sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Fazendo Macros Inteligentes – Melhorando e incrementando sua jogabilidade:

1 – Introdução:

Quando comecei a jogar World of Warcraft a minha principal dúvida era em relação as tão faladas Macros, muito se comentava sobre isso, mas fui percebendo que nem todos dominavam a ferramenta, diga-se de passagem, a maioria das ações que podem ser feitas com macros eu não domino ainda.

Neste primeiro post sobre Macros não pretendo esgotar o assunto, nem tampouco ensinar ninguém a fazer macros, como eu disse acima, não domino completamente a técnica, quem quiser se aprofundar no assunto, eu recomendo a leitura do Cogwheel's Complete Macro Guide o mais completo guia de macros existente nos fóruns internacionais e base do guia do wowwiki .

O assunto é tão discutido que a própria Blizz recentemente editou um guia de macros , nele muitas informações interessantes podem ser encontradas, até graficamente mais completas que no meu post ou no guia do fórum acima indicado.

Mas se eu não vou ensinar a fazer macros, pra que raios serve esse post?

Na verdade esse post foi baseado na minha experiência como jogador, tanto no Warlock como no Paladino. Eu entrava nos principais sites que listam macros, fora as macros que podem ser achadas no WoWWiki e em outros sites, e utilizava macros pré definidas, mas que fui customizando de acordo com minha experiência dentro do jogo.

Pelo que eu vejo as Macros despertam as mais variadas reações, de amor e de ódio, tem player que é viciado em macro, tem player que nem quer ouvir. Eu particularmente gosto de algumas que facilitem minha jogabilidade, mas adaptei algumas e achei que algumas são mais interessantes que outras.

2 – Primeiro - Que raios é uma Macro:

Macro nada mais é que uma lista dos chamados slash comands que são colocados juntos em um atalho a fim de economizar espaço, juntar habilidades que sempre são usadas em conjunto ou controlar ações com mais precisão que a padrão do jogo (Click ou Key Binding).

Todos conhecem os chamados slash comands slash comands.

· /say (/s)

· /whisper (/w, /talk, /t)

· /emote (/e, /em, /me)

· /dance

Mas se eu posso digitar esses comandos, para que fazer uma macro? Exatamente para facilitar a jogabilidade, tendo em vista que cada comando vai em uma linha e assim que se aperta o botão da macro ela aciona todos os comandos, ainda economiza espaço na barra de ferramentas.

O que eu achava mais difícil de dominar era como parar uma macro porque assim que você aciona o botão ela executará todos os comandos ali listados paralizando o jogo até que chegue ao final ou ela falhe, ou seja, se você fez uma macro que demora um tempo para ser executada ela irá paralizar o jogo, fora que quando eu não estava no alcance do mob, player, etc, ela simplesmente falhava. Então fui adaptando as macros e até mesmo testando as padrões, e é essa experiência que quero repassar aqui.

3 – Use as macros listadas em sites a seu favor:

Diz a teoria que nada como dar um exemplo prático para explicar um assunto. Quando minha guilda resolveu sair de um server server privado para a Blizzard, resolvi fazer um Warlock porque era uma classe que eu sempre gostei mas nunca consegui jogar porque achava muito complicado controlar ele e o pet juntos. Mas resolvi tentar, tendo em vista que tinha quase 9 meses de experiência in game do meu lado.

Assim fiz o Gansolino ) no server Gurubashi, um gnomo warlock e resolvi pesquisar na Internet sobre ele. Como sempre as melhores fontes que achei são as que estão listadas na sidebar do meu Blog, mas especificamente esse guia aqui que ensina a upar um Locke do 1 ao 70, foi decisivo para que eu aprendesse algumas coisas sobre macros e como utilizar esse conhecimento para adaptar as macros ao meu estilo de jogo.

Todos sabem que um Warlock especializado na árvores de talentos de affliction tem como seu principal aliado, além do minion, os DOTs (Damage Over Time), que são magias que ficam infligindo dano por um determinado tempo. Eu estava upando o char com a build costumeiramente conhecida como Drain Tank, que não vou explicar aqui, isso vai ser feito em outro post, mas que no lvl 51 estava assim .

E a macro que o guia sugere é a seguinte:

/petattack [nocombat]
/castsequence reset=target/combat Unstable Affliction, Immolate, Siphon Life, Curse of Agony, Corruption


O que ela faz? A primeira linha manda o minion do Warlock atacar no caso de estar fora de combate. A segunda linha casta uma sequência de DOTs, o comando "castsequence" é importante uma vez que evita que a macro seja inteiramente utilizada com o aperto de um botão, você na verdade tem que ficar apertando o botão para ir castando na sequência as magias.

Isso evita que a macro seja afetada pelo chamado "GC" (Global Cooldown) e permite um maior controle. Não tem porque infligir 10.000 de dano em um mob que tem 3K de life.

Na verdade a macro vai evoluindo conforme o char evolui, começa com dois DOTs (Immolate e Corruption) porque é o que você tem nos primeiros lvls, e vai evoluindo até ficar do jeito aí em cima.

Mas eu não gostava dessa macro por alguns motivos, vamos começar pela primeira linha:

(1) Se o Voidwalker que é o tanker do Warlock estava em combate e uma patrulha chegava perto de mim e me atacava ou eu puxava mais de um mob, eu tinha que voltar a apertar o ctrl+1 pro Void atacar quem estava me atacando, porque como ele estava em combate a macro não funcionava;
(2) Se eu estava usando o Imp em Phase shift, essa macro mandava ele atacar, o que tirava ele do stealth permitindo que leve dano e morra, porque ele é feito de papel;
(3) Na build de Drain Tank, você usa o Imp como uma bateria de mana, no guia do wowwiki ele manda você retirar a primeira linha para que o Imp não ataque, mas existem situações no jogo, como no PvP, que uma macro para o pet atacar é importante. Imagine no PvP, você contar com mais um dano além do seu próprio e o legal de uma macro para o Pet atacar é evitar ficar clicando no ícone do ataque dele ou ficar digitando ctrl+1.

Então eu dividi a macro em duas e alterei ela um pouco:

1ª Macro:

/petattack

Simples assim, manda o pet atacar o alvo selecionado, estando ou não em combate, e evita que você tenha que ficar clicando no ctrl+1, isso porque vc pode colocar ela na barra de ferramentas normal.

2ª Macro:

/castsequence reset=target/combat Immolate, Unstable Affliction, Siphon Life, Curse of Agony, Corruption

Mas eu ainda não gostava da segunda linha, isso porque os dois primeiros spells tem cast, o primeiro deles de 2 segundos e o segundo de 1,5 segundos, os outros 3 DOTs são instantâneos.

Isso era ruim porque, como o Immolate é um talento de Destruction ele era interrompido quando eu recebia dano, outra coisa que eu percebi era que quando eu estava em raid, eu não precisava castar todos os DOTs nos trash mobs, só os 3 instantâneos e o Drain Life era suficientes. No PvP idem, o legal dos 3 DOTs instantâneos é poder castar eles andando, então quando um inimigo começava a se aproximar eu queria me afastar castando esses DOTs e enquanto ele estivesse recebendo o dano eu castava os outros dois e finalmente o Fear.

Então eu dividi a macro em duas macros, com dois botões diferentes.

/castsequence reset=target/combat Immolate, Unstable Affliction

/castsequence reset=target/combat Siphon Life, Curse of Agony, Corruption

O primeiro deles casta os DOTs com cast e o segundo os instantâneos.

Mas ainda não me dava por satisfeito com essa segunda macro, porque com a habilidade Grim Reach de Affliction, eu podia castar os DOTs dessa árvore de habilidade de um raio maior que a distância do DOT de Destruction. Mas como o Immolate estava primeiro (porque o cast dele era mais demorado e era o meu golpe de puxar mob) eu tinha que chegar mais perto do mob. Então mudei a macro e troquei a ordem dos dois, puxo o mob de longe com o Unstable Affliction e enquanto ele chega em mim eu casto o Immolate. Se o mob chega perto de mim ainda no cast do Immolate, ele já tá quase no final, então não atrapalha muito. E depende muito do mob, geralmente mob do meu lvl só recebe o primeiro cast de puxar, aí começo a me afastar dele castando os DOTs de affliction.

Resumindo tudo, no final fiquei com 3 Macros e 3 botões, mas evitam que eu aperte 7 botões (contando o ctrl+1 como dois botões), pode não parecer muito, mas contando que se você leu esse post aqui rapidez e economia de botões faz toda a diferença no PvP e ainda te dá mais conforto no PvE, as macros finais são:

/petattack

/castsequence reset=target/combat Unstable Affliction, Immolate

/castsequence reset=target/combat Siphon Life, Curse of Agony, Corruption

O que eu tentei demonstrar com esse post é: A Internet é vasta em informações sobre como jogar, como fazer macro, qual addon existe, etc, mas isso não quer dizer que com um pouco de experiência, você não possa adaptar o que existe para você mesmo, do jeito que você joga. Claro que existirão leitores que dirão que preferem as macros que estão no wowwiki ou que usam outras macros, mas o que eu queria era mostrar era como utilizar a experiência in game para melhorar a jogabilidade, mas fiz isso por meio de um exemplo passo a passo.

4 – Gerenciando suas macros:

Uma outra dica que vale a pena é o gerenciamento de macros. Isso porque a Macro tem de facilitar a vida do jogador, colocar toda(s) e qualquer(is) ação(ões) como Macros vai mais dificultar do que facilitar. Macros para profissões são ruins, do meu ponto de vista.

Somente faça e use uma macro quando precisar economizar espaço e/ou encadear diversas ações em um só botão.

Algumas macros que eu usava no Paladino eram exatamente desse tipo, listo algumas abaixo:

/castsequence reset=target/combat Seal of Crusader, Judgement, Seal of Command

Mais uma macro de ciclo. A maioria das classe quando está upando tem um ciclo que se repete, a minha eu dividi em duas, mas vc pode manter unida caso queira, essa aí de cima é a do Paladino. Tem gente que inicia ela com o cast do Hammer of Justice, mas eu não colocaria tendo em vista o cooldown do mesmo e da chance do inimigo estar fora da "line of sight" ou fora do raio de ação mínimo para a magia.

/cast [button:1] Divine Shield
/use [button:2] Hearthstone

Essa aí de cima dá ódio do Paladino, ele liga automaticamente o Divine Shield e usa a Hearthstone para telar para onde salvou. Mas antes dessa macro, verifique se o cooldown da pedra já acabou.

Outra sequencia de macro que acho interessante é o que chamo de macro de PvP.

Como é isso. Ora, existem habilidades que são usadas única e exclusivamente no PvP, seja pelo cooldown mais longo, o que inviabiliza o seu uso frequente, seja porque a habilidade serve mesmo só para o PvP.

Vou colocar aqui duas delas que acho interessantes:

Imagina que você é um Paladino retribution, como o seu dano é essencialmente Branco (tirando o Crasader Strike) você quer dar a maior quantidade de dano enquanto o cara estiver stunado pelo Hammer of Justice. Mas isso tem que ser rápido. Então porque não usar duas macro que desencadeasse algumas coisas como:

1ª Macro:
1 - Hammer of Justice -stunando o inimigo;
2 - Seal of Crusader e seu Julgamento - pra aumentar o dano Holly;
3 - Seal of Command - para o dano branco ter a chance de dar dano Holy;

/cast Hammer of Justice
/cast Seal of Crusader
/cast Judgement


2ª Macro:
4 - Avenging Wrath - aumentando o dano;
5 - Trinket -diminuindo a armadura do inimigo;
6 - Trinket - aumentando a sua armadura

/cast Avenging Wrath
/use Icon of Unyielding Courage
/use Ancient Aqir Artifact

Depois disso é só atacar, a maioria das habilades de PvP estarão castadas já.

No meu Warlock além das macros acima, quando eu cheiro um PvP uso a seguinte macro, aumentando o dano do Curse e evitando dano shadow.

/cast Shadow Ward
/cast Amplify Curse


5 – Concluindo - finalmente:

Espero que o texto seja compreendido da maneira que eu primeiramente pensei nele, não como uma forma de ensinar alguém a fazer uma macro, isso está nos meus planos, mas sim como gerenciar e retirar informações da Internet e usar em proveito próprio.

Cada macro aqui colocada pode ser alterada, somada, dividida e adaptada ao trinket, spell, item, equip de cada personagem, depende só de analisar como ela funciona originalmente e adaptar ela ao seu estilo de jogo.

Abraços

Gansolino
gansolino2008@gmail.com

7 comentários:

Unknown disse...

Muito bom Ganso, uma otima explicação sobre as macros.
já passou de 100 visitas, que legal.

abs do seu afilhado in game

Totty

Cadoxando disse...

boa ganso..valeu!

Anônimo disse...

Muito bom Ganso!!
está ótimo todo o blog!

Anônimo disse...

Muito Bom mesmo, me ajudou pra caramba. ^^

Anônimo disse...

Parabens, apesar de deixar claro a não intenção de ensinar ou esgotar o assunto abordou de forma inteligente, exemplificando e dando motivos para cada ação. Eu sempre tive vontade de usar macros e seu post com certeza vai ser a base para as minhas macros. valeu !!!!!!!!!!!!!!

Ana disse...

Obrigada , estava oprocurando uma castsequence de dots para minha priest e me ajudou muito. Vlw.

Lucas disse...

Cara não sei porque mas comigo nao funfa . . . sério ja tentei ele só execulta a primeira skill e simples nao faz mais nada . . . HEELP