quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Guia básico de Addons

Relutei muito em fazer esse post, isso porque tem muita gente que prefere um ou outro addon, e colocar uma listagem da maioria deles ia ser muito longa e trabalhosa.

Mas foi aí que o Juzéhkarlos da Guilda Los Cocha Bambas postou um pequeno manual e me autorizou a postar ele aqui para deleite dos leitores.

Atualizei alguns links e coloquei alguns addons a mais, mas 99% do trabalho é dele. Aliás obrigado pela autorização.

Então vamos lá.

1 - O que é um Addon?

Addons são arquivos dependentes ou independentes de outros Addons, que modificam a interface do jogo, melhorando sua interação com o ambiente gráfico e tornando sua vida mais fácil. Falando numa visão mais restrita, o engine do WOW permite por meio do protocolo XML que qualquer software possa interpretar as variáveis do jogo e "responder" para essa engine reagir de alguma forma específica.

Resumindo: Você pode, desde que conheça a API do World of Warcraft, e obviamente linguagens de programação, escrever um programinha para quando seu personagem tomar um CRITICAL HIT, apareça em letras garrafais na tela que "VOCÊ SE LASCOU!!!".

A Blizzard autoriza o uso de addons, desde que obedeçam as especificações da sua API e não interfiram na eficiência do servidor, portanto temos de ter calma e informação quando instalar addons desconhecidos no jogo, pode provocar seu BAN, e outros efeitos colaterais indesejados (roubo de contas, travamentos, explosões nucleares).

2 - Legal eu quero, mas como instala essa porra?

Detro da sua pasta principal do World of Warcraft, existe uma pasta chamada INTERFACE, dentro dela deverá existir uma pasta nomeada como AddOns, finalmente dentro dessa pasta que deverá estar as PASTAS dos ADDONS.

Abaixo coloco uma imagem que irá te auxiliar em localizar sua pasta de Addon dentro do Windows Explorer:



3 - Legal, achei a pasta mas instalo como?

1. Você baixa o ADDON, nosso exemplo será o CARTOGRAPHER;
2. Normalmente o addon vem ZIPADO, ou seja CARTOGRAPHER.ZIP;
3. Feche o WOW.
4. Baixa o Addon em qualquer pasta que você queira, porque ele virá zipado.
5. Assim que baixar, clique com o botão direito, clique em extrair para......, escolha a pasta da foto (\World of Warcraft\Interface\AddOns) e clique em OK.
6. Ao abrir o joguinho, na tela de ESCOLHA DO PERSONAGEM, surgirá um botão no canto inferior esquerdo da tela, com sugestivo nome de ADDONS, nele você verificará se seu ADDON novo foi reconhecido e ATIVADO/DESATIVADO.
7. Seja feliz.

O ADDON apenas funcionará se você instalá-lo dentro dessa pasta, porque a Engine do jogo é programada para lá buscar modificações!!! Se você for louco e instalar dentro de outra pasta e infelizmente o Engine conseguir lê-lo pode tomar um BAN da Blizzard, então cuidado onde vai instalar essa merda.
A boa notícia para os colegas que não possuem segurança no dia-a-dia do uso do computador, é que existem programas específicos que PROCURAM, INSTALAM e fazem a MANUTENÇÃO dos addons do WOW, realmente são bem úteis e "seguros":

* WOWMATRIX (Aconselho este, mais simples, leve e fácil), esse link aí já vai baixar o Addon.
* WOWCURSE .

Ainda mais depois do patch 3.0.2 - Echoes of Doom, esse programa de gerenciamento de Addon se tornou indispensável para mim. Nada mais de visitar 100 páginas diferentes pra atualizar tudo.

4 - Legal, mas quais eu baixo, servem pra que?

Ok! Vamos ao que interessa! Vou listar aqui alguns addons úteis que são bastante conhecidos pelos WoWGeeKs, uso uma boa parte, mas deixo registrado algumas observações antes de tudo:

1. Addons ocupam espaço na memória da CPU, ou seja, deixam o jogo mais lentim se você tiver uma carroça;
2. A listagem abaixo segue minha opinião e de alguns players, portanto, não somos DEUSES e nossa opinião merece crítica e discernimento.

AdvancedTradeSkillWindow

Organiza suas interfaces de profissão, automatizando algumas tarefas e até mesmo comprando certos reagentes pendentes que você sinalizou que necessitaria.
Exemplo: Tenhos BARRAS de METAL na bag e quero fazer uma armadura belíssima. Normalmente você abriria a telinha de profissão e sairia pacientemente fabricando parafuso por parafuso e após 15 minutos de cliques e tok tok teria a mensagem que esqueceu o Chá de Purpurina que existia no vendedor em Shattrah. (Putz!)
Com ele, você seleciona a armadura deseja e ele trata de fabricar automaticamente os parafusos e sinaliza que a tal purpurina está em falta, inclusive quando chegar no NPC com mais de 100 itens pra você procurar, ele ativa um botãozinho e compra a Purpurina em quantidade solicitada.

Atlas e Complementos

Esse ADDON torna disponível para visualização todas as INSTANCES do jogo, com suas Entradas, pontos importantes e loots que dropam ali.
Para um PERFEITO funcionamento, você deve baixar os complementos dele, semelhante ao seu carro, que você compra seco, daqui a pouco tá cheio de penduricalhos, faixas laterais, neon, dvd, raparigas portateis, enfim.
No caso do addon, ele vai pendurar Dicas de Quest, Loots do Mundo Todo, mapa dos Bgs, Flights Points, aqui alguns dos complementos:
AtlasLoot Enhanced
AtlasQuest
AtlasWorld

Bagnon

Junta todas as suas bags de forma inteligente e fornece um sistema de busca de itens para os jogadores que parecem mulheres com bolsas com capacidade de 5 litros.

Baggins

ÓTIMO organizador de bags, além de facilitar a visualização e busca, esse ADDON divide sua bag por temas pré-configurados e otimizados, mostrando os itens bem repartidos e reorganizando, só usando pra ver. Muito interessante. A desvantagem é que a bag quando aberta toma 1/4 da tela do player. E eu vivo abrindo e fechando fico doidim com tanta coisas na cara, dae não uso, mas vale a pena.

Fora o nome, inspirado no Senhor dos Anéis. O sobrenome do Bilbo e do Frodo em inglês é Baggins.

Cartographer

Muda completamente seu mapa, tornando tudo visível, além de conter mapas das instances e bgs. Também fornece à guilda a posição dos players no mundo. Tem vários módulos, eu particularmente não gosto de usar todos eles, pois causa uma queda no Frame per Second absurdo. Uso mais o do mapa mesmo, ele torna o seu mapa um Google Azeroth, ou seja, um Google Earth do jogo. Ideal para descobrir onde é a passagem escondida daquela montanha.

ClearFont2

Muda a fonte do WoW. Sim para aqueles que estão com dor de cabeça da FONTE cavalar que a Bllizard usa, esse addon a modifica para pelo menos 10 tipos, desde as suaves até as fontes de emo. Muito bom.

ClosetGnome e Complementos

Esse addon torna simples a mudança de sets com um clique só. Se você é daqueles que usa do F1 ao F12 para equipar seus itens espetaculares e possui 8 gears na bag para toda a situação de pvp, esse é o addon que você procurava. Pré-Configura suas gears e com clique simples muda tudo.

Também fornece opções específica para quando estiver montado colocar aquele papagaio do lado, mudar o brinco, colocar um chinelo e fazer você ficar 100% mais rápido.

Também fornece um tal de OhNoes, quando você está perto de morrer praquele mob F/#@3@#! ele retira sua espada,escudo,varinha, sei lá o que você usa pra não danificar.

CombatSound

Addon muito bem bolado. Ele cria eventos de sons para o jogo, como musicas de combates bem interessantes, aviso de criticos, de healings, de 20% de health do inimigo (EXECUTE!!!!), dentre outras facilidades. MUITO interessante e pra quem gosta de programar dá para inserir suas musiquinhas. Aqui em casa rola HEAVY METAL PURO num pvp. HuhUhUhUhu

CyCircled e Complementos

Esse addon modifica os botões das barras do WOW, para circuluzinhos bem simpáticos e customizáveis. Muito bom para tornar a interface mais limpa e customizável. Também possui a versão emo: HelloKittyEdition, aliás nesse link aqui dá pra ver todas as opções de mini addons pra colocar.

DamnTekkub

Addon simples que adiciona na visualização de Itens no CHAT, in-game enfim, a FIGURA DO ITEM.

Detached MiniMap Buttons

Esse addon MARAVILHOSO torna aqueles milhares de bolinhas dos addons ao redor do mapa movíveis, ou seja, aqui em casa era tanto botão ao redor do mapa que ele simplesmente sumia do jogo. AHaHHAHAHAhAHAAH, depois desse addon minha vida mudoU!

Examiner

Esse addon dá um upgrade no INSPECT, permitindo uma análise RÁPIDA do equip doutro/seu char e a gravação na memória dos itens, talents e outros dados. Ótimo!

Elkanos Frames Resized

Se você usa WideScreen ou Monitor acima de 17' esse é o addon. Nossas barras da interface, LOOT, TRADE, SKILLS, QUEST, ETC, é aumentada em mais algumas polegadas. Joia.

Gatherer

ADDON OBRIGATÓRIO. Ele passa a gravar num Banco de Dados todos os pontos de minas, ervas, baus, etc e mostra no mapa a localização isso para MINING, HERBALIST é ESPETACULAR. Além de poder COMPARTILHAR COM A GUILDA A POSIÇÃO ele também manda os pontos automaticamente para o "guild chat" fazendo uma verdadeira compartilhação dos dados. INCRÍVEL!

GuildAds

ADDON OBRIGATÓRIO. Gerenciador de talentos, skills, profissões e demandas da guilda. Ele compartilha com os usuários o que cada char da guilda pode fazer, os itens em estoque que possui e pode gerenciar as demandas, ou seja, se eu preciso de 10 Light Leather, deixo registrado nele e quando alguem da guilda entrar, vai saber que preciso e mandar =P. Otimo.

HealBot

Addon Obrigatório para HEALERS. Ele administra as curas, buffs e debuffs, cria atalhos com cliques de mouse rapidamente e da avisos na tela. ESPETACULAR.

ItemRack

Permita a troca rápida de ekips no iventário do char, bastante útil e fácil. Cria uma espécie de RACK na janelinha do item, mostrando tudo que você pode colocar ali e com um clique ele modifica. Também tem uma âncora que fica na tela se você quizer, dae muda a arma rapidim.

MetaHUD

Esse aqui todo mundo pede e procura na Internet. Cria um HUD parecido com aqueles de avião onde mostra sua Vida, Mana e várias informações do adversário. Fica ao redor do seu personagem e em PVP é crucial pois aqueles segundos pra olhar pra barrinha de vida.. já sabe, né?

É aquele addon que mostra as barras no meio da tela de vida e mana, pra vc não ter que ficar desciando o olhar. Eu instalei e desinstalei, não me acostumei com ele, mas como tem gente que sempre pede, tá aí.

Abaixo uma imagem dele:



Omen

ADDON OBRIGATÓRIO. Threat Meter. Chega de WIPE!!! Esse addon monitora a sua Threat e você para de fazer kgada na RAID/Party, todos devem usá-lo para funcionar perfeitamente.

Só toma cuidade na hora de falar no TS ou Ventrilo. "Perae que vou colocar meu homem aqui do lado." ahahahahahahahahahaha

OmniCC
Mostra nos Itens, Buffs e Debuffs o CoolDown. Ótimo e simples.

PhanxChat

Modifica o seu chat, tornando-o mais light e dinâmico.

Quartz

Modifica as CastBars e cria outras na Interface para melhorar a visualizacao da Duração dos Buffs e Debuffs do char e do inimigo. Ótimo.

Tem também a versão exclusiva para macumbeiros...ops...Shamans

Quest Helper

Para mim o Addon dos Addons. Pra que pagar uma fortuna em guias gringos de speed leveling? Esse aqui ajuda muito ainda mais agora que todos temos mais 10 levels para upar e ainda teremos um Death Knight com 25 levels pela frente.

ADDON OBRIGATÓRIO. Gerenciador de Quest, sinalizando o que fazer, para onde ir, tempo que demora para chegar lá. Mostra na tela os objetivos e nos mobs o que pegar. Ótimo, porém PESADO, prestenção nele que apresenta alguns bugs. Se tudo der errado, comece desativando ele, certamente será o causador.

Rico Mini Map

Modifica o seu MiniMap, deixando móvel e dinamizável. Bem interessante.

Scrolling Combat Text (SCT)

Reorganiza aquelas toneladas de números de danos, mana gain, auras e o diabo a quatro que aparece num combate. Deixando-os elegantes, centralizados e de melhor visualização.

Spell Alert SCT

ÓTIMO. Avisa na tela de forma bem visível que alguem está CASTANDO ALGO, ATIVANDO algum talent, realmente MUITO BOM.

Titan Panel e Complementos

Barra de utilidades do WoW, parecido com o cinto do BATMAN, você ativa uma porrada de monitores, munição, nível de armadura, xp, tempo de jogo, ... MUITO BOM. Ainda tem uma porção de complementos que auxiliam noutras atividades, com interação entre Addons, há um interessante que tira as mensagens de World Attack do Chat e centraliza nele para você visualizar com dados estatísticos.

FuBar

Merma utilidade do TitanPanel, porém com outro estilo. Existe a eterna discussão TITANPANEL x FUBAR, realmente são bem parecidos e vai por gosto. Pegue, teste e use o que preferir.

WIM - WoW Instante Messenger

Transforma seus milhares de Whispers em telas semelhantes ao dos Instant Messengers que usamos na vida (google talk, msn, icq). Joia pros malucos que conversam com 1000 de players ao mesmo tempo.

XLoot

Modifica a tela de LOOT, tornando-a mais simples, fácil e rápida! NINJA MODE ON!:



XLoot Monitor

Pra monitor o LOOT, quem pegou, pq pegou e quando pegou! e exibir de forma bem usual o que você pegou e a junção com a bag. NINJA MODE OFF!



Xloot Group e XLoot Master

TeamWork Mode ON! Ferramentas para administrar o GREED e o NEED que usa o XLoot Interface. OTIMO.

X-Perl UnitFrames

Modifica a Interface, traz MUITAS FERRAMENTAS INTERNAS, deixa a interface belíssima e até hoje não descobri o uso de nem 1/2 delas. Dae você tira como essa coisa é ÓTIMA!!!!!!!!!! Quase obrigatório não fosse o PESO. É o segundo bugger, só perde pro QuestHelper.

Quest Guru

Muito legal, reorganiza a sua janela de quest tornando mais fácil visualizar, cumprir, abandonar e sharear as quests.

Light Headed

Eu sempre jogava WoW com o navegador da internet ligado na página do wowhead para quando tinha dúvida em uma quest e o Quest Helper nãio ajudava. Então, com esse addon aqui não precisa mais, ele transporta os comentários mais relevantes do wowhead sobre as quests para dentro da interface do WoW. Na boa, quase chorei quando descobri esse Addon. hahahahahaha


Assim que você instalar os Addons que quiser ou que achar necessários, vá no WoW Matrix e atualize ele. A maioria dos sites indicados nesse guia não se encontra atualizado. Ainda ontem instalei o Necrosis que é um Addon de Warlock do Curse e ele não estava atualizado, mas o WOWMATRIX foi lá e atualizou ele.

Mas nunca exagera nos Addons, alguns deles podem causar um lag grande e alguns bugs. Os que eu uso e recomendo são:

1 - X-Perl - como dito acima, uso o básico do básico dele, mas já serve para mover as janelas e a grande utilidade para mim é o DOT timer dele e eu ver os meus DOTS em uma raid em tamanho diferente, realmente ajuda a controlar.

2 - Titan Pannel - Depois que usa a primeira vez, vicia. Não sei jogar sem ele.

3 - Pacote Quest - Quest helper, Quest Guru, Light Headed e Tom Tom - depois que instalar esses quatro aqui e ver os quatro funcionando juntos, se você não conseguir cumprir toda e qualquer quest pare de jogar WoW. Tudo bem que a janela de quest vai ocupar 80% da sua tela, mas o que tem de informação lá é vital para cumprir todas as quests e economizar tempo de up.

4 - SCT - Mais porque eu não gosto do texto de dano do wow do que outra coisa.

5 - Auctioneer - essencial para ganhar dinheiro no jogo, mas tem que criar o hábito de scanear a AH.

6 - Omem - essencial para quem anda copm pet ou minion sumonado, ou ainda em Raids.

Essencialmente são esses. O resto eu acho meio dispensáveis ou causa muito lag como o Cartographer por exemplo. Só uso addons que realmente façam diferença e que use muito, pra que ter um Addon que eu só uso de vez em quando.

Fica aí o post para quem quiser baixar os Addons, tentei, na medida do possível, linkar a versão atualizada para o Wrath of the Lich King, mas nada é garantido, por isso sugiro antes baixar o WoW Matrix e rodar ele depois de escolher o que você quer.

E fica um alerta. Se sua intenção é participar de torneios de Arena, comece a jogar Arena sem nenhum Addonm, porque eles são proibidos em campeonatos.

Abraços

Gansolino.

11 comentários:

Anônimo disse...

Excelente guia!!!! Parabéns ao Zeca!!!

Abs!

Glam

Anônimo disse...

Muito boa lista.

Fica a minha dica para quem não uma o x-perl.

Bartender4 - altera os icones.
CowTip - Otimo gerenciador de TolTip, aquela janelinha chata que aparece quando vc esta com o mouse em cima de uma player/mob/coisa.

Para hunter.
FloAspectBar - Cria unica barra para os Aspect.
FloTotemBar - Cria Barra para hunter e Samans com traps e totens.


A maioria dos Addons eu ja utilizo e algum vou vou começar a usar.

Ty pelas dias.

Deutsch Kartoffel disse...

Eu to usando também o AfterLife, addon de CC(Crowd control). Testei com Mage e Priest.
Ele mostra o tempo, o alvo, quem quebrou (e como quebrou) o CC. Também funciona pra avisar quando um player toma polymorf de um mob.
Além disto ele funciona como uma macro de ress, avisando o alvo que está sendo ressucitado por você.
Todos estes dados ele coloca na 'party', ajudando muito em raids

Anônimo disse...

Ontem instalei o autobar, e achei muito massa, recomendo

Lorie disse...

E aí depois disso tudo, vem patch novo e tuuuuuuuuudo precisa ser trocado =(

alem de addons de healer, estou usando:
Bartender
xperl
Quest helper
cartographer
e ArkInventory

esse ultimo é otimo, organiza muito a bag, e sabe como eh bolsa de mulher ne?
XD

Anônimo disse...

AGORA ATUALIZANDO NÂO RODA NENHUM ADDON???

Anônimo disse...

Poim o Recont ae ele Tbm e bom !

Anônimo disse...

Carai mano, curti! Tava procurando addons pra deixar meu WoW mais "fresco"... hauhauaha... foda o post, goste demais!

Valeu.

Anônimo disse...

Tenho o omen, gatherer e outros dai. Mas resolvi substituir o Carthographer por outro, pois ele dava lua error. Chama Location. E mais simples e pratico. Baixei daqui

http://goo.gl/0zqlr

Anônimo disse...

n sei si e addon ou configuraçao no proprio wow + si for addon qual q mostra tdos na raid n apenas 5 players?

Anônimo disse...

Muito bom o Guia, entrei pra procurar como instalar addons e achei muito mais coisa.

Mas a parte que mais gostei foi.. "...então cuidado onde vai instalar essa merda." kkkkkkk

Obrigado.