quarta-feira, 29 de outubro de 2008

A invasão da Scourge e o significado real de mmo-RPG!!!!!!

Ando conversando muito no TS com o pessoal da Guilda sobre a recente invasão da Scourge e tenho percebido dois tipos de reações do pessoal.
Tem aqueles que estão, simplesmente, odiando a invasão de zumbis pois isso está prejudicando o seu leveling ou prejudicando a entrega das quests diárias.

De outro lado tem aqueles que entraram no espírito do jogo e estão simplesmente curtindo e se adaptando ao estilo do jogo.

Então me veio a mente o verdadeiro significado de MMORPG. Para quem não sabe MMORPG são as iniciais de Massive Multiplayer Online Role-Playing Game, ou traduzindo da forma mais literal possível, como fez a Wikipedia, jogo de interpretação de personagem online e em massa para múltiplos jogadores.

Por mais que muitos dos jogadores se preocupem somente em elevar o level de seus chars até o 70 e se tornarem os reis do PvP, ou ainda, conseguirem os melhores equipamentos do jogo para ficar desfilando, esse não é o espírito do jogo.

Primeiro de tudo. Warcraft antes de um jogo é um RPG. E a definição de RPG é a de um jogo de representação. Como tenho 33 anos e sou mestre de Gurps (Generic Universal Role Playing Game), D&D (Dungeons and Dragons), AD&D (Advanced Dungeons and Dragons) e Vampire, posso dizer que esse evento, apesar de alguns inconvenientes causados pelos próprios players, vem mostrando que a Blizzard sabe que o WoW é um RPG e está tentando incluir um novo conteúdo da melhor maneira possível.

Como sempre, adoro usar metáforas para explicar meu ponto de vista, então façamos um esforço de imaginação conjunta aqui com titio Gansolino:

"Imagine um belo dia você acordar no conforto da sua cama. Você vai até o banheiro, faz suas necesidades pessoais, toma banho, vai tomar café, conversa com sua mulher e com seus pais sobre a próxima viagem de família e quais os pontos turísticos da Atlântida você quer curtir primeiro.....opa....peraeeeeee caracoles.....Atlântida???? Como assim????"

É isso mesmo, soa estranho exatamente porque este continente não existe (apesar da "opinião" de alguns na Internet) e surgiu do nada, sem nenhuma introdução na história.

Agora vamos fazer um pouco diferente.

"Imagine um belo dia você acordar no conforto da sua cama. Você vai até o banheiro, faz suas necesidades pessoais, toma banho, vai tomar café, conversa com sua mulher e com seus pais sobre a próxima viagem de família e liga a Televisão para ver se o trânsito entre sua casa e o trabalho está muito complicado. Assim que você liga a Televisão verifica que em todos os canais está passando a mesma cena: A imagem mostra o oceano e você pode ver uma ilha. Olhando para o canto da tela você percebe que existe um mapa mundi, e que desenhado entre o continente americano e o africano, colocaram ali uma massa de terra que você nunca tinha visto antes, e está com a legenda "Atlântida". Você se desinteressa por completo do trabalho e fica sabendo que após anos de busca incessante o neto do Jacques Cousteau finalmente foi capaz de descobrir o continente perdido. E que por causa do aquecimento global o continente emergiu. Enão você começa a imaginar se terão passeios turísticos para conhecer o local e conversa com sua mulher e com seus pais sobre a próxima viagem de família e quais os pontos turísticos da Atlântida você quer curtir primeiro."

Sentiu a diferença?

Ah claro! Todos estamos sabendo que na expansão virá um novo continente chamado de Northrend, mas o que poucos sabem é que Northrend já era citado no Warcraft III, e que o Arthas Menethil comanda os Undeads e esta invasão, já que ele é o Lich King atual.

Para mais informações sobre a Praga de mortos vivos anterior a esta leia esse texto do wowwiki. Ou seja, a praga anterior havia sido enviada a Lordaeron pelo Lich King que foi substituído pelo Arthas.

Assim a conclusão a que chegamos com essa pequena leitura é que a atual praga é comandada do continente de Northrend, que já existe e sempre existiu, apenas os players ainda não podem ter acesso a ele, pelo próprio Arthas.

Assim, se você está puto com essa invasão, espere lançar a expansão, upe até o level 80, invada a Icecrown Citadel e encha esse idota do Arthas de porrada.

Esse é o verdadeiro espírito do RPG, seja em massa, seja on line, seja de papel. É que o muitos jogadores simplesmente querem jogar mais pela possibilidade de matar outros players do que por causa da história de fundo (que é chamado "Lore"). Você por um acaso sabe porque você mata um horda ou um Alliance?

Se respondeu simplesmente: Porque eles são da facção contrária. Sugiro que você instale o Warcraft III e jogue novamente e verá que nem sempre os Orcs pertenceram a Horda, aliás a Horda não existia até então.

Resolvi escrever este post pois tenho lido muita besteira na Internet quanto a esta invasão. Inclusive na guilda de que faço parte havia gente entendendo que essa invasão era por causa do evento de hallow's end.

E o mais legal aqui. Você pode optar pelos dois lados. Pode optar por se juntar aos defensores e matar os Uneads que invadem as cidades ou, se virar zumbi, se unir em grupos e ir disseminando a praga por Azerpth, só basta adaptar o seu jogo de representação à situação que achar mais conveniente naquela hora, tudo isso sem deixar de lado a diversão.

Anteontem eu entrei e peguei o portal em Shattrath para Stormwind. Chegando no Mage Quarter fui, imediatamente, transformado em Undead por quase 40 players que estava lá só esperando o pessoal que se teleporta. Me chamara para o grupo deles e ficamos lá infectando cada um que passava. Depois disso resolvemos transformar Stormwind em um campo de Undeads e fomos em direção ao centro. Infectamos a AH inteira, a Inn e o banco. Eu particularmente adorei invadir a AH, me colocar do lado de players e explodir em miúdos, entranhas, sangue e gás verde.

hahahahahahahahahahaha

Esse evento da Blizzard é muito bem elaborado. Ele introduz uma invasão nos continentes e mundos (isso mesmo Outland é um mundo diferente que foi arrasado por causa de portais) perpetrados pelo Lich King e nos dá o motivo e o plano de fundo perfeitos para invadirmos Northrend e enchermos a cara do filho da puta do Arthas de porrada.

Aliás, se todos os players se unissem em torno do evento, as invasões seriam facilmente rechaçadas. Em alguns realms RPG's li que foi exatamente isso que aconteceu, horda e alliance se uniram em Shatrath e ela não foi invadida da maneira que foi no realm Gurubashi, por exemplo. No realm Gurubashi teve dias em que o Argent Healer não dava conta de curar tanta gente infectada. Não dava nem mesmo para pegar o Grifo para outros locais.

Bom, era isso que eu gostaria de colocar aqui. WoW é, antes de tudo, um RPG e como tal, esse evento deve ser encarado como a introdução de um material inteiramente novo no jogo.

E você, o que achou da invasão? Gostou? Odiou?

Abraços

Gansolino

Leia Mais…

terça-feira, 28 de outubro de 2008

A Verdade por trás do Nerf dos Retribution Paladins.

Muito tem se comentado sobre a quantidade de dano dos Paladinos e da impossibilidade de reação dos outros players.

Contam-se histórias de Paladinos invadindo as torres de Alterac Valley e matando de 4 a 5 jogadores ao mesmo tempo.

O que a muito tempo era uma classe desvalorizada do jogo, rendendo nomes como "lolret" ou "retardin", virou, da noite para o dia, na classe mais desejada. Vários Paladins Protection ou Holly foram no treinador e deram "respec" para a tree de Retribution.

Ou seja, uma classe que antes só era vantajosa se jogada com extrema perícia, virou uma classe overpowered. No servidor "private" que eu jogava, meu Retribution Paladin ficava sempre entre os top 3 de dano no recount. Mas isso porque eu tinha o equipamento correto (acho que era a classe mais dependente de ter o equipamento certo do jogo inteiro) e ficava prestando atenção na rotação dos ciclos de seals e judgements e ainda usava os melhores flasks e habilidades. Ou seja, era tudo uma questão de gerenciamento da personagem.

Mas com a vinda do Patch 3.0.2, os Paladins começaram a pipocar em todos os mapas, com equips ruins e usando duas ou três habilidades. E não morriam.

Então a Blizzard anunciou que no Patch 3.0.3 vai nerfar os Paladinos, mas na verdade pelo que ando lendo, não é um Nerf e sim um rebalanceamento, adequando o dano dele ao dos demias do jogo. O próprio Warlock vai ter o Soul Link aumentado de 15% para 20% de absorção de dano, possibilitando ao Locke uma chance maior de resistir à dano e não morrer no primeiro ciclo de ataques de um inimigo.

A Blizzard pelo menos dessa vez está dando atenção aos Paladinos, ao contrário do que ocorreu anteriormente. Por muito tempo os Retris eram motivo de piada, agora são temidos.

O Ghostcrawler, um dos desenvolvedores da Blizzard, tem sido muito ativo nos fóruns gringos com perguntas e respostas em Blue Posts (posts de funcionários da Blizzard) eu traduzi algumas perguntas e respostas abaixo. Apesar de não falar exatamente quais habilidades serão alteradas, isso você pode achar e ler aqui, ele diz exatamente qual a intenção da Blizzard e dos desenvolvedores do jogo.

Como foram várias respostas em posts de fórum múltiplos, eu fui ao fantástico mmo-champion que tem um tracker de Blue Posts e colocou esse resumo aqui que agora adapto e traduzo para os leitores Brasileiros e Portugueses.

Adapto e traduzo para um melhor entendimento, muitas das perguntas exigem uma compreensão da mecânica do jogo que muitos leitores do blog não tem. Como eu sei disso? Porque o meu tracker de visitas me mostra os redirecionamentos do Google e é isso que vejo lá, o jogo é compreendido e a mecânica por trás dele muitas vezes não. Então eu aumentei algumas perguntas e algumas respostas quando achei necessário.

Outra coisa que fiz foram meus comentários sobre as respostas.
Legenda:
GC: Ghostcrawler - desenvolvedor da Blizzard - vou colocar sempre em itálico quando ele falar.
Leitores: Dos fóruns que fizeram perguntas - vou colocar sempre em negrito.
Gansolino: Minha humilde opinião sobre as discussões - o texto virá sem destaque.

GC - Eu sei que diversas pessoas tem feito perguntas nos fóruns, não tenho certeza de estar respondendo todas elas, mas eu vou tentar, se não, mesmo quando a comunidade de paladins tirar tudo do sistema, eu ainda estarei aqui respondendo elas. Outra coisa que eu notei é que as centenas de perguntas se referem a temas comuns, assim tentei compilar em algumas perguntas chaves.

Leitores - Os Paladins que optam pela spec retribution não deveriam ter "burst damage" (muitos me perguntaram como pode ser traduzido "burst damage" eu sinceramente não sei, mas acho que dano maciço seria uma tradução correta). Ou seja, já que optei pela tree de retribution eu não deveria dar dano maciço?
GC - Sim, esse é o desenho da classe, DPS puro, mas não queremos que o dano seja tão maciço a ponto do oponente não conseguir reagir ao ataque. Dano maciço é uma coisa, dano macicço, imediato e sem chance de reação é outra coisa

Leitores: Porque só agora a Blizzad deu atenção à classe de Paladin Retribution se sempre houveram reações nos fóruns?
GC - A classe foi inteiramente revista, não só a tree de retribution. Nós reconstruímos a mecânica de Seals e Judgements, e acreditem foi uma mudança extrema. Paladins receberam um monte de atenção para a expansão Wrath of the Lich King - WotLK, não queríamos somente aumentar o dano da classe, queríamos rever ela inteiramente como fizemos. Pelo que me parece dos comentários, chego ao entendimento de que era só uma questão de aumentar o dano do Paladin para que todos no fórum ficassem satisfeitos e isso não é o que a Blizzard quer. Preferimos redesenhar a classe inteira e dar ao jogador uma experiência totalmente nova, do que só aumentar o dano.
Aqui vou ter que concordar com o cara. Eu prefiro os novos talentos do Paladino e o jeito de jogar dele agora do que o anterior. Para mim nenhuma classe deveria ser o que é chamado de "one hit button" ou seja uma classe que fica apertando um botão só o tempo inteiro. A complexidade e efeitos que um jogador pode ter, seja no PvP, seja no PvE é o que torna o WoW o que ele é hoje.

Leitores - Parece que com essas mudanças a Blizzard quis que a mana do paladin nunca acabasse?
GC: Nós não queríamos que acabasse a mana, principalmente em lutas longas de DPS (leiam-se Raids). O que não queremos é que o paladin mate alguém e se mova para outro mob ou player com a mana intacta. É impressionante como muitos Paladins sustentam que isso não acontece.

Entendemos que finalmente conseguimos balancear a mana da classe, mas mana é uma mecânica de jogo que requer diversos ajustes e existem diversas classes que querem que olhemos a mana e façamos ajuste. Se uma classe está perdendo muita mana rapidamente, acreditem, isso é percebido por nós e iremos ajustar com o tempo, a não ser que necessite de uma intervenção imediata.


Aqui me parece meio besteira o que o cara fala. Não é de hoje que os Paladins reclamam que a mana acaba rápido. Aliás é comum ouvir em qualquer discussão de PvP e em guias de PvP, quer derrotar um paladin, deixe ele sem mana. realmente porque as habilidades custam muita mana e sem mana o que resta ao Paladin é dano branco. Só agora ajustaram isso, mas ajustaram desproporcionalmente, porque realmente vejo os Paladinos lutarem contra 4 elites, quase não tomarem dano, se curarem e ainda assim a mana não acaba.

Já no meu Locke eu realmente senti um aumento no uso de mana e uma dificuldade um pouco maior em gerenciar o gasto dela, mas nada impossível, só tenho que tomar mais cuidado no uso de algumas habilidades, só isso, mas é isso que torna o jogo interessante pra mim.

Leitores - A Blizzard não se preocupa com Battlegrounds
GC: - Um monte de gente aqui se preocupa. E se o resto não se preocupa hoje, vai se preocupar em breve. Eu garanto que isso acontece porque as recompensas de BG's não são tão boas quanto as de Arena ou de Raids. Isso é algo que a Blizzard vai reformular no futuro.

Aqui vou concordar. Eu adoro BG's. Acho que se bem jogados e com estratégia eles são mais legais que a Arena. Na Arena o único objetivo é matar o outro time. No BG tem que defender lugares, matar pessoas, assegurar posições, avançar o ataque se preocupando com a defesa, enfim, é muito mais cerebral, ou deveria ser muito mais cerebral. O que ocorre no BG é que virou uma forma de farmar honra ficando AFK dentro do BG. Enquanto a Blizzard não isntituir um sistema que puna, de forma severa, os aproveitadores, o BG não será respeitado ou terá o respeito de jogadores.

Já ouvi por diversas vezes a Blizzard afirmar que a Arena é voltada para profissionais. Ou seja, que é um ambiente que permite se criarem campeonatos com regras definidas e um sistema de pontuação elaborado como o do xadrez. Ok. Sem problemas, mas reformulem algumas coisas no BG e ofereçam recompensas à altura das Arenas e Raids. Aí os BG's serão respeitados como devem ser.

Leitores - Olha, todos os jogadores estão rindo de nós (ou seja, antes riam porque não eram tão efetivos e agora por serem overpowereds):
GC - Oh, o que posso dizer. Quem está rindo é simplesmente idiota. Muitos deles, provavelmente, suspeitam que também estão overpowereds e que irão escapar de algum tipo de Nerf imaginando que por não ser tão evidente isso fugirá do nosso controle, que nada, estamos olhando tudo e analisando tudo, eles só escaparam até o momento. Nós realmente queremos que a tree de Retribution seja uma classe perigosa no PvP. Mas não queremos ver BG's com 30 Retadins em cada lado, o que atualmente está acontecendo. É triste ver as pessoas se ofendendo in game, chamando de Retardins ou de Huntards (união de "retard" com a classe Retribution e Hunter). Claro que sempre teremos uma competição no jogo entre as classes e as specs, isso é saudável. A competição sempre será ou no PvP ou pode ainda acontecer no PvE, como quem deu mais dano no boss, quem curou mais, etc.

Ou seja, o caminho não será nerf e sim rebalanceamento. Irão rebalancear para que a spec fique viável do ponto de vista de jogo, mas não a ponto de gerar a discussão que vemos hoje.

Leitores - Porque não compensar as trees de Holly e de Protection antes?
GC - Nós queremos que Holly inflija mais dano do que infligia no Burning Crusade, mas é uma segunda coisa a ser feita comparado com o burst damage dos Rets. A tree de Holly consegue curar bem. Além disso a equipe está comprometida com a tree de protection, nós queremos que ele tanke com a mesma facilidade tudo o que um warrior possa tankar. Estamos trabalhando em algumas mudanças de como as habilidades de um boss afetam os warriors para podermos chegar a esse equilíbrio.

Leitores - Porque foi descrito que a tentativa inicial de nerfar a tree de retribution seria cirúrgica?
GC - Porque é o que estamos tentando fazer. Em retrospectiva, nós não gostamos de nerfar sem resolver problemas. Nós prefirimos mudar a mecânica para oferecer uma experiência melhor de jogo

Bom isso vai de encontro com o que eles disseram acima. Quando os rets eram ruins eles não quiseram somente aumentar o dano e sim refazer a classe inteira. Agora eles não querem somente nerfar e sim rebalancear a classe.

Leitores - Porque vocês insistiram em que a tree de ret estava boa
GC - Porque queríamos ter certeza antes do nerf. Os retributions após uma grande espera estavam curtindo o jogo. Nós esperamos criar massa, esperamos diversos blogs postarem sobre as impressões das builds depois do 3.0.2 até termos 100% de certeza de que o nerf era necessário.

Leitores - Vocês estão nerfando os paladinos por causa do PvP?
GC: Não necessariamente, já que o dano em PvE dele estava absurdo também

Então é isso pessoal. Que o dano dos retributions estava meio over comparando com as outras classes isso é fato. Que os shields deles, em conjunto com uma série de habilidades tornava qualquer chance de reação em risadas, é fato. Não que eu queira uma classe ruim de dano, afinal meu alt é um Paladin e pretendo optar pela tree de Retribution, mas quero um jogo equilibrado, onde todos possam se sair bem na classe que escolheram.

Então é só esperar o Nerf que deve acontecer hoje. Vou ficar de olho nos foruns gringos sobre a reação dos players pós Nerf.

Abraços

Gansolino

Leia Mais…

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Não gosta de upar no PvE, upe no PvP!!!!

Gansolino diretamentamento do front para trazer aos jogadores Brasucas e Portugueses as mais fresquinhas informações do mundo de Azeroth.

Informações oficiais da Blizzard apontam para um novo tipo de evolução do char.

Segundo um post do WoW Insider, que passou meio dasapercebido até mesmo pelo staff deles, já que não houve um post comentando sobre isso, os players além de uparem o char no conteúdo PvE do jogo, poderão upar somente no conteúdo PvP dos servidores.

Quem descobriu a informação foi o site Massively que relendo o post do WoW Insider feito diretamente da Blizzcon, percebeu a informação e repassou aos leitores.

E como uma imagem diz mais do que mil palavras, coloco abaixo o trecho da palestra da Blizzard sobre o PvP quando um dos desenvolvedores do jogo anuncia a novidade:



Na verdade isso era um rumor antigo e parece que anteriormente ao Patch 1.12, os players podiam entregar tokens ganhos no PvP em troca de experiência.

Esse é mais um indício de que, com a vinda dos MMO's Age of Conan, Lord of the Rings on line - LOTRO e os recentíssimos Warhammer e Star Wars:The Old Republic a Blizzard reage às novidades e fornece mais conteúdo ao MMORPG mais jogado do mundo.

E quem ganha com isso somos nós jogadores de WoW.

Abraços

Gansolino

Leia Mais…

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Builds pós Patch 3.0.2 - Sua busca QUASE termina aqui!

Builds pós Patch 3.0.2 - Sua busca QUASE termina aqui!

Desde o lançamento de Echoes of Doom, a mini-expansão vinda com o Patch 3.0.2, eu estava para escrever um post específico sobre builds novas.

Mas estava encontrando alguns problemas:

1 - Atualmente eu deixei de jogar em um servidor "private" para ir jogar na Blizzard, por isso somente estou dando atenção ao meu Warlock. No server "private" eu tinha um paladino e um druida, então estas são as três classes que eu "domino", assim, eu somente posso me considerar bem familiarizado com o Warlock nesse patch, já que é o único que está recebendo atenção no momento;

2 - Outra coisa que me preocupava era verificar, não qual a melhor build para cada árvore, e sim a melhor build para cada tipo de situação, não queria postar uma build hoje e dizer amanha que ela não vale mais para isso ou aquilo;

3 - Assim eu queria que o post refletisse também, a vinda da famigerada "dual spec", como eu informei aqui, ou seja, queria colocar pelo menos duas builds para cada classe, uma de PvP e uma de PvE;

4 - Queria ainda que as coisas se estabilizassem nos servidores. Isso porque eu mesmo já resetei minha build 3 vezes pós patch, então não adianta ser apressado e colocar qualquer coisa para qualquer leitor, quero sempre passar a melhor informação e essa informação deve vir com qualidade. Comecei esse blog na brincadeira, mas tornou uma proporção que eu não esperava (claro eu eu desejava isso, mas não esperava realmete). Estou com mais de 1.500 visitas individuais, mais de 3.000 page views, isso tudo em menos de um mês.

Assim, como não sou especialista em todas as classes, builds, árvores de talento e mecânicas do jogo (por exemplo nunca joguei na horda), resolvi me municiar para repassar uma informação sólida.

Estava meio entrando em desespero quando lendo meu site preferido me deparei com uma indicação de site, qual seja o novo Talent Chic.



E o que é legal nesse site? Bom ele escaneia o Armory dos realms US e linka para você, de uma forma dinâmica e de fácil vislualização todas as builds redirecionam ao WoW Head.

O filtro do lado esquerdo te dá as opções de escolher a classe e a árvore de talentos. Mais embaixo você ainda pode escolher se quer uma build de PvE, PvP, Raid, Quest, Mob, etc..., ou seja, tem build para tudo quanto for gosto. Se não gostar da primeira, olhe a segunda, não é porque está todo mundo usando que você deve copiar ela e aplicar ao seu char.

Hoje mesmo no Fórum Hangar Network existia uma discussão de qual a melhor build de Affliction para Warlock, eu fui lá e deixei a minha opinião, que coloco abaixo:

Build SL/SL para lvl 70.

Build SL/SL para lvl 80.

Depois fui verificar no Talent Chic e realmente a que coloquei para lvl 70 é próxima, mas não idêntica a segunda mais usadas pelos Warlocks de Affliction.




Assim, antes de ficar copiando um monte de build e não sabendo pra que serve cada uma, nem se um talento é bom em detrimento de outro, melhor indicar um site interessante e com uma base de dados sólida do que eu ficar aqui falando baboseira.

Se quiserem, até posso fazer uma pesquisa maior no site e colocar as duas mais utilizadas por cada classe em cada árvore de talento, caso queiram que eu faça essa pesquisa e pesquise um pouco mais sobre cada build e o porque ela é a mais utilizada, peça nos comentários do blog. Se os pedidos foram recorrentes, eu pesquiso e faço um post exclusivo de builds.

Abraços

Ganso

Leia Mais…

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Mostre para sua mãe quando ela reclamar que WoW não serve pra nada!!!!!

A idgnow informou que um garoto Norueguês escapou da morte recentemente ao utilizar uma estratégia aprendida no World of Warcraft na vida real.

Hans Jørgen Olsen, sua mãe e sua irmã pequena passeavam por uma floresta quando foram atacados por um alce.

O que eu entendi da péssima tradução feita pelo IDG (que disse que o garoto usou um golpe de marsupial????????????), foi que ele deu um Taunt no bicho, desviando a atenção do mob de sua mãe e irmã, saiu correndo e depois se fingiu de morto.

Da mesma forma que o seu Hunter de lvl 30 no jogo faz sempre.

Então já sabe, sempre que sua mãe, mulher, pai, avô, avó, cachorro ou papagaio reclamar que você está jogando, esfregue isso na cara dizendo:

"Não estou jogando, estou aprendendo técnicas avançadas de sobrevivência pessoal".

Vai que cola.

Abraços

Ganso

Leia Mais…

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Inscription, Glyphs e Lexicon of Power.

Com a vinda do patch 3.0.2, foi finalmente introduzida uma nova profissão no World of Warcraft denominada Inscription. Os que optarem pela profssião poderão fazer "Glyphs" e colocá-los à venda nas Auction Houses de Azeroth.

O reagente mais comum usado na profissão são ervas coletadas por herbalistas. Estas ervas são piladas e depois viram pigmentos para que o Glyph possa ser feito. O Glyph é escrito então em um parchment (que é vendido por NPC's) e colocado a venda na Auction House.

Os jogadores usarão esses glyphs para melhorar e incrementar seus spells e habilidades. Cada Glyph só é aplicado a uma classe específica e altera somente um spell, por isso escolha o que você vai querer com paciência. No wow wiki tem uma lista dos principais Glyphs por classe, então estude um pouco antes de gastar seus suados golds.

Existem dois tipos principais de glyphs: minor (pequenos) e majors (grandes). Minor glyphs geralmente alteram o spell diminuindo o cooldown ou dispensando um reagente para que determinado spell seja castado.

Os major glyphs trazem alterações mais importantes como esse aqui de druida.

No lvl 80, cada personagem poderá ter 3 major glyphs e 3 minor glyphs, e abaixo eu mostro a evolução lvl a lvl da possibilidade de se utilizar os glyohs:

Level 15: 1 major, 1 minor

Level 30: 2 major, 1 minor

Level 50: 2 major, 2 minor

Level 70: 2 major, 3 minor

Level 80: 3 major, 3 minor

Você pode acessar a janela de glyphs pelo seu spellbook, você verá que tem uma tab só para os glyphs. Para aplicar um glyph, apenas clique com o botão direito no glyph e indique o slot que você quer equipar. Se todos os slots da interface de inscription estiverem ocupados, voc~e poderá sobrescrever um glyph no outro, perdendo o anterior, mais ou menos como acontece com os enchantings e as gemas.

Alguns dos glyphs vão pedir ao jogador que esteja ao lado de um Lexicon of Power. Pergunte aos guardas de qualquer grande cidade que ele poderá indicar aonde fica.

Na primeira vez que eu li sobre a nova profissão tinha achado meio parecida com Enchanting, porém o sistema que a Blizzard criou é diferente. Enquanto os encantamentos aumentam atributos e danos, Inscription pode alterar toda a mecãnica de um spell.

Hoje de noite vou procurar alguns na Auction House do server Gurubashi para verificar quanto custam e se algum maluco já chegou ao 375 da profissão.

Abraços

Ganso

Leia Mais…

Echoes of Doom - O início do fim.

Ontem finalmente os jogadores de World of Warcraft puderam sentir o primeiro gostinho da nova expansão. Como o lanlçamento do Patch 3.0.2, algumas novidades que somente esperávamos para o lançamento da expansão Wrath of the Lich King - WotLK, puderam ser experimentadas.

A primeira coisa que notei quando loguei no jogo foram as novas telas de abertura, aliás muito bacana iniciar o jogo revendo o cinematic da expansão The Burning Crusade - TBC.

Estava tão ansioso ontem que na hora que o illidan gritou "You are not prepared" eu respondi "Num to preparado o cacete, seu chifrudo safado, deixa eu logar aqui que agora viro demônio também".

hahahahahahaha

Mas é isso. É fantástico como um simples jogo consegue cativar tantas pessoas, de tantas nacionalidades diferentes.

As telas de abertura do jogo estão muito legais, e animadas. Aquele dragão esqueleto fica voando de vez em quando na tela.

A primeira coisa que gostei do jogo foi que ele está mais bonito. Beleza, podem me chamar de Emo, mas é a pura verdade. Os gráficos estão fantásticos, algumas animações de magias mudaram e ficaram mais bacanas. Sobrevoando Hellfire Penninsula, pude ver que as texturas e sombras estão mais perfeitas. As animações com fogo também.

As maiores mudanças do jogo foram realmente nas habilidades. Os pontos do meu Warlock estavam resetados, fiz uma build de Demonology, só pra testar o Metamorphosis e depois gastei 25 golds pra mudar pra Affliction, que sempre achei a melhor delas.

Mas vamos a algumas mudanças que notei e que achei importantes de colocar aqui:

1 - As profissões agora concedem bônus ao jogador - Isso mesmo, eu tenho Skinning no máximo e ganhei mais 12 de critical strike.

2 - As montarias e pets viraram spell - economizam espaços nas bags.

3 - As habilidades dos pets e minions agora aparecem no spell book - fica muito mais fácil de colocar cada uma delas na Action Bar.

4 - As Badges, Marks of Honor Hold, Marcas de honra e tudo aquilo que é usado como moeda para a compra de itens não mais ocupam espaço nas bags, eles viraram uma rab na janela da personagem chamada "Currency".

5 - A quest das torres de Honor Hold além de 7.125 de XP e 3 Marks of Honor Hold agora também dão ao jogador Insignia of the Alliance, ou seja, vá pegar a sua e economize seus pontos de honra.

6 - Os Achievements foram liberados finalmente. Andei pesquisando e comparando com o dos meus colegas de guilda e gostei bastante do sistema, só ontem liberei mais 3 achievements somente explorando algumas áreas que não havia explorado.

7 - Me senti meio nú sem nenhum Addon instalado, mas parece que alguns Addons já estão funcionando, uma lista atualizada do status pode ser achada aqui. Esse é o problema com o costume de utilizar os Addons, uma vez que você instala, você acha estranho, mas depois sem ele parece uma criança de seis anos de idade aprendendo a jogar WoW.

8 - Apesar da confirmação de que apenas Black Temple, Serpentshrine Cavern e Sunwell Plateau estavam nerfadas, como eu havia informado em primeira mão, o sentimento da guilda inteira era que as instances estavam muito fáceis, talvez porque todas as classes agora tem acesso ao chamado "51 point talent" ou seja, todos estamos overpowered, essas habilidades deveriam estar disponíveis somente no level 80.

9 - A evolução do char foi facilitado. Vejam bem, meu Locke estava no lvl 63 com 30% de XP. Quando entrei ontem ele estava com 99% de XP, matei um bicho e fui pro 64. Fora que antes eu precisava de 734.000 pontos de XP para evoluir para o 64 e agora só 380.000, ou seja, o leveling foi facilitado. A Blizzard quer equilibrar um pouco as coisas e quer que todos iniciem a nova expansão com lvl 70 e equips decentes.

Essas foram as principais mudanças que eu notei, joguei pouco ontem de noite pois os realms voltaram a ficar on line para mim somente as 23 horas, mas caso eu descubra mais coisas interessantes, vou colocando aqui.

O guia de macros eu coloco mais para frente, acho que tem bastante coisa interessante a ser dita pois estamos em uma fase de divisor de águas, o jogo nunca mais será o mesmo. Aliás falando em macros, as minhas funcionaram perfeitamente.

E você, tem uma build que gostaria de compartilhas, descobriu algo que eu ainda não descobri? Comente abaixo e quem sabe não vira um post aqui no Fórum.

Abraços

Ganso.

Leia Mais…

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Cadê a segunda parte do Guia de Macros?????

Vim aqui mais para me justificar.

Eu prometi a segunda parte do post de macros para o final de semana passada, mas quando estava fazendo ele, acabei mais me confundindo do que explicando alguma coisa.

O guia começou a ficar confuso.

Por isso fui ao wowwiki, depois ao guia oficial da Blizzard e finalmente ao guia do Cogwheel a fim de tentar resolver o problema.

Como sempre mais dúvidas foram geradas do que respondidas.

mas cheguei a uma conclusão. Vou começar do início, ou seja, de que adianta analisar mega-hiper macros complicadas (como a segunda parte do guia que eu ia colocar) se ninguém entende do básico.

Então resolvi compilar a informação destes três guias, testar as macros no Gansolino e ir fazendo o meu post.

Assim que fizer a primeira parte, acho que amanha, vou acabar deletando o primeiro ou mudando o nome dele.

O que eu quero não é ensinar a fazer uma macro ou uma script complicadíssima, e sim mostrar o básico e o moderado para que os jogadores brasileiros consigam customizar suas macros como eu customizei as minhas.

Então é isso pessoal, primeiro minhas desculpas pela "não postagem" e aguardem mais um pouco pelo guia. Eu fiz metado do primeiro post e está ficando muito interessante.

Abraços

Ganso

Leia Mais…

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Novo Blue Post confirma reset de talentos no Patch 3.0.2.

Feche os olhos e imagine a cena. Você liga seu computador dia 14 de outubro, entra na fila de um BG, é chamado para entrar nele apenas para descobrir que não tem mais nenhuma habilidade. Imaginou, pois é, leia abaixo e entenda porque isso pode acontecer com você.

Hoje um blue post novo do Vaneras da staff da Blizzard confirmou que todos os pontos de talentos serão resetados quando da vinda do Patch 3.0.2 - "Echoes of Doom".

Havia a dúvida se os talentos seriam ou não resetados e quando seriam resetados. A informação agora é oficial, tendo em vista que as árvores de talentos serão totalmente redesenhadas, com o surgimento de novos spells e habilidades, todos os chars serão resetados automaticamente quando da instalação do novo patch.

Inclusive os jogadores terão que visitar os trainers de cada classe para treinar as novas habilidades.

Isso porque a reformulação dos talentos foi enorme. Vejam o Paladin, por exemplo, teve habilidade de retribution realocada para Holly e para Protection, alguns blessings viraram o novo spell denominado "hand", houve mudanças drásticas na build do Shockadin, etc.

Da mesma forma ocorreu com o Warlock, imagine se você investiu cinco pontos na árvore de Affliction para ter o Corruption em instant cast. Como sabem ele agora é instant cast desde o início, ou seja, a sua árvore iria bugar e não funcionar. Por isso todas as árvores de talentos serão resetadas e trocadas pela nova que virá com a expansão Wrath of the Lich King (WotLK) em novembro.

Claro que os jogadores não poderão alterar a spec do char querendo fazer uma build com talentos do lvl 75, 76. Estes talentos estarão travados até o lançamento da expansão, mas deve mudar muita coisa no jeito de jogar nos primeiros dias.

Eu como Warlock ainda não sei o que será do meu char no WotLK, mas essa informação vai me fazer estudar os novos talentos e escolher uma nova build e alterar ela um milhão de vezes até eu gostar de uma, como sempre acontece.

Abraços

Ganso

Leia Mais…

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Guia de Macros passo a passo - Parte 01

Desde que coloquei no ar o post Fazendo Macros Inteligente e desde que o blog se tornou listado no Google, a maioria das visitas redirecionadas pelo Google apontam para jogadores procurando mais informações sobre macros.

Como eu tinha colocado inicialmente o link para os melhores guias de macros disponíveis na Internet, não entendia o porque de tanta busca, até que passei a verificar o que o pessoal andava procurando no Google. Para ser exato os termos mais procurados eram "Como fazer uma macro passo a passo", "fazendo macros como ?", "como parar uma macro".

E então percebi que a maioria das dúvidas não era aonde achar um guia decente de macros, esses existem as centenas na Internet e eu linkei os que eu achava melhores. O que os jogadores procuram é como aprender a fazer a macro passo a passo e depois como customizar essa macro para si mesmos. Eu abordei no post anterior a parte de customização, mas não expliquei o que cada comando faz, como deve ser colocado, se a macro para automaticamente, se continua, enfim, muita coisa passou sem ser explicada.

Por isso nas minhas andanças na Internet me deparei com o guia que hoje posto aqui. O blog em que ele está hospedado é do Dechion e neste site achei o melhor guia passo a passo para macros que eu já tinha lido. Inclusive ele me ampliou os horizontes. Ainda não posso me considerar um especialista em macros, visto que uso poucas delas e a maioria delas eu acho desnecessárias, mas me ajudou muito e resolvi me engajar para colocar ele no blog.

Assim, sempre tentando repassar aos jogadores brasileiros e portugueses um conteúdo de qualidade, pedi autorização dele para a publicação no meu blog e recebi a autorização desde que eu linkasse ele e seu blog, portanto vale uma visita ao blog dele que possui diversas coisas interessantes.

Pelo que ele me disse, esse guia foi escrito por um amigo dele chamado Kirk, que tinha um blog de wow mas desistiu de blogar. Então ele pediu autorização para postar o guia e o cara deu essa autorização desde que a autoria fosse mencionada, então eu traduzi todo o guia e mantenho a autoria do post.

Eu escolhi o guia dele para traduzir porque é um dos únicos que parte da premissa de quem não sabe nada de macro, então ele começa com uma macro simples como /cast fade, e termina em verdadeiras macros complicadas. Como o guia original é composto de 8 posts independentes, linkados um no outro, o leitor é introduzido no assunto passo a passo, e com exemplos interessantes.

Como em toda tradução e adaptação eu tive que tirar algumas coisas que achei desnecessárias, alterar algumas partes que entendi necessárias, adaptei a língua portuguesa pra ficar compreensível e adicionei alguma coisa relacionada a minha experiência, mas 95% do texto é dele. Quando eu inclui alguma coisa que não estava no texto original, coloquei a sigla n.t. (nota do tradutor) antes de iniciar a frase e a frase estará em itálico.

O guia original, como citei acima, tem 8 partes, eu tentei compilar e fazer ele em menos partes, mas não sei em quantas, vou tentar sempre parar depois que eu achar muita informação para uma leitura completa. Segue abaixo o link para cada uma das partes do guia original:

Introdução do guia
Parte 1 do guia.
Parte 2 do guia.
Parte 3 do guia.
Parte 4 do guia.
Parte 5 do guia.
Parte 6 do guia.
Parte 7 do guia.
Parte 8 do guia.

Então se prepare porque a leitura é longa e minuciosa, mas vamos à Introdução:

I - Introdução:

Vamos começar dizendo que o Guru das Macros é Cogwheel. Caso queira ir fundo no assunto, eu sugiro a leitura de seu post nos fóruns internacionais (que inclusive foi fixado pela Blizzard), e depois vá ao site dele. Existem outros jogadores que criaram guias específicos, mas eles repisam o que outros guias já disseram.

Hoje é dia de introdução: O que é uma macro? Segundo a definição de Cogwheel, "macro é um slash command". Mais acuradamente, uma macro é um ou mais comandos, possivelmente incluindo-se parâmetros de funcionamento (limitadores de várias formas e funções), estabelecidos de tal forma que possam ser atribuídos a uma só tecla de atalho (Key Binding).

Então, a melhor coisa que poderíamos colocar aqui é uma lista completa desses comandos, certo? Bem, eu tenho más notícias e então boas notícias, mas depois dessas eu tenho mais más notícias:

A má notícia - não existe uma listagem definitiva.
A boa notícia - você pode fazer a sua listagem ( e esse guia pretende explicar como).
E a má notícia de novo - você somente poderá ter acesso aos comandos, você não terá acesso a uma lista de possíveis (ou requeridos) parâmetros.

Primeiro de tudo - a extensão máxima de uma macro é limitada em 255 caracteres, espaços, vírgulas e mudanças de linha contam como tal. Se você precisar de mais, será necessário escrever um script. E sim, eu eventualmente pretendo iniciar o leitor em scripts, mas isso será feito em passos lentos e fáceis.

Segundo - uma macro interrompe o jogo. Isso significa que o jogo PAUSA enquanto a macro é executada.

Essa é a principal razão do porque os jogadores não podem querer uma "macro que caste algo, aguarde o GCD (Global Cooldown) e caste de novo", esse tipo de macro irá falhar sempre - o relógio do jogo (cooldown e todo o resto) para aguardando a macro chegar ao final. Duas coisas precisam ser ditas aqui. O que pausa é o relógio do SEU COMPUTADOR, ou seja o servidor continua funcionando, os mobs continuam te batendo, etc..., ou seja, se você fizer uma macro que não acabe, o seu char ficará pausado, sem que a macro chegue no final enquanto o jogo continua no servidor. E segundo, é muito difícil que a Blizzard "conserte" isso, pois essa mecânica de evitar casts instantâneos um seguido do outro, é a melhor mecânica para evitar boots, que são programas de computador que jogam sozinhos.

Terceiro - Durante essas "aulas" eu estarei tentando deixar claro quando eu estiver falando de macros propriamente ditas e quando eu estiver dando um exemplo. Para diferenciar um do outro, eu usarei o blockquote e negrito quando estiver falando de macros, assim ela parecerá assim para o leitor:

/petattack [modifier:alt,nohelp,target=focus] \
[modifier:alt,nohelp,target=focustarget] \
[nohelp,target=targettarget] \
[nohelp,target=mouseover] \
[nohelp,target=mouseovertarget] \
[harm,target=targettarget] [target=target]

Adicionalmente é importante ressaltar que a quebra de linhas é importante para uma macro. Porém por causa da formatação do blog, algumas linhas podem aparecer quebradas para o leitor mas a macro deve ser escrita junto. Então eu usei um recurso comum para programadores que é o backslash "\", esse é um atalho usado por programadores que diz ao leitor que "a próxima linha deve continuar nesta linha", ou seja, quando copiar a macro, tire o backslash e junte as linhas. Na macro acima se ela fosse escrita no jogo ela estaria toda em uma linha só, é só prestar atenção onde tem os backslashs "\".

Oh - e apenas mais um lembrete antes de começarmos. A macro acima foi a que postei no BBB's e que iniciou esse guia aqui. Ela foi feita para hunters, mas funciona para qualquer classe que tenha pet, minion, elemental, demônio ou shadowfriends. Viu, eu continuo sendo um priest.

II - Lição 01 - o básico que todo jogador ignorava, inclusive eu:

No capítulo anterior eu disse que é frustrante descobrir que você terá que fazer sua própria lista de comandos. Mas, apesar de não existir uma lista de comandos definitiva, se você foi curioso e leu o guia do Cogwheel's, viu que ele e alguns outros, compilaram uma lista bastante completa desses comandos.

Mas antes de entrarmos nesse mérito, você precisa saber algumas coisas pequenas para depois colocar tudo junto. Basicamente sobre terminologia. Para começar uma macro é um comando. Por exemplo:

/oom

Você pode ou não ter usado esse aqui, ele manda uma mensagem de voz e de texto no jogo e um gesto visual, assim todos do seu lado sabem que você está sem mana (OOM - Out of Mana). Dito isso, toda macro tem sua estrutura que é:

{comando}{opções}

Agora é necessário pausar o guia e explicar um pouco sobre programação de computadores. Sim, programação, isso porque uma macro é, antes de tudo, um pequeno programa. Quando você escreve um programa de computador, é necessário que se tenha na cabeça uma certa analogia para evitar falhas. Seu computador é, em muitas maneiras, uma criança de três anos de idade. Você não chega para seu filho de 3 anos de idade "Vá lavar as mãos" e espera sentado para ver se tudo sai conforme o esperado de um adulto. Para uma criança de 3 anos, as seguintes instruções são necessárias a fim de que ele volte com as mãos limpas, sem acidentes: "Vá ao banheiro, abra a água fria, depois a quente, molhe as mãos, a frente e as costas delas, ponha um pouco de sabão nas mãos, mas não muito, esfregue as mãos uma na outra, não deixe de esfregar nenhuma parte molhada, deixe fazer bastante espuma, não brinque com a espuma, ponha as mãos embaixo da torneira de novo, esfregue elas uma na outra, desligue a água quente, desligue a água fria, pegue a toalha, seque as mãos, se espirrou água na pia seque a pia com a toalha, ponha a toalha de volta de onde você a pegou, e volte para a mesa." Ou seja, na maioria das vezes ele fará exatamente o que você pediu e não fará o que você não pediu. Assim, parte de descobrir o que dizer e não dizer parte de sintaxe - a seqüência de palavras e símbolos que o computador compreende ou que seu filho entenda. Mais uma analogia para ajudar você a entender - se alguém lhe pede uma coca-cola, você pode usar o contexto para perguntar se ela quer um refrigerante qualquer ou exatamente uma coca-cola, isso desde que você saiba o que é uma coca-cola e que saiba que as vezes coca-cola é usada como sinônimo de refrigerante. No caso do seu computador: se ele tiver uma definição exata de coca-cola, é isso que ele trará a você, se ele não tiver definição alguma, nada vai acontecer.

(n.t.) Esse parágrafo é chato de ler, mas talvez o mais importante do texto inteiro, principalmente para aqueles que, como eu, nunca programaram um computador. Eu sempre reclamava que minhas macros criadas por mim mesmo e não copiadas da net não funcionavam, isso porque eu pressupunha que o computador sabia o que eu queria dizer a ele, quando na verdade ele não sabia. É mais fácil ensinar você a falar do jeito que o computador entende do que ensinar o computador a entender o que você quer dele.

Voltando, alguns comandos não permitem nenhuma opção - o exemplo que demos acima é um deles. Alguns comandos tem uma LIMITAÇÃO. Alguns deles são mais flexíveis, mas chegaremos a eles. mas vamos continuar com a sintaxe. Nós vamos dividir a parte de {opções} em duas subcategorias: condicionais e parâmetros.

Como iremos falar de condicionais mais pra frente, porque na verdade é a parte que irá fazer seus neurônios virarem uma pasta fumegante, mas ainda assim é importante saber o conceito. Uma condicional é basicamente um comando mais ou menos assim "se o que estou dizendo é verdade, acione o comando". Voltemos ao exemplo de lavar as mãos. Analisemos o comando "se espirrou água na pia seque a pia com a toalha", isso é uma condicional, o que você disse é "se a pia molhou, seque, se não molhou não seque". A idéia é simples, os detalhes que a fazem complexos, imagine se a pia já estivesse molhada antes? O computador secaria? O comando somente diz se a pia molhou, não diz se foi a criança que molhou, se já estava molhada, ou se choveu e molhou. Nessas condicionais que reside o verdadeiro poder das macros. Mas a complexidade deixaremos para mais adiante.

Parâmetros são, basicamente, limitadores da macro. Eles restringem e explicam o comando. Se você apenas digitar /say e nada depois disse, nada vai acontecer no jogo.

Agora se você disser:

/say Vixe Maria o tanker morreu

Agora sim, você abre a janela de chat e aparece sua mensagem digitada na tela pra todo mundo saber que o wipe está a caminho.

Agora, para a MAIORIA dos comandos, o único parâmetro permitido é target (alvo) - seja o seu target no momento, ou um outro especificado no comando. Sem exageros aqui, você não pode fazer uma macro "não esse target aí, eu quero aquele que estou guardando de reserva pro caso de dar merda".

Secure commands são os únicos comandos que a Blizzard permite o uso:

cast a spell (lançar uma magia ou habilidade)
use an item (usar um item)
change your action bar page (mudar a página da sua barra de comandos)
affect your target in ANY way (afetar o seu alvo de QUALQUER forma)

E os chamados "secure commands são os únicos que permitem condicionais em seus parâmetros. É desnecessário dizer que, a maioria das macros criadas e que são efetivas no jogo são aquelas que usam os secure commands.

Como foi dito acima, não existe uma lista definitiva dos comandos, mas Cogwheel listou a grande maioria deles, que reproduzo abaixo:

#show
#showtooltip
/assist
/cancelaura
/cancelform
/cast
/castrandom
/castsequence
/changeactionbar
/clearfocus
/cleartarget
/click
/dismount
/equip
/equipslot
/focus
/petagressive
/petattack
/petautocastoff
/petautocaston
/petdefensive
/petfollow
/petpassive
/petstay
/startattack
/stopattack
/stopcasting
/stopmacro
/swapactionbar
/target
/targetenemy
/targetfriend
/targetlasttarget
/targetparty
/targetraid
/use
/userandom

E abaixo a lista completa de condicionais, mais uma vez cortesia de Cogwheel:

help - Pode castar spell benéfico no alvo
harm - Pode castar spell maléfico no alvo
exists - Se o alvo existir
dead - Se o alvo estiver morto
stance:0/1/2/…/n - Em uma stance
stealth - Se o char estiver em Stealth
modifier:shift/ctrl/alt - Apertando e segurando o botão
button:1/…/5/ - A macro só é ativada se o botão do mouse estiver apertado
equipped: - o tipo de item está equipado (item type pode ser o espaço do inventário, item type, ou item subtype)
channeling: - Channeling o spell nomeado
actionbar:1/…/6 - Seleciona a página da barra de comandos
pet: - O pet/minion/elemental está presente
combat - Em combat
mounted - Auto explicativa
swimming - Auto explicativa
flying - Mounted ou em flight form E no ar
flyable - Em uma zona onde voar é permitido
indoors - Auto explicativa
outdoors - Auto explicativa
party - Alvo está na sua party
raid - Alvo está na sua raid/party
group:party/raid - Você está em um dos grupos de uma party/raid

Lição nº 02 - complicando um pouco (ou muito) as coisas! #*@#!**&$

Aqui as coisas começam a facilitar um pouco, pois vamos colocar o que eram apenas conceitos em prática. Nós iremos fazer agora nossa primeira macro. Ou mais de uma. E depois nós vamos usá-la e ver se ela funciona. Acreditem, algumas pessoas simplesmente se esquecem de passos importantes na hora de fazer uma macro.

Para facilitar a leitura desse guia eu sugiro que você logue na sua conta de WoW e vá para algum lugar tranqüilo, mas que possa testar as macros. Se você tem lvl alto, vá até a floresta ao lado de stormwind.

Todos os guias pedem para você abrir a sua janela de chat e digitar /m ou /macro para trazer a janela de gerenciamento de macros para a frente da tela.

Como o autor desse guia e o blog em que ele está hospedado, eu tento não colocar nenhuma imagem no blog para não poluir muito ele e a abertura dele ficar limpa e clean, de sites de WoW cheio de imagens estou cansado, difícil é achar conteúdo.

Mas para explicar algumas coisas nada melhor que uma imagem ilustrativa:















Quando é digitado /macro, não é essa imagem aí em cima que o jogador visualiza. Somente aparece a grande janela do lado direito denominada "Create Macros". E todas as caixas na parte de baixo dessa caixa estão vazias. Ah, e o "New" é da mesma cor que o "Exit", ou seja, o jogador pode clicar nele. A fim de ficar com a tela do jogo igual a tela acima colada, clique em "New" ali embaixo.

A primeira coisa que o jogador deve fazer ao criar uma macro é criar um ícone e um título para ela. E outra coisa, você pode repetir o mesmo ícone e título, apesar de eu não recomendar, quantas vezes quiser. Mas nunca pode usar o mesmo conjunto de ícone e nome juntos duas vezes.

Veja que na caixa principal, aquela que abre quando o jogador digita /macro, existe a possibilidade de fazer uma macro Geral (general) e uma para o char específico (character).

Então vamos criar uma macro passo a passo: Clique no botão "new", nomeia a macro como "teste", e neste momento, escolha qualquer ícone que achar legal EXCETO o ponto de interrogação vermelho (ele é especial e será explicado depois), após nomear e escolher o ícone, clique OKAY.

A caixa vai desaparecer. Mas uma parte da janela original ficou com a borda vermelha indicando que você pode clicar nela. No momento ela está vazia e é ali que as macros são digitadas. Vamos fazer uma macro simples, realmente simples, digite:

/cast fade

(n.t.) O escritor original deste guia era um priest e portanto a maioria das macros é direcionada à classe. No caso, faça uma macro simples, pegue o mais básico dos seus spells (Seal of Crusader do Paladino, Demon Skin, etc) e faça a macro:

/cast nome da magia ou habilidade
Pronto a macro está criada. A fim de usar ela, arraste o ícone dela para o local onde antes ficava a habilidade na sua barra.

(n.t.) Eu farei esse guia inteiro com os exemplos dados pelo autor original, você terá que adaptar o guia ao seu uso. Por exemplo, o fade é uma magia que se usa no próprio char, assim, troque essa magia para uma semelhante da sua classe a fim de que os testes funcionem. Se ela for usada num alvo idem, se tiver cooldown idem, etc, etc, etc.... Ou seja, adapte a macro ao seu jogo e a sua classe, se eu for ficar exemplificando cada macro para cada classe, não termino antes do lançamento do Wrath of the Lich King.

E agora você testa a sua macro. Clique nela, ou aperte o botão correspondente nela se você remapeou o teclado. A magia é castada. Nussa. É verdade, essa é sempre a primeira reação que temos ao usar uma macro, ainda que simples, A MACRO REALMENTE FUNCIONA.

Porém a macro tem um só comando ainda, não usamos os falados parâmetros, condicionais, etc. Vamos adicionar então a primeira condicional na macro. Eu quero que a magia que estou colocando ali (fade) somente seja castada quando estiver em combate. É irritante clicar sem querer em um botão e castar uma magia ou uma habilidade com um cooldown significativo e na hora de realmente usar ver que ela foi castada por erro.

Assim, minha macro ficaria:

/cast [combat] fade

Mas que raios!!!! Colchetes?????? hahahah, eu estou indo passo a passo. Vejam bem, a parte de sintaxe ainda não acabou, mas estou tentando colocar um pedaço de cada vez e conforme vão surgindo as necessidades. Na linguagem, de macros do WoW, TODAS as condicionais devem vir [entre colchetes]. Como toda regra tem sua exceção, essa também tem. Todas as condicionais, MENOS UMA, tem que vir [entre colchetes], mas isso nos veremos quando explicarmos o mecanismo de /castsequence. Esse comando causa tantas frustrações e dúvidas que vamos guardar ele para um capítulo específico.

Da macro acima podemos tirar a seguinte conclusão: Comandos sempre vem antes de condicionais que sempre vem antes de parâmetros. Agora complicou de vez.

Na verdade o que a macro acima faz é dizer ao jogo: "se eu estiver em combate, caste fade, caso contrário não faça nada". Assim o comando deve vir antes (para que o computador saiba o que fazer se a condicional for encontrada) verificar se a condicional é verdadeira ou falsa (a fim de desencadear o parâmetro) e por último, verificado o que fazer e quando fazer, finalmente desencadear a ação.

Explicando o funcionamento de uma macro: não a sintaxe, mas já aviso que vamos ter que voltar a ela mais pra frente, mas ainda necessário para que você saiba lavar as mãos. Em uma macro de diversas linhas, cada linha é independente. É isso mesmo, o que uma linha faz tem zero de efeito DIRETO na linha seguinte ou anterior (com uma exceção é claro, que citaremos mais pra frente). Quando você inicia uma linha, você acabou de resetar o padrão acima, você precisa colocar um novo comando, incluir quaisquer condicionais que queira levar em consideração, e incluir os parâmetros.

Se você colocar na linha seguinte um ponto e vírgula ";" você está dizendo ao computador que o comando, apenas o comando, é o mesmo da linha anterior. Como o jogador somente tem 255 caracteres disponíveis é sempre bom ter isso em mente.

Então, para que estamos falando de linhas múltiplas, oras, porque este guia é passo a passo, então vejamos como a macro pode ser expandida:

/cast [nocombat] resurrection
/cast fade

Oras, não é interessante, acabei de colocar dois spells que estão SEMPRE na barra de um priest, mas quando um é usado o outro não pode ser usado, ou seja, a macro acabou de economizar espaço para você, dois spells e um botão, com duas condicionais. Se estiver fora de combate ele casta ressurrection e se estiver em combate casta fade. Mas analisando bem a macro você notou algumas mudanças na macro.

Primeiro foi removido o [combat] do fade e colocado a condicional [nocombat] na frente de ressurection. Bom....a linguagem da macro vai, normalmente, tentar executar CADA LINHA de uma macro. Assim dito, a Blizzard não quer que ninguém consiga criar uma macro metralhadora, que é apertada uma vez e faça tudo pelo jogador (simplificar é uma coisa), como castar 4 DOTs instantâneos por exemplo. Assim, se uma linha desencadeia um cooldown (e todos os spells e habilidade tem um cooldown mínimo de 1 segundo definido pela Blizz) todas as outras linhas que tenham que esperar o cooldown não funcionarão. A macro vai tentar conseguir uma mensagem de "esperando o cooldown" do servidor, e irá para a próxima linha. Isso é verdade até para spells e habilidade que APARENTEMENTE não tenham cooldown em sua descrição. Assim, se você estiver em combate e castar a sua macro sem o [nocombat], você receberá uma mensagem de erro dizendo que você está em combate e que o ressurection não pode ser castado, na verdade a mensagem apenas dirá que você está em combate, o resto tem que ser deduzido pelo jogador.

Viu só, o computador apenas pode fazer uma coisa de cada vez. Assim a ordem tem que ser: dizer para castar o spell; começar o cooldown; checar a validade das condicionais (se está ao alcance do spell, se o alvo não está morto, se você não está correndo); começar o cast da habilidade ou retornar a mensagem (out of range, cannot do that while in combat, etc.). Só depois disso tudo a nova linha se inicia. Mas ops, o cooldown da primeira linha ainda não acabou, por isso não pode ser castada a nova habilidade.

Mesmo assim a macro acima irá funcionar. E o porque? Porque eu disse a ela que só execute a primeira linha SE E QUANDO você não estiver em combate. Assim se você estiver em combate ela falha automaticamente e passa a segunda linha sem esperar o cooldown, se não estiver em combate ela casta o ressurection e esse, como tem de esperar o cooldown, não inicia pelo que disse no parágrafo anterior.

Complicado, sim, mas a manha vem com o tempo. O que a macro fez foi perguntar no primeiro spell: "a condicional é verdadeira? se sim caste o spell, se não ignore o resto da linha e passe para a próxima delas.

Segunda alteração, meio óbvia e já citada acima. Coloquei o "no" antes da condicional. Isso porque toda condicional aceita o "no" antes dela. Assim do mesmo jeito que a primeira macro dizia "se eu estiver em combate caste fade", a segunda diz "se eu não estiver em combate caste ressurection".

Terceiro - porque a condicional foi movida? Ou seja, não podia ter continuado a /cast [combat] fade na primeira linha e DEPOIS a ressurection na outra linha sem a condicional? Sim poderia, e a macro teria funcionado perfeitamente. Mas vamos introduzir algo extremamente útil para macros, e como isso já foi citado anteriormente, está na hora de trazer ele para o guia.

Voltamos à lição anterior, a lista de comandos e as ressalvas de que ia citar sobre o ponto de interrogação mais para frente e sobre dois comandos que SÃO AFETADOS por outras linhas.

Se a primeira linha de sua macro for #show ou #showtooltip E VOCÊ ESCOLHEU o ponto de interrogação como ícone da macro, o ícone que irá aparecer em sua barra de ferramentas é o do primeiro parâmetro que será castado, a fim de exemplificar e mostrar a diferença do #show do #showtooltip, vamos primeiro atualizar nossa macro:

#showtooltip
/cast [nocombat] resurrection
/cast fade

Abra também a janela de macros, clique na sua macro e mude o ícone que você escolheu pelo ponto de interrogação.

Agora olhe para o seu botão na sua barra de ferramentas. O que você vê? Sim, o ícone de ressurrection. Mas tente entrar em combate. Pronto, o ícone muda automaticamente para o segundo parâmetro, qual seja, fade. Os comandos #show e #showtooltip não afetam nenhuma linha, mas é afetado por todas as linhas. Assim se a condição da primeira linha é verdadeira (não estou em combate) mostra o ícone do primeiro parâmetro, se a condição da primeira linha muda para falso (você ataca alguém) o ícone muda para o segundo parâmetro.

Vá lá testar e se divertir um pouco.

Pronto, você está de volta e quer me mandar 1.000.000 de golds no meu char pela ajuda que estou te dando aqui. hahahahahahahaha

Voltando ao guia. Qual a diferença dos comandos #show e #showtooltip? O primeiro somente mostra o ícone, o segundo é um ícone e uma ferramenta. Se você passar o mouse sobre o ícone que estiver aparecendo no momento, ele vai mostrar os atributos do spell ou habilidade como mana, cooldown, rank, etc. Ou seja, aquela caixinha é chamada de tooltip.

Pronto, você tem uma macro útil pronta. E não somente se você é um priest, siga os mesmos passos com outra classe e char, mas mudando os spells e aplique o que aprendeu aqui. Veja qual o spell que você usa em combate e um que não usa em combate e faça o mesmo teste. Assim que a macro estiver pronta, renomeie ela. Siga os mesmos procedimentos que você fez para mudar o ícone e mude o nome dela para o nome que você quiser. Mas a fim de melhorar ainda mais a sua jogabilidade, vamos remapear o seu teclado para atribuir uma tecla do seu teclado a ela, assim você sempre poderá clicar nela, ou apertar o botão do teclado para iniciar a macro.

(n.t.) Neste ponto eu sugiro a leitura desse meu post aqui para que você entenda a eterna e interminável discussão de Clickers e Pushers.

Assim que a macro estiver pronta, puxe ela para uma de suas barras de ferramentas, não precisa ser na padrão, pode ser em uma lateral mesmo. Caso você não saiba habilitar as barras de ferramentas auxiliares, clique em "esc", clique em "interface" clique em "tollbars" e habilite tudo menos o "lock toolbar", pronto, todas as barras de ferramentas do WoW estão aparecendo na tela. Você eventualmente pode mudar elas de lugar, rearranjar botões, mudar a cara delas, tudo com o auxílio de Addons específicos para as barras de ferramenta, mas isso é trabalho para outro post.

Para remapear o seu teclado, será necessário clicar "esc", depois em "Key Bindings". Você verá a descrição da barra de ferramentas do lado esquerdo e as atribuições do teclado àquela barra. A primeira coisa que se nota é que cada espaço (slot) da barra pode ter atribuída pelo menos duas teclas ou botões do mouse. A segunda coisa importante aqui é que, da mesma forma que a macro, você pode atribuir um botão no teclado no geral (ele vai funcionar para todos os seus chars) ou pode fazer isso para um char específico. Eu prefiro fazer sempre específico, pois cada classe joga diferente da outra.

Agora role a tela até achar qual foi o slot que você atribuiu à sua macro novinha, caso se confunda, refaça o caminho de abrir cada uma das barras e fazê-las aparecer na tela, automaticamente voce irá perceber qual barra é a de baixo, qual a do lado e qual a outra.

Escolha o slot correspondente, clique com o botão esquerdo no primeiro botão vermelho e aparecerá “Press key to bind command", selecione a tecla do teclado que você quer que corresponda à sua macro nova, clique neste botão, clique em "confirm" e TARÁÁÁÁÁÁÁÁ´seu teclado acaba de ser remapeado. Toda vez que você clicar na tecla escolhida ela acionará a macro.

Pronto, a primeira lição acaba aqui, é bastante coisa para ler, estudar, entender e testar. O resto do guia vem ainda essa semana.

Espero que gostem.

Abraços

Ganso

Leia Mais…

Blue Post da Blizzard confirma a existência de Dual Specs

Cansado de gastar seus preciosos e suados golds mudando a build de Restorarion para Feral? De Retribution pra Holly?

Seus problemas acabaram, adquira já o novíssimo resetator-gold-free-specator Tabajara e viva feliz.

hahahahahaha

Na verdade a Blizzard confirmou que uma nova mecânica está sendo trabalhada para possibilitar aos jogadores a mudança rápida, fácil e barata de builds.

A nova funcionalidade ainda não está pronta nem definida e deve vir após o lançamento da expansão do Wrath of the Lich King, em algum patch posterior, ainda sem data de lançamento.

Essa era uma reivindicação de longa data dos jogadores que tinham que gastar seus golds farmados com paciência, sempre que queriam resetar a build e jogar diferente.

Agora toda e qualquer classe poderá fazer a sua build particular.

Abraços

Ganso

Leia Mais…

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Nerf de Instances confirmado pela Blizzard antes do Wrath of the Lich King.

Ontem de noite mais um blue post da Blizzard apareceu nos foruns internacionais.

Este post confirma o nerf de instances, o post em azul eu transcrevo abaixo:

To coincide with the upcoming new talents and mechanic changes for classes in the next patch, we are making some adjustments in existing raid content to provide a smooth transition when the upcoming patch is released. The creatures and bosses in raid dungeons that were introduced in The Burning Crusade will have their health reduced, and most will have their standard melee damage output reduced as well, but their spell and ability damage are not being changed. These changes are being made in all raid dungeons from Karazhan to Sunwell Plateau as well as the outdoor encounters of Doom Lord Kazzak and Doomwalker. On top of this Illidan is also doing his part and will stop casting Shear on players.
E a tradução dele:
Para coincidir com a vinda dos novos talentos e mecânicas do jogo e de classes no próximo patch, nós estamos ajustando o conteúdo existente de raids para suavizar a transição quando o patch for liberado. As criaturas (mobs) e os bosses de raid dungeons que foram introduzidos com a expansão "The Burning Crusade" terão sua vida e a dano melee reduzidos (segundo informações de Beta Testers foi reduzida em 30% conforme eu informei aqui, mas os spells e o dano deles não será alterado. Estas mudanças estão sendo feitas em todos os raids dungeons desde Karazhan até Sunwell Plateau, assim como os encontros normais fora de raids, como o Doom Lord Kazzak e Doomwalker. No topo disso tudo, o próprio Illidan está fazendo sua parte e parando de castar Shear nos players.
Então foi confirmado.

A fim de possibilitar que os jogadores comecem a jogar a expansão Wrath of the Lich King com equips bons, a Blizzard facilitou o acesso aos Tiers 4, 5, 6 e 6,5. Alguns players vem reclamando desses nerfs pois tiveram que ter muita dedicação e organização para matar esseou aquele boss, mas no geral eu entendo o que a Blizzard quer.

Com a vinda da expansão, a promoção do Recruit a Friend, o lançamento de Age of Connan e do Warhammer, a Blizzard vem tentando cada vez mais atrair e reter jogadores. Por isso está facilitando algumas coisas a fim de que os novos jogadores que estão iniciando, não tenham tantas dificuldades em passar pelo conteúdo já existente.

O que vai dificultar, na realidade, é o conteúdo de 70 a 80, visto que já temos notícias de que a evolução de 1 a 60 que já havia sido facilitada quando do lançamento do Burning Crusade, será mais facilitada e o up do 60 ao 70 idem.

Aliás eu não ficaria impressionado se a promoção do recruit a friend, que hoje em dia acaba quando o char chega no 60, fosse extendida até o 70.

É tudo questão de focar o jogo no conteúdo de 70 à 80, que segundo a Blizz se compara em tamanho ao Burning Crusade.

Abraços

Ganso

Leia Mais…

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Patch 3.0.2 - Data de lançamento anunciada

Segundo esse post aqui do WoW Insider foi anundicada a data de lançamento do novo patch antes da expansão.

Segundo eles dia 14 de outubro de 2008 será a data em que o jogo começara a experimentar as principais mudanças que virão com a expansão Wrath of the Lich King.

Muito tem se noticiado sobre esse patch, dizendo que será enorme e trará importantes novidades no jogo. Correm boatos de invasões, nerf em instances como informado aqui e modificações na UI (User Interface).

E aí, ansioso pelo lançamento? Deixe seu comentário abaixo para que todos possam te ouvir.

Abraços

Ganso
com a colaboração de Glamdring

Leia Mais…

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Patch 3.0.2 irá nerfar as Instances

Segundo esse post do wowinsider com o lançamento nos PTR (Public Test Realms) ontem do patch 3.0.2, foi percebido que todas as instances de lvl 70 foram nerfadas (facilitadas).

Todos os mobs e todos os Bosses estão com o HP diminuído em 30%, ou seja, antes do lançamento do Wrath of the Lich King - WotLK, a Blizzard quer que os jogadores experimentem as Instances do The Burning Crusade e se equipem para enfrentar desafios maiores.

Agora é esperar e ver se essa nerfada será repassada quando do lançamento do Patch 3.0.2 fora do beta test.

Abraços

Ganso

Leia Mais…

Blizzard volta atrás - Honor Points não serão mais resetados

Hoje apareceu um novo post azul nos Fóruns internacionais de World of Warcraft informando que os Honor Points ganhos em PvP, Arenas e Battlegrounds não serão mais resetados.

Isso porque, conforme eu informei aqui, havia a informação oficial de que estes seriam resetados e que o novo patch traria equipamentos novos para os jogadores gastarem os pontos de honra antes da vinda da expansão do Wrarth of the Lich King - WotLK.

A mudança de opinião foi originada após a indignação de centenas de jogadores no post original de informação terem se manifestado contrariamente ao reset.

Eu concordo com a manutenção dos pontos de honra. Como eu já disse aqui, durante muito tempo joguei em servidores privados e somente há dois meses fui seduzido pelo oficial. Porém, entendo que quem joga a mais tempo e farmou com paciência suas medalhas de Battleground, seus pontos de Arena e seus pontos de Honra, devem manter os mesmos por uma questão de justiça.

Eu mesmo estava farmando pontos de Honra no Battleground de Alterac Valley, mesmo lvl 60 ainda, eu tenho cerca de 7.000 pontos de honra e 1.800 Honor Kills, estava farmando isso para chegar no lvl 70 com o set Merciless Gladiator's Dreadgear completo, com arma e trinket.

E você, o que achou da decisão da Blizzard? Poste seu comentário abaixo.

Abraços

Ganso

Leia Mais…