvio a atençao da batalha pra achar a skill que quero usar...isso é ruim de resto deixo os caras tontos...usando os dois.

Fuh! disse...

Hmm .. eu uso mouse e teclado, porém faço uso do qweasd e o mouse para girar acho mais prático assim .. os botões de skills do 1 ao 5 e fico usando shift para mudá-los ^^" ..melhor ainda se já tiver tudo decorado, entao nao precisa ficar olhando toda hora o teclado! hehe []'

hudson Mayatãn disse...

Parece q o Ganso e eu somos da mesma escola, CS e Ragna ^^
Quando fui para o WoW, fiz o Hunter Troll + loko do serve e sempre andei com a forma hibrida, ate pq na pratica eu eran ranged e usava todas as hab até a hora q o inimigo chegasse perto, depois eu virava um rogue e dançava na frente do cara ate pode pegar distancia e aperta a tecla do Kill Shot

Lylyy disse...

lol
sou priest e me movo usando mouse e teclado... com o "w" apertado pra andar, o botão direito do mouse para virar a camera e o char junto e por fim uso ou o "q" ou "d" para ter uma visão lateral mas sem parar de andar pra frente, e tudo isso de uma vez... complicado nee xD...
vlw meu tempo de cs...
so tenho dificuldade para usar as keys... to indo aos poucos... xD

Anônimo disse...

eu so o unico q manda as keybind pro numpad? la tem um tanto de botao pra vc usa e fica perto do mouse hehe

Kristian disse...

Nossa que bom, eu achei que também era o único a por as skills no numpad... fica bem mais facil os botoes ficam mais perto um do outro dai nao precisa ficar mudando a mao de posição toda hora... =)

nsr disse...

Fiz meu remap para de WASD para ESDF. Isso possibilitou colocar magias em voltas das teclas que estou sempre com os dedos. Vlw