Builds pós Patch 3.0.2 - Sua busca QUASE termina aqui!Desde o lançamento de Echoes of Doom, a mini-expansão vinda com o Patch 3.0.2, eu estava para escrever um post específico sobre builds novas.
Mas estava encontrando alguns problemas:
1 - Atualmente eu deixei de jogar em um servidor "private" para ir jogar na Blizzard, por isso somente estou dando atenção ao meu Warlock. No server "private" eu tinha um paladino e um druida, então estas são as três classes que eu "domino", assim, eu somente posso me considerar bem familiarizado com o Warlock nesse patch, já que é o único que está recebendo atenção no momento;
2 - Outra coisa que me preocupava era verificar, não qual a melhor build para cada árvore, e sim a melhor build para cada tipo de situação, não queria postar uma build hoje e dizer amanha que ela não vale mais para isso ou aquilo;
3 - Assim eu queria que o post refletisse também, a vinda da famigerada "dual spec", como eu informei aqui, ou seja, queria colocar pelo menos duas builds para cada classe, uma de PvP e uma de PvE;
4 - Queria ainda que as coisas se estabilizassem nos servidores. Isso porque eu mesmo já resetei minha build 3 vezes pós patch, então não adianta ser apressado e colocar qualquer coisa para qualquer leitor, quero sempre passar a melhor informação e essa informação deve vir com qualidade. Comecei esse blog na brincadeira, mas tornou uma proporção que eu não esperava (claro eu eu desejava isso, mas não esperava realmete). Estou com mais de 1.500 visitas individuais, mais de 3.000 page views, isso tudo em menos de um mês.
Assim, como não sou especialista em todas as classes, builds, árvores de talento e mecânicas do jogo (por exemplo nunca joguei na horda), resolvi me municiar para repassar uma informação sólida.
Estava meio entrando em desespero quando lendo meu site preferido me deparei com uma indicação de site, qual seja o novo Talent Chic.
E o que é legal nesse site? Bom ele escaneia o Armory dos realms US e linka para você, de uma forma dinâmica e de fácil vislualização todas as builds redirecionam ao WoW Head.
O filtro do lado esquerdo te dá as opções de escolher a classe e a árvore de talentos. Mais embaixo você ainda pode escolher se quer uma build de PvE, PvP, Raid, Quest, Mob, etc..., ou seja, tem build para tudo quanto for gosto. Se não gostar da primeira, olhe a segunda, não é porque está todo mundo usando que você deve copiar ela e aplicar ao seu char.
Hoje mesmo no Fórum Hangar Network existia uma discussão de qual a melhor build de Affliction para Warlock, eu fui lá e deixei a minha opinião, que coloco abaixo:
Build SL/SL para lvl 70.
Build SL/SL para lvl 80.
Depois fui verificar no Talent Chic e realmente a que coloquei para lvl 70 é próxima, mas não idêntica a segunda mais usadas pelos Warlocks de Affliction.
Assim, antes de ficar copiando um monte de build e não sabendo pra que serve cada uma, nem se um talento é bom em detrimento de outro, melhor indicar um site interessante e com uma base de dados sólida do que eu ficar aqui falando baboseira.
Se quiserem, até posso fazer uma pesquisa maior no site e colocar as duas mais utilizadas por cada classe em cada árvore de talento, caso queiram que eu faça essa pesquisa e pesquise um pouco mais sobre cada build e o porque ela é a mais utilizada, peça nos comentários do blog. Se os pedidos foram recorrentes, eu pesquiso e faço um post exclusivo de builds.
Abraços
Ganso
segunda-feira, 20 de outubro de 2008
Builds pós Patch 3.0.2 - Sua busca QUASE termina aqui!
sexta-feira, 17 de outubro de 2008
Mostre para sua mãe quando ela reclamar que WoW não serve pra nada!!!!!
A idgnow informou que um garoto Norueguês escapou da morte recentemente ao utilizar uma estratégia aprendida no World of Warcraft na vida real.
Hans Jørgen Olsen, sua mãe e sua irmã pequena passeavam por uma floresta quando foram atacados por um alce.
O que eu entendi da péssima tradução feita pelo IDG (que disse que o garoto usou um golpe de marsupial????????????), foi que ele deu um Taunt no bicho, desviando a atenção do mob de sua mãe e irmã, saiu correndo e depois se fingiu de morto.
Da mesma forma que o seu Hunter de lvl 30 no jogo faz sempre.
Então já sabe, sempre que sua mãe, mulher, pai, avô, avó, cachorro ou papagaio reclamar que você está jogando, esfregue isso na cara dizendo:
"Não estou jogando, estou aprendendo técnicas avançadas de sobrevivência pessoal".
Vai que cola.
Abraços
Ganso
quarta-feira, 15 de outubro de 2008
Inscription, Glyphs e Lexicon of Power.
Com a vinda do patch 3.0.2, foi finalmente introduzida uma nova profissão no World of Warcraft denominada Inscription. Os que optarem pela profssião poderão fazer "Glyphs" e colocá-los à venda nas Auction Houses de Azeroth.
O reagente mais comum usado na profissão são ervas coletadas por herbalistas. Estas ervas são piladas e depois viram pigmentos para que o Glyph possa ser feito. O Glyph é escrito então em um parchment (que é vendido por NPC's) e colocado a venda na Auction House.
Os jogadores usarão esses glyphs para melhorar e incrementar seus spells e habilidades. Cada Glyph só é aplicado a uma classe específica e altera somente um spell, por isso escolha o que você vai querer com paciência. No wow wiki tem uma lista dos principais Glyphs por classe, então estude um pouco antes de gastar seus suados golds.
Existem dois tipos principais de glyphs: minor (pequenos) e majors (grandes). Minor glyphs geralmente alteram o spell diminuindo o cooldown ou dispensando um reagente para que determinado spell seja castado.
Os major glyphs trazem alterações mais importantes como esse aqui de druida.
No lvl 80, cada personagem poderá ter 3 major glyphs e 3 minor glyphs, e abaixo eu mostro a evolução lvl a lvl da possibilidade de se utilizar os glyohs:
Level 15: 1 major, 1 minor
Level 30: 2 major, 1 minor
Level 50: 2 major, 2 minor
Level 70: 2 major, 3 minor
Level 80: 3 major, 3 minor
Você pode acessar a janela de glyphs pelo seu spellbook, você verá que tem uma tab só para os glyphs. Para aplicar um glyph, apenas clique com o botão direito no glyph e indique o slot que você quer equipar. Se todos os slots da interface de inscription estiverem ocupados, voc~e poderá sobrescrever um glyph no outro, perdendo o anterior, mais ou menos como acontece com os enchantings e as gemas.
Alguns dos glyphs vão pedir ao jogador que esteja ao lado de um Lexicon of Power. Pergunte aos guardas de qualquer grande cidade que ele poderá indicar aonde fica.
Na primeira vez que eu li sobre a nova profissão tinha achado meio parecida com Enchanting, porém o sistema que a Blizzard criou é diferente. Enquanto os encantamentos aumentam atributos e danos, Inscription pode alterar toda a mecãnica de um spell.
Hoje de noite vou procurar alguns na Auction House do server Gurubashi para verificar quanto custam e se algum maluco já chegou ao 375 da profissão.
Abraços
Ganso
Echoes of Doom - O início do fim.
Ontem finalmente os jogadores de World of Warcraft puderam sentir o primeiro gostinho da nova expansão. Como o lanlçamento do Patch 3.0.2, algumas novidades que somente esperávamos para o lançamento da expansão Wrath of the Lich King - WotLK, puderam ser experimentadas.
A primeira coisa que notei quando loguei no jogo foram as novas telas de abertura, aliás muito bacana iniciar o jogo revendo o cinematic da expansão The Burning Crusade - TBC.
Estava tão ansioso ontem que na hora que o illidan gritou "You are not prepared" eu respondi "Num to preparado o cacete, seu chifrudo safado, deixa eu logar aqui que agora viro demônio também".
hahahahahahaha
Mas é isso. É fantástico como um simples jogo consegue cativar tantas pessoas, de tantas nacionalidades diferentes.
As telas de abertura do jogo estão muito legais, e animadas. Aquele dragão esqueleto fica voando de vez em quando na tela.
A primeira coisa que gostei do jogo foi que ele está mais bonito. Beleza, podem me chamar de Emo, mas é a pura verdade. Os gráficos estão fantásticos, algumas animações de magias mudaram e ficaram mais bacanas. Sobrevoando Hellfire Penninsula, pude ver que as texturas e sombras estão mais perfeitas. As animações com fogo também.
As maiores mudanças do jogo foram realmente nas habilidades. Os pontos do meu Warlock estavam resetados, fiz uma build de Demonology, só pra testar o Metamorphosis e depois gastei 25 golds pra mudar pra Affliction, que sempre achei a melhor delas.
Mas vamos a algumas mudanças que notei e que achei importantes de colocar aqui:
1 - As profissões agora concedem bônus ao jogador - Isso mesmo, eu tenho Skinning no máximo e ganhei mais 12 de critical strike.
2 - As montarias e pets viraram spell - economizam espaços nas bags.
3 - As habilidades dos pets e minions agora aparecem no spell book - fica muito mais fácil de colocar cada uma delas na Action Bar.
4 - As Badges, Marks of Honor Hold, Marcas de honra e tudo aquilo que é usado como moeda para a compra de itens não mais ocupam espaço nas bags, eles viraram uma rab na janela da personagem chamada "Currency".
5 - A quest das torres de Honor Hold além de 7.125 de XP e 3 Marks of Honor Hold agora também dão ao jogador Insignia of the Alliance, ou seja, vá pegar a sua e economize seus pontos de honra.
6 - Os Achievements foram liberados finalmente. Andei pesquisando e comparando com o dos meus colegas de guilda e gostei bastante do sistema, só ontem liberei mais 3 achievements somente explorando algumas áreas que não havia explorado.
7 - Me senti meio nú sem nenhum Addon instalado, mas parece que alguns Addons já estão funcionando, uma lista atualizada do status pode ser achada aqui. Esse é o problema com o costume de utilizar os Addons, uma vez que você instala, você acha estranho, mas depois sem ele parece uma criança de seis anos de idade aprendendo a jogar WoW.
8 - Apesar da confirmação de que apenas Black Temple, Serpentshrine Cavern e Sunwell Plateau estavam nerfadas, como eu havia informado em primeira mão, o sentimento da guilda inteira era que as instances estavam muito fáceis, talvez porque todas as classes agora tem acesso ao chamado "51 point talent" ou seja, todos estamos overpowered, essas habilidades deveriam estar disponíveis somente no level 80.
9 - A evolução do char foi facilitado. Vejam bem, meu Locke estava no lvl 63 com 30% de XP. Quando entrei ontem ele estava com 99% de XP, matei um bicho e fui pro 64. Fora que antes eu precisava de 734.000 pontos de XP para evoluir para o 64 e agora só 380.000, ou seja, o leveling foi facilitado. A Blizzard quer equilibrar um pouco as coisas e quer que todos iniciem a nova expansão com lvl 70 e equips decentes.
Essas foram as principais mudanças que eu notei, joguei pouco ontem de noite pois os realms voltaram a ficar on line para mim somente as 23 horas, mas caso eu descubra mais coisas interessantes, vou colocando aqui.
O guia de macros eu coloco mais para frente, acho que tem bastante coisa interessante a ser dita pois estamos em uma fase de divisor de águas, o jogo nunca mais será o mesmo. Aliás falando em macros, as minhas funcionaram perfeitamente.
E você, tem uma build que gostaria de compartilhas, descobriu algo que eu ainda não descobri? Comente abaixo e quem sabe não vira um post aqui no Fórum.
Abraços
Ganso.
segunda-feira, 13 de outubro de 2008
Cadê a segunda parte do Guia de Macros?????
Vim aqui mais para me justificar.
Eu prometi a segunda parte do post de macros para o final de semana passada, mas quando estava fazendo ele, acabei mais me confundindo do que explicando alguma coisa.
O guia começou a ficar confuso.
Por isso fui ao wowwiki, depois ao guia oficial da Blizzard e finalmente ao guia do Cogwheel a fim de tentar resolver o problema.
Como sempre mais dúvidas foram geradas do que respondidas.
mas cheguei a uma conclusão. Vou começar do início, ou seja, de que adianta analisar mega-hiper macros complicadas (como a segunda parte do guia que eu ia colocar) se ninguém entende do básico.
Então resolvi compilar a informação destes três guias, testar as macros no Gansolino e ir fazendo o meu post.
Assim que fizer a primeira parte, acho que amanha, vou acabar deletando o primeiro ou mudando o nome dele.
O que eu quero não é ensinar a fazer uma macro ou uma script complicadíssima, e sim mostrar o básico e o moderado para que os jogadores brasileiros consigam customizar suas macros como eu customizei as minhas.
Então é isso pessoal, primeiro minhas desculpas pela "não postagem" e aguardem mais um pouco pelo guia. Eu fiz metado do primeiro post e está ficando muito interessante.
Abraços
Ganso
sexta-feira, 10 de outubro de 2008
Novo Blue Post confirma reset de talentos no Patch 3.0.2.
Feche os olhos e imagine a cena. Você liga seu computador dia 14 de outubro, entra na fila de um BG, é chamado para entrar nele apenas para descobrir que não tem mais nenhuma habilidade. Imaginou, pois é, leia abaixo e entenda porque isso pode acontecer com você.
Hoje um blue post novo do Vaneras da staff da Blizzard confirmou que todos os pontos de talentos serão resetados quando da vinda do Patch 3.0.2 - "Echoes of Doom".
Havia a dúvida se os talentos seriam ou não resetados e quando seriam resetados. A informação agora é oficial, tendo em vista que as árvores de talentos serão totalmente redesenhadas, com o surgimento de novos spells e habilidades, todos os chars serão resetados automaticamente quando da instalação do novo patch.
Inclusive os jogadores terão que visitar os trainers de cada classe para treinar as novas habilidades.
Isso porque a reformulação dos talentos foi enorme. Vejam o Paladin, por exemplo, teve habilidade de retribution realocada para Holly e para Protection, alguns blessings viraram o novo spell denominado "hand", houve mudanças drásticas na build do Shockadin, etc.
Da mesma forma ocorreu com o Warlock, imagine se você investiu cinco pontos na árvore de Affliction para ter o Corruption em instant cast. Como sabem ele agora é instant cast desde o início, ou seja, a sua árvore iria bugar e não funcionar. Por isso todas as árvores de talentos serão resetadas e trocadas pela nova que virá com a expansão Wrath of the Lich King (WotLK) em novembro.
Claro que os jogadores não poderão alterar a spec do char querendo fazer uma build com talentos do lvl 75, 76. Estes talentos estarão travados até o lançamento da expansão, mas deve mudar muita coisa no jeito de jogar nos primeiros dias.
Eu como Warlock ainda não sei o que será do meu char no WotLK, mas essa informação vai me fazer estudar os novos talentos e escolher uma nova build e alterar ela um milhão de vezes até eu gostar de uma, como sempre acontece.
Abraços
Ganso
segunda-feira, 6 de outubro de 2008
Guia de Macros passo a passo - Parte 01
Desde que coloquei no ar o post Fazendo Macros Inteligente e desde que o blog se tornou listado no Google, a maioria das visitas redirecionadas pelo Google apontam para jogadores procurando mais informações sobre macros.
Como eu tinha colocado inicialmente o link para os melhores guias de macros disponíveis na Internet, não entendia o porque de tanta busca, até que passei a verificar o que o pessoal andava procurando no Google. Para ser exato os termos mais procurados eram "Como fazer uma macro passo a passo", "fazendo macros como ?", "como parar uma macro".
E então percebi que a maioria das dúvidas não era aonde achar um guia decente de macros, esses existem as centenas na Internet e eu linkei os que eu achava melhores. O que os jogadores procuram é como aprender a fazer a macro passo a passo e depois como customizar essa macro para si mesmos. Eu abordei no post anterior a parte de customização, mas não expliquei o que cada comando faz, como deve ser colocado, se a macro para automaticamente, se continua, enfim, muita coisa passou sem ser explicada.
Por isso nas minhas andanças na Internet me deparei com o guia que hoje posto aqui. O blog em que ele está hospedado é do Dechion e neste site achei o melhor guia passo a passo para macros que eu já tinha lido. Inclusive ele me ampliou os horizontes. Ainda não posso me considerar um especialista em macros, visto que uso poucas delas e a maioria delas eu acho desnecessárias, mas me ajudou muito e resolvi me engajar para colocar ele no blog.
Assim, sempre tentando repassar aos jogadores brasileiros e portugueses um conteúdo de qualidade, pedi autorização dele para a publicação no meu blog e recebi a autorização desde que eu linkasse ele e seu blog, portanto vale uma visita ao blog dele que possui diversas coisas interessantes.
Pelo que ele me disse, esse guia foi escrito por um amigo dele chamado Kirk, que tinha um blog de wow mas desistiu de blogar. Então ele pediu autorização para postar o guia e o cara deu essa autorização desde que a autoria fosse mencionada, então eu traduzi todo o guia e mantenho a autoria do post.
Eu escolhi o guia dele para traduzir porque é um dos únicos que parte da premissa de quem não sabe nada de macro, então ele começa com uma macro simples como /cast fade, e termina em verdadeiras macros complicadas. Como o guia original é composto de 8 posts independentes, linkados um no outro, o leitor é introduzido no assunto passo a passo, e com exemplos interessantes.
Como em toda tradução e adaptação eu tive que tirar algumas coisas que achei desnecessárias, alterar algumas partes que entendi necessárias, adaptei a língua portuguesa pra ficar compreensível e adicionei alguma coisa relacionada a minha experiência, mas 95% do texto é dele. Quando eu inclui alguma coisa que não estava no texto original, coloquei a sigla n.t. (nota do tradutor) antes de iniciar a frase e a frase estará em itálico.
O guia original, como citei acima, tem 8 partes, eu tentei compilar e fazer ele em menos partes, mas não sei em quantas, vou tentar sempre parar depois que eu achar muita informação para uma leitura completa. Segue abaixo o link para cada uma das partes do guia original:
Introdução do guia
Parte 1 do guia.
Parte 2 do guia.
Parte 3 do guia.
Parte 4 do guia.
Parte 5 do guia.
Parte 6 do guia.
Parte 7 do guia.
Parte 8 do guia.
Então se prepare porque a leitura é longa e minuciosa, mas vamos à Introdução:
I - Introdução:
Vamos começar dizendo que o Guru das Macros é Cogwheel. Caso queira ir fundo no assunto, eu sugiro a leitura de seu post nos fóruns internacionais (que inclusive foi fixado pela Blizzard), e depois vá ao site dele. Existem outros jogadores que criaram guias específicos, mas eles repisam o que outros guias já disseram.
Hoje é dia de introdução: O que é uma macro? Segundo a definição de Cogwheel, "macro é um slash command". Mais acuradamente, uma macro é um ou mais comandos, possivelmente incluindo-se parâmetros de funcionamento (limitadores de várias formas e funções), estabelecidos de tal forma que possam ser atribuídos a uma só tecla de atalho (Key Binding).
Então, a melhor coisa que poderíamos colocar aqui é uma lista completa desses comandos, certo? Bem, eu tenho más notícias e então boas notícias, mas depois dessas eu tenho mais más notícias:
A má notícia - não existe uma listagem definitiva.
A boa notícia - você pode fazer a sua listagem ( e esse guia pretende explicar como).
E a má notícia de novo - você somente poderá ter acesso aos comandos, você não terá acesso a uma lista de possíveis (ou requeridos) parâmetros.
Primeiro de tudo - a extensão máxima de uma macro é limitada em 255 caracteres, espaços, vírgulas e mudanças de linha contam como tal. Se você precisar de mais, será necessário escrever um script. E sim, eu eventualmente pretendo iniciar o leitor em scripts, mas isso será feito em passos lentos e fáceis.
Segundo - uma macro interrompe o jogo. Isso significa que o jogo PAUSA enquanto a macro é executada.
Essa é a principal razão do porque os jogadores não podem querer uma "macro que caste algo, aguarde o GCD (Global Cooldown) e caste de novo", esse tipo de macro irá falhar sempre - o relógio do jogo (cooldown e todo o resto) para aguardando a macro chegar ao final. Duas coisas precisam ser ditas aqui. O que pausa é o relógio do SEU COMPUTADOR, ou seja o servidor continua funcionando, os mobs continuam te batendo, etc..., ou seja, se você fizer uma macro que não acabe, o seu char ficará pausado, sem que a macro chegue no final enquanto o jogo continua no servidor. E segundo, é muito difícil que a Blizzard "conserte" isso, pois essa mecânica de evitar casts instantâneos um seguido do outro, é a melhor mecânica para evitar boots, que são programas de computador que jogam sozinhos.
Terceiro - Durante essas "aulas" eu estarei tentando deixar claro quando eu estiver falando de macros propriamente ditas e quando eu estiver dando um exemplo. Para diferenciar um do outro, eu usarei o blockquote e negrito quando estiver falando de macros, assim ela parecerá assim para o leitor:/petattack [modifier:alt,nohelp,target=focus] \
[modifier:alt,nohelp,target=focustarget] \
[nohelp,target=targettarget] \
[nohelp,target=mouseover] \
[nohelp,target=mouseovertarget] \
[harm,target=targettarget] [target=target]
Adicionalmente é importante ressaltar que a quebra de linhas é importante para uma macro. Porém por causa da formatação do blog, algumas linhas podem aparecer quebradas para o leitor mas a macro deve ser escrita junto. Então eu usei um recurso comum para programadores que é o backslash "\", esse é um atalho usado por programadores que diz ao leitor que "a próxima linha deve continuar nesta linha", ou seja, quando copiar a macro, tire o backslash e junte as linhas. Na macro acima se ela fosse escrita no jogo ela estaria toda em uma linha só, é só prestar atenção onde tem os backslashs "\".
Oh - e apenas mais um lembrete antes de começarmos. A macro acima foi a que postei no BBB's e que iniciou esse guia aqui. Ela foi feita para hunters, mas funciona para qualquer classe que tenha pet, minion, elemental, demônio ou shadowfriends. Viu, eu continuo sendo um priest.
II - Lição 01 - o básico que todo jogador ignorava, inclusive eu:
No capítulo anterior eu disse que é frustrante descobrir que você terá que fazer sua própria lista de comandos. Mas, apesar de não existir uma lista de comandos definitiva, se você foi curioso e leu o guia do Cogwheel's, viu que ele e alguns outros, compilaram uma lista bastante completa desses comandos.
Mas antes de entrarmos nesse mérito, você precisa saber algumas coisas pequenas para depois colocar tudo junto. Basicamente sobre terminologia. Para começar uma macro é um comando. Por exemplo:/oom
Você pode ou não ter usado esse aqui, ele manda uma mensagem de voz e de texto no jogo e um gesto visual, assim todos do seu lado sabem que você está sem mana (OOM - Out of Mana). Dito isso, toda macro tem sua estrutura que é:
{comando}{opções}
Agora é necessário pausar o guia e explicar um pouco sobre programação de computadores. Sim, programação, isso porque uma macro é, antes de tudo, um pequeno programa. Quando você escreve um programa de computador, é necessário que se tenha na cabeça uma certa analogia para evitar falhas. Seu computador é, em muitas maneiras, uma criança de três anos de idade. Você não chega para seu filho de 3 anos de idade "Vá lavar as mãos" e espera sentado para ver se tudo sai conforme o esperado de um adulto. Para uma criança de 3 anos, as seguintes instruções são necessárias a fim de que ele volte com as mãos limpas, sem acidentes: "Vá ao banheiro, abra a água fria, depois a quente, molhe as mãos, a frente e as costas delas, ponha um pouco de sabão nas mãos, mas não muito, esfregue as mãos uma na outra, não deixe de esfregar nenhuma parte molhada, deixe fazer bastante espuma, não brinque com a espuma, ponha as mãos embaixo da torneira de novo, esfregue elas uma na outra, desligue a água quente, desligue a água fria, pegue a toalha, seque as mãos, se espirrou água na pia seque a pia com a toalha, ponha a toalha de volta de onde você a pegou, e volte para a mesa." Ou seja, na maioria das vezes ele fará exatamente o que você pediu e não fará o que você não pediu. Assim, parte de descobrir o que dizer e não dizer parte de sintaxe - a seqüência de palavras e símbolos que o computador compreende ou que seu filho entenda. Mais uma analogia para ajudar você a entender - se alguém lhe pede uma coca-cola, você pode usar o contexto para perguntar se ela quer um refrigerante qualquer ou exatamente uma coca-cola, isso desde que você saiba o que é uma coca-cola e que saiba que as vezes coca-cola é usada como sinônimo de refrigerante. No caso do seu computador: se ele tiver uma definição exata de coca-cola, é isso que ele trará a você, se ele não tiver definição alguma, nada vai acontecer.
(n.t.) Esse parágrafo é chato de ler, mas talvez o mais importante do texto inteiro, principalmente para aqueles que, como eu, nunca programaram um computador. Eu sempre reclamava que minhas macros criadas por mim mesmo e não copiadas da net não funcionavam, isso porque eu pressupunha que o computador sabia o que eu queria dizer a ele, quando na verdade ele não sabia. É mais fácil ensinar você a falar do jeito que o computador entende do que ensinar o computador a entender o que você quer dele.
Voltando, alguns comandos não permitem nenhuma opção - o exemplo que demos acima é um deles. Alguns comandos tem uma LIMITAÇÃO. Alguns deles são mais flexíveis, mas chegaremos a eles. mas vamos continuar com a sintaxe. Nós vamos dividir a parte de {opções} em duas subcategorias: condicionais e parâmetros.
Como iremos falar de condicionais mais pra frente, porque na verdade é a parte que irá fazer seus neurônios virarem uma pasta fumegante, mas ainda assim é importante saber o conceito. Uma condicional é basicamente um comando mais ou menos assim "se o que estou dizendo é verdade, acione o comando". Voltemos ao exemplo de lavar as mãos. Analisemos o comando "se espirrou água na pia seque a pia com a toalha", isso é uma condicional, o que você disse é "se a pia molhou, seque, se não molhou não seque". A idéia é simples, os detalhes que a fazem complexos, imagine se a pia já estivesse molhada antes? O computador secaria? O comando somente diz se a pia molhou, não diz se foi a criança que molhou, se já estava molhada, ou se choveu e molhou. Nessas condicionais que reside o verdadeiro poder das macros. Mas a complexidade deixaremos para mais adiante.
Parâmetros são, basicamente, limitadores da macro. Eles restringem e explicam o comando. Se você apenas digitar /say e nada depois disse, nada vai acontecer no jogo.
Agora se você disser:/say Vixe Maria o tanker morreu
Agora sim, você abre a janela de chat e aparece sua mensagem digitada na tela pra todo mundo saber que o wipe está a caminho.
Agora, para a MAIORIA dos comandos, o único parâmetro permitido é target (alvo) - seja o seu target no momento, ou um outro especificado no comando. Sem exageros aqui, você não pode fazer uma macro "não esse target aí, eu quero aquele que estou guardando de reserva pro caso de dar merda".
Secure commands são os únicos comandos que a Blizzard permite o uso:
cast a spell (lançar uma magia ou habilidade)
use an item (usar um item)
change your action bar page (mudar a página da sua barra de comandos)
affect your target in ANY way (afetar o seu alvo de QUALQUER forma)
E os chamados "secure commands são os únicos que permitem condicionais em seus parâmetros. É desnecessário dizer que, a maioria das macros criadas e que são efetivas no jogo são aquelas que usam os secure commands.
Como foi dito acima, não existe uma lista definitiva dos comandos, mas Cogwheel listou a grande maioria deles, que reproduzo abaixo:
#show
#showtooltip
/assist
/cancelaura
/cancelform
/cast
/castrandom
/castsequence
/changeactionbar
/clearfocus
/cleartarget
/click
/dismount
/equip
/equipslot
/focus
/petagressive
/petattack
/petautocastoff
/petautocaston
/petdefensive
/petfollow
/petpassive
/petstay
/startattack
/stopattack
/stopcasting
/stopmacro
/swapactionbar
/target
/targetenemy
/targetfriend
/targetlasttarget
/targetparty
/targetraid
/use
/userandom
E abaixo a lista completa de condicionais, mais uma vez cortesia de Cogwheel:
help - Pode castar spell benéfico no alvo
harm - Pode castar spell maléfico no alvo
exists - Se o alvo existir
dead - Se o alvo estiver morto
stance:0/1/2/…/n - Em uma stance
stealth - Se o char estiver em Stealth
modifier:shift/ctrl/alt - Apertando e segurando o botão
button:1/…/5/
equipped:
channeling:
actionbar:1/…/6 - Seleciona a página da barra de comandos
pet:
combat - Em combat
mounted - Auto explicativa
swimming - Auto explicativa
flying - Mounted ou em flight form E no ar
flyable - Em uma zona onde voar é permitido
indoors - Auto explicativa
outdoors - Auto explicativa
party - Alvo está na sua party
raid - Alvo está na sua raid/party
group:party/raid - Você está em um dos grupos de uma party/raid
Lição nº 02 - complicando um pouco (ou muito) as coisas! #*@#!**&$
Aqui as coisas começam a facilitar um pouco, pois vamos colocar o que eram apenas conceitos em prática. Nós iremos fazer agora nossa primeira macro. Ou mais de uma. E depois nós vamos usá-la e ver se ela funciona. Acreditem, algumas pessoas simplesmente se esquecem de passos importantes na hora de fazer uma macro.
Para facilitar a leitura desse guia eu sugiro que você logue na sua conta de WoW e vá para algum lugar tranqüilo, mas que possa testar as macros. Se você tem lvl alto, vá até a floresta ao lado de stormwind.
Todos os guias pedem para você abrir a sua janela de chat e digitar /m ou /macro para trazer a janela de gerenciamento de macros para a frente da tela.
Como o autor desse guia e o blog em que ele está hospedado, eu tento não colocar nenhuma imagem no blog para não poluir muito ele e a abertura dele ficar limpa e clean, de sites de WoW cheio de imagens estou cansado, difícil é achar conteúdo.
Mas para explicar algumas coisas nada melhor que uma imagem ilustrativa:
Quando é digitado /macro, não é essa imagem aí em cima que o jogador visualiza. Somente aparece a grande janela do lado direito denominada "Create Macros". E todas as caixas na parte de baixo dessa caixa estão vazias. Ah, e o "New" é da mesma cor que o "Exit", ou seja, o jogador pode clicar nele. A fim de ficar com a tela do jogo igual a tela acima colada, clique em "New" ali embaixo.
A primeira coisa que o jogador deve fazer ao criar uma macro é criar um ícone e um título para ela. E outra coisa, você pode repetir o mesmo ícone e título, apesar de eu não recomendar, quantas vezes quiser. Mas nunca pode usar o mesmo conjunto de ícone e nome juntos duas vezes.
Veja que na caixa principal, aquela que abre quando o jogador digita /macro, existe a possibilidade de fazer uma macro Geral (general) e uma para o char específico (character).
Então vamos criar uma macro passo a passo: Clique no botão "new", nomeia a macro como "teste", e neste momento, escolha qualquer ícone que achar legal EXCETO o ponto de interrogação vermelho (ele é especial e será explicado depois), após nomear e escolher o ícone, clique OKAY.
A caixa vai desaparecer. Mas uma parte da janela original ficou com a borda vermelha indicando que você pode clicar nela. No momento ela está vazia e é ali que as macros são digitadas. Vamos fazer uma macro simples, realmente simples, digite:/cast fade
(n.t.) O escritor original deste guia era um priest e portanto a maioria das macros é direcionada à classe. No caso, faça uma macro simples, pegue o mais básico dos seus spells (Seal of Crusader do Paladino, Demon Skin, etc) e faça a macro:/cast nome da magia ou habilidade
Pronto a macro está criada. A fim de usar ela, arraste o ícone dela para o local onde antes ficava a habilidade na sua barra.
(n.t.) Eu farei esse guia inteiro com os exemplos dados pelo autor original, você terá que adaptar o guia ao seu uso. Por exemplo, o fade é uma magia que se usa no próprio char, assim, troque essa magia para uma semelhante da sua classe a fim de que os testes funcionem. Se ela for usada num alvo idem, se tiver cooldown idem, etc, etc, etc.... Ou seja, adapte a macro ao seu jogo e a sua classe, se eu for ficar exemplificando cada macro para cada classe, não termino antes do lançamento do Wrath of the Lich King.
E agora você testa a sua macro. Clique nela, ou aperte o botão correspondente nela se você remapeou o teclado. A magia é castada. Nussa. É verdade, essa é sempre a primeira reação que temos ao usar uma macro, ainda que simples, A MACRO REALMENTE FUNCIONA.
Porém a macro tem um só comando ainda, não usamos os falados parâmetros, condicionais, etc. Vamos adicionar então a primeira condicional na macro. Eu quero que a magia que estou colocando ali (fade) somente seja castada quando estiver em combate. É irritante clicar sem querer em um botão e castar uma magia ou uma habilidade com um cooldown significativo e na hora de realmente usar ver que ela foi castada por erro.
Assim, minha macro ficaria:/cast [combat] fade
Mas que raios!!!! Colchetes?????? hahahah, eu estou indo passo a passo. Vejam bem, a parte de sintaxe ainda não acabou, mas estou tentando colocar um pedaço de cada vez e conforme vão surgindo as necessidades. Na linguagem, de macros do WoW, TODAS as condicionais devem vir [entre colchetes]. Como toda regra tem sua exceção, essa também tem. Todas as condicionais, MENOS UMA, tem que vir [entre colchetes], mas isso nos veremos quando explicarmos o mecanismo de /castsequence. Esse comando causa tantas frustrações e dúvidas que vamos guardar ele para um capítulo específico.
Da macro acima podemos tirar a seguinte conclusão: Comandos sempre vem antes de condicionais que sempre vem antes de parâmetros. Agora complicou de vez.
Na verdade o que a macro acima faz é dizer ao jogo: "se eu estiver em combate, caste fade, caso contrário não faça nada". Assim o comando deve vir antes (para que o computador saiba o que fazer se a condicional for encontrada) verificar se a condicional é verdadeira ou falsa (a fim de desencadear o parâmetro) e por último, verificado o que fazer e quando fazer, finalmente desencadear a ação.
Explicando o funcionamento de uma macro: não a sintaxe, mas já aviso que vamos ter que voltar a ela mais pra frente, mas ainda necessário para que você saiba lavar as mãos. Em uma macro de diversas linhas, cada linha é independente. É isso mesmo, o que uma linha faz tem zero de efeito DIRETO na linha seguinte ou anterior (com uma exceção é claro, que citaremos mais pra frente). Quando você inicia uma linha, você acabou de resetar o padrão acima, você precisa colocar um novo comando, incluir quaisquer condicionais que queira levar em consideração, e incluir os parâmetros.
Se você colocar na linha seguinte um ponto e vírgula ";" você está dizendo ao computador que o comando, apenas o comando, é o mesmo da linha anterior. Como o jogador somente tem 255 caracteres disponíveis é sempre bom ter isso em mente.
Então, para que estamos falando de linhas múltiplas, oras, porque este guia é passo a passo, então vejamos como a macro pode ser expandida:/cast [nocombat] resurrection
/cast fade
Oras, não é interessante, acabei de colocar dois spells que estão SEMPRE na barra de um priest, mas quando um é usado o outro não pode ser usado, ou seja, a macro acabou de economizar espaço para você, dois spells e um botão, com duas condicionais. Se estiver fora de combate ele casta ressurrection e se estiver em combate casta fade. Mas analisando bem a macro você notou algumas mudanças na macro.
Primeiro foi removido o [combat] do fade e colocado a condicional [nocombat] na frente de ressurection. Bom....a linguagem da macro vai, normalmente, tentar executar CADA LINHA de uma macro. Assim dito, a Blizzard não quer que ninguém consiga criar uma macro metralhadora, que é apertada uma vez e faça tudo pelo jogador (simplificar é uma coisa), como castar 4 DOTs instantâneos por exemplo. Assim, se uma linha desencadeia um cooldown (e todos os spells e habilidade tem um cooldown mínimo de 1 segundo definido pela Blizz) todas as outras linhas que tenham que esperar o cooldown não funcionarão. A macro vai tentar conseguir uma mensagem de "esperando o cooldown" do servidor, e irá para a próxima linha. Isso é verdade até para spells e habilidade que APARENTEMENTE não tenham cooldown em sua descrição. Assim, se você estiver em combate e castar a sua macro sem o [nocombat], você receberá uma mensagem de erro dizendo que você está em combate e que o ressurection não pode ser castado, na verdade a mensagem apenas dirá que você está em combate, o resto tem que ser deduzido pelo jogador.
Viu só, o computador apenas pode fazer uma coisa de cada vez. Assim a ordem tem que ser: dizer para castar o spell; começar o cooldown; checar a validade das condicionais (se está ao alcance do spell, se o alvo não está morto, se você não está correndo); começar o cast da habilidade ou retornar a mensagem (out of range, cannot do that while in combat, etc.). Só depois disso tudo a nova linha se inicia. Mas ops, o cooldown da primeira linha ainda não acabou, por isso não pode ser castada a nova habilidade.
Mesmo assim a macro acima irá funcionar. E o porque? Porque eu disse a ela que só execute a primeira linha SE E QUANDO você não estiver em combate. Assim se você estiver em combate ela falha automaticamente e passa a segunda linha sem esperar o cooldown, se não estiver em combate ela casta o ressurection e esse, como tem de esperar o cooldown, não inicia pelo que disse no parágrafo anterior.
Complicado, sim, mas a manha vem com o tempo. O que a macro fez foi perguntar no primeiro spell: "a condicional é verdadeira? se sim caste o spell, se não ignore o resto da linha e passe para a próxima delas.
Segunda alteração, meio óbvia e já citada acima. Coloquei o "no" antes da condicional. Isso porque toda condicional aceita o "no" antes dela. Assim do mesmo jeito que a primeira macro dizia "se eu estiver em combate caste fade", a segunda diz "se eu não estiver em combate caste ressurection".
Terceiro - porque a condicional foi movida? Ou seja, não podia ter continuado a /cast [combat] fade na primeira linha e DEPOIS a ressurection na outra linha sem a condicional? Sim poderia, e a macro teria funcionado perfeitamente. Mas vamos introduzir algo extremamente útil para macros, e como isso já foi citado anteriormente, está na hora de trazer ele para o guia.
Voltamos à lição anterior, a lista de comandos e as ressalvas de que ia citar sobre o ponto de interrogação mais para frente e sobre dois comandos que SÃO AFETADOS por outras linhas.
Se a primeira linha de sua macro for #show ou #showtooltip E VOCÊ ESCOLHEU o ponto de interrogação como ícone da macro, o ícone que irá aparecer em sua barra de ferramentas é o do primeiro parâmetro que será castado, a fim de exemplificar e mostrar a diferença do #show do #showtooltip, vamos primeiro atualizar nossa macro:#showtooltip
/cast [nocombat] resurrection
/cast fade
Abra também a janela de macros, clique na sua macro e mude o ícone que você escolheu pelo ponto de interrogação.
Agora olhe para o seu botão na sua barra de ferramentas. O que você vê? Sim, o ícone de ressurrection. Mas tente entrar em combate. Pronto, o ícone muda automaticamente para o segundo parâmetro, qual seja, fade. Os comandos #show e #showtooltip não afetam nenhuma linha, mas é afetado por todas as linhas. Assim se a condição da primeira linha é verdadeira (não estou em combate) mostra o ícone do primeiro parâmetro, se a condição da primeira linha muda para falso (você ataca alguém) o ícone muda para o segundo parâmetro.
Vá lá testar e se divertir um pouco.
Pronto, você está de volta e quer me mandar 1.000.000 de golds no meu char pela ajuda que estou te dando aqui. hahahahahahahaha
Voltando ao guia. Qual a diferença dos comandos #show e #showtooltip? O primeiro somente mostra o ícone, o segundo é um ícone e uma ferramenta. Se você passar o mouse sobre o ícone que estiver aparecendo no momento, ele vai mostrar os atributos do spell ou habilidade como mana, cooldown, rank, etc. Ou seja, aquela caixinha é chamada de tooltip.
Pronto, você tem uma macro útil pronta. E não somente se você é um priest, siga os mesmos passos com outra classe e char, mas mudando os spells e aplique o que aprendeu aqui. Veja qual o spell que você usa em combate e um que não usa em combate e faça o mesmo teste. Assim que a macro estiver pronta, renomeie ela. Siga os mesmos procedimentos que você fez para mudar o ícone e mude o nome dela para o nome que você quiser. Mas a fim de melhorar ainda mais a sua jogabilidade, vamos remapear o seu teclado para atribuir uma tecla do seu teclado a ela, assim você sempre poderá clicar nela, ou apertar o botão do teclado para iniciar a macro.
(n.t.) Neste ponto eu sugiro a leitura desse meu post aqui para que você entenda a eterna e interminável discussão de Clickers e Pushers.
Assim que a macro estiver pronta, puxe ela para uma de suas barras de ferramentas, não precisa ser na padrão, pode ser em uma lateral mesmo. Caso você não saiba habilitar as barras de ferramentas auxiliares, clique em "esc", clique em "interface" clique em "tollbars" e habilite tudo menos o "lock toolbar", pronto, todas as barras de ferramentas do WoW estão aparecendo na tela. Você eventualmente pode mudar elas de lugar, rearranjar botões, mudar a cara delas, tudo com o auxílio de Addons específicos para as barras de ferramenta, mas isso é trabalho para outro post.
Para remapear o seu teclado, será necessário clicar "esc", depois em "Key Bindings". Você verá a descrição da barra de ferramentas do lado esquerdo e as atribuições do teclado àquela barra. A primeira coisa que se nota é que cada espaço (slot) da barra pode ter atribuída pelo menos duas teclas ou botões do mouse. A segunda coisa importante aqui é que, da mesma forma que a macro, você pode atribuir um botão no teclado no geral (ele vai funcionar para todos os seus chars) ou pode fazer isso para um char específico. Eu prefiro fazer sempre específico, pois cada classe joga diferente da outra.
Agora role a tela até achar qual foi o slot que você atribuiu à sua macro novinha, caso se confunda, refaça o caminho de abrir cada uma das barras e fazê-las aparecer na tela, automaticamente voce irá perceber qual barra é a de baixo, qual a do lado e qual a outra.
Escolha o slot correspondente, clique com o botão esquerdo no primeiro botão vermelho e aparecerá “Press key to bind command", selecione a tecla do teclado que você quer que corresponda à sua macro nova, clique neste botão, clique em "confirm" e TARÁÁÁÁÁÁÁÁ´seu teclado acaba de ser remapeado. Toda vez que você clicar na tecla escolhida ela acionará a macro.
Pronto, a primeira lição acaba aqui, é bastante coisa para ler, estudar, entender e testar. O resto do guia vem ainda essa semana.
Espero que gostem.
Abraços
Ganso
Blue Post da Blizzard confirma a existência de Dual Specs
Cansado de gastar seus preciosos e suados golds mudando a build de Restorarion para Feral? De Retribution pra Holly?
Seus problemas acabaram, adquira já o novíssimo resetator-gold-free-specator Tabajara e viva feliz.
hahahahahaha
Na verdade a Blizzard confirmou que uma nova mecânica está sendo trabalhada para possibilitar aos jogadores a mudança rápida, fácil e barata de builds.
A nova funcionalidade ainda não está pronta nem definida e deve vir após o lançamento da expansão do Wrath of the Lich King, em algum patch posterior, ainda sem data de lançamento.
Essa era uma reivindicação de longa data dos jogadores que tinham que gastar seus golds farmados com paciência, sempre que queriam resetar a build e jogar diferente.
Agora toda e qualquer classe poderá fazer a sua build particular.
Abraços
Ganso
sexta-feira, 3 de outubro de 2008
Nerf de Instances confirmado pela Blizzard antes do Wrath of the Lich King.
Ontem de noite mais um blue post da Blizzard apareceu nos foruns internacionais.
Este post confirma o nerf de instances, o post em azul eu transcrevo abaixo:
To coincide with the upcoming new talents and mechanic changes for classes in the next patch, we are making some adjustments in existing raid content to provide a smooth transition when the upcoming patch is released. The creatures and bosses in raid dungeons that were introduced in The Burning Crusade will have their health reduced, and most will have their standard melee damage output reduced as well, but their spell and ability damage are not being changed. These changes are being made in all raid dungeons from Karazhan to Sunwell Plateau as well as the outdoor encounters of Doom Lord Kazzak and Doomwalker. On top of this Illidan is also doing his part and will stop casting Shear on players.E a tradução dele:
Para coincidir com a vinda dos novos talentos e mecânicas do jogo e de classes no próximo patch, nós estamos ajustando o conteúdo existente de raids para suavizar a transição quando o patch for liberado. As criaturas (mobs) e os bosses de raid dungeons que foram introduzidos com a expansão "The Burning Crusade" terão sua vida e a dano melee reduzidos (segundo informações de Beta Testers foi reduzida em 30% conforme eu informei aqui, mas os spells e o dano deles não será alterado. Estas mudanças estão sendo feitas em todos os raids dungeons desde Karazhan até Sunwell Plateau, assim como os encontros normais fora de raids, como o Doom Lord Kazzak e Doomwalker. No topo disso tudo, o próprio Illidan está fazendo sua parte e parando de castar Shear nos players.Então foi confirmado.
A fim de possibilitar que os jogadores comecem a jogar a expansão Wrath of the Lich King com equips bons, a Blizzard facilitou o acesso aos Tiers 4, 5, 6 e 6,5. Alguns players vem reclamando desses nerfs pois tiveram que ter muita dedicação e organização para matar esseou aquele boss, mas no geral eu entendo o que a Blizzard quer.
Com a vinda da expansão, a promoção do Recruit a Friend, o lançamento de Age of Connan e do Warhammer, a Blizzard vem tentando cada vez mais atrair e reter jogadores. Por isso está facilitando algumas coisas a fim de que os novos jogadores que estão iniciando, não tenham tantas dificuldades em passar pelo conteúdo já existente.
O que vai dificultar, na realidade, é o conteúdo de 70 a 80, visto que já temos notícias de que a evolução de 1 a 60 que já havia sido facilitada quando do lançamento do Burning Crusade, será mais facilitada e o up do 60 ao 70 idem.
Aliás eu não ficaria impressionado se a promoção do recruit a friend, que hoje em dia acaba quando o char chega no 60, fosse extendida até o 70.
É tudo questão de focar o jogo no conteúdo de 70 à 80, que segundo a Blizz se compara em tamanho ao Burning Crusade.
Abraços
Ganso
Leia Mais…
quinta-feira, 2 de outubro de 2008
Patch 3.0.2 - Data de lançamento anunciada
Segundo esse post aqui do WoW Insider foi anundicada a data de lançamento do novo patch antes da expansão.
Segundo eles dia 14 de outubro de 2008 será a data em que o jogo começara a experimentar as principais mudanças que virão com a expansão Wrath of the Lich King.
Muito tem se noticiado sobre esse patch, dizendo que será enorme e trará importantes novidades no jogo. Correm boatos de invasões, nerf em instances como informado aqui e modificações na UI (User Interface).
E aí, ansioso pelo lançamento? Deixe seu comentário abaixo para que todos possam te ouvir.
Abraços
Ganso
com a colaboração de Glamdring
quarta-feira, 1 de outubro de 2008
Patch 3.0.2 irá nerfar as Instances
Segundo esse post do wowinsider com o lançamento nos PTR (Public Test Realms) ontem do patch 3.0.2, foi percebido que todas as instances de lvl 70 foram nerfadas (facilitadas).
Todos os mobs e todos os Bosses estão com o HP diminuído em 30%, ou seja, antes do lançamento do Wrath of the Lich King - WotLK, a Blizzard quer que os jogadores experimentem as Instances do The Burning Crusade e se equipem para enfrentar desafios maiores.
Agora é esperar e ver se essa nerfada será repassada quando do lançamento do Patch 3.0.2 fora do beta test.
Abraços
Ganso
Blizzard volta atrás - Honor Points não serão mais resetados
Hoje apareceu um novo post azul nos Fóruns internacionais de World of Warcraft informando que os Honor Points ganhos em PvP, Arenas e Battlegrounds não serão mais resetados.
Isso porque, conforme eu informei aqui, havia a informação oficial de que estes seriam resetados e que o novo patch traria equipamentos novos para os jogadores gastarem os pontos de honra antes da vinda da expansão do Wrarth of the Lich King - WotLK.
A mudança de opinião foi originada após a indignação de centenas de jogadores no post original de informação terem se manifestado contrariamente ao reset.
Eu concordo com a manutenção dos pontos de honra. Como eu já disse aqui, durante muito tempo joguei em servidores privados e somente há dois meses fui seduzido pelo oficial. Porém, entendo que quem joga a mais tempo e farmou com paciência suas medalhas de Battleground, seus pontos de Arena e seus pontos de Honra, devem manter os mesmos por uma questão de justiça.
Eu mesmo estava farmando pontos de Honra no Battleground de Alterac Valley, mesmo lvl 60 ainda, eu tenho cerca de 7.000 pontos de honra e 1.800 Honor Kills, estava farmando isso para chegar no lvl 70 com o set Merciless Gladiator's Dreadgear completo, com arma e trinket.
E você, o que achou da decisão da Blizzard? Poste seu comentário abaixo.
Abraços
Ganso
segunda-feira, 29 de setembro de 2008
Mapa interativo de Northrend
A Blizzard colocou em seu site oficial, um mapa oficial de Northrend onde é possível visualizar o lvl cap de cada uma das novas regiões, os flight points e outras coisas interessantes.
Vá até o site e confira.
Abraços
Ganso
Novos Itens de Honra revelados:
Nesse meu post aqui eu informei que os pontos de honra seriam resetados antes do lançamento da expansão Wrath of the Lich King.
Recentemente um Post Azul foi atualizado nos fóruns americanos indicando quais itens estarão a venda a partir do próximo patch a ser lançado, lembrando que posts azuis nos fóruns oficiais são sempre de pessoas ligadas a Blizzard.
Clique no Leia mais e veja quais são os itens que estarão disponíveis.
Cloak of Certain Reprieve
Binds when picked up
Back
130 Armor
+42 Stamina
+18 Intellect
Requires Level 70
Equip: Improves your resilience rating by 28 (0.71% @ L70).
Equip: Restores 8 mana per 5 sec.
Equip: Increases spell power by 33.
Sergeant's Reinforced Cape
Binds when picked up
Back
130 Armor
+42 Stamina
+26 Intellect
Requires Level 70
Equip: Improves your resilience rating by 30 (0.76% @ L70).
Equip: Increases spell power by 33.
The Gladiator's Resolution
Binds when picked up
Back
130 Armor
+42 Stamina
Requires Level 70
Equip: Improves critical strike rating by 26 (1.18% @ L70).
Equip: Improves your resilience rating by 20 (0.51% @ L70).
Equip: Increases attack power by 56.
Equip: Increases your armor penetration rating by 18
Volanthius Shroud
Binds when picked up
Back
130 Armor
+42 Stamina
Requires Level 70
Equip: Improves critical strike rating by 19 (0.86% @ L70).
Equip: Improves your resilience rating by 28 (0.71% @ L70).
Equip: Improves haste rating by 18 (1.14% @ L70).
Equip: Increases spell power by 33
Battlemaster's Resolve
Binds when picked up
Trinket
Requires Level 70
Equip: Increases attack power by 120.
Use: Increases maximum health by 1750 for 15 sec. Shares cooldown with other Battlemaster's trinkets. (3 Min Cooldown)
Battlemaster's Courage
Binds when picked up
Trinket
Requires Level 70
Equip: Increases spell power by 70.
Use: Increases maximum health by 1750 for 15 sec. Shares cooldown with other Battlemaster's trinkets. (3 Min Cooldown)
Battlemaster's Celerity
Binds when picked up
Trinket
Requires Level 70
Equip: Improves haste rating by 60 (3.8% @ L70).
Use: Increases maximum health by 1750 for 15 sec. Shares cooldown with other Battlemaster's trinkets. (3 Min Cooldown)
Battlemaster's Aggression
Binds when picked up
Trinket
Requires Level 70
Equip: Improves critical strike rating by 60 (2.72% @ L70).
Use: Increases maximum health by 1750 for 15 sec. Shares cooldown with other Battlemaster's trinkets. (3 Min Cooldown)
Abraços
Ganso
domingo, 28 de setembro de 2008
Arena pra Iniciantes:
Como não achei nenhum guia decente em Português, que explicasse de uma forma coerente o sistema de Arenas, de pontuação e dicas para iniciantes, resolvi compilar infomações de diversos guias e fazer o meu mesmo.
Desde a implantação das Arenas no World of Warcraft e os equipamentos disponibilizados para compra com pontos de Arena, muitos jogadores passaram a dedicar cada vez mais tempo a isso, mas muitos não entendem corretamente o funcionamento da Arena.
Como não sou de citar coisa e não indicar de onde tirei, seguem minhas fontes de consulta:
Arena for Dummies I
Arena for Dummies II
Guia retirado do fórum americano
Guia de Arena do wowwiki
Guia do Ten Ton Hammer
I - Introdução - O que é uma Arena:
Arenas são campos de batalha onde times de jogadores podem se enfrentar na modalidade de PvP, essas Arenas são ambientes onde somente entram os times formados, o que evita a interrupção e interferência de outros jogadores. Ganha a partida da Arena o time que conseguir matar todos os oponentes do outro time. Caso o jogador morra dentro da Arena ele terá a opção de ficar como espírito espectador.
O sistema das Arenas tenta equalizar as forças dos dois times por meio de um ranking baseado no sistema de pontuação utilizado no Xadrez, que será explicado mais adiante. Cada partida ganha eleva o nível do time e o habilita a enfrentar cada vez times com ranking superior. Os equips que podem ser comprados com os pontos de arena são voltados ao PvP e geralmente são tão disputados como os Tiers dropados pelos Chefes de cada instance.
Existem 3 tipos de partidas de Arenas 2v2, 3v3 e 5v5, mas o time formado pelos jogadores pode ter até o dobro de jogadores, mas somente podem entrar 2, 3 ou 5 de cada vez dependendo do tipo de jogo. Isso evita que você fique impossibilitado de jogar se um dos componentes faltou.
Ao contrário de Battlegrounds e do PvP normal de servers PvP, na Arena é possível enfrentar times da sua própria facção.
Apesar de apenas jogadores que já atingiram o lvl 70 poderem ganhar pontos de Arena e pontos de Arena individuais, jogadores abaixo do lvl 70 podem participar de Arenas sem contar pontos para treinar suas habilidades no PvP.
Os pontos de time e os pontos individuais são posteriormente utilizados para comprar equipamentos que concedem stats altos para o player. Assim como o Tier 6 de PvE, conseguido em Dungeons e Raids, o Set Arena Season 4, garante um equipamento com os melhores stats para PvP.
O tier 6 de Raids equivalia ao Arena Season 3;
O tier 6,5 (tier 6 com os equips de Sunwell Plateau) equivale ao Arena Season 4.
Existem dois tipos de jogos de Arena: Skirmish e Rated Match, no primeiro deles qualquer player pode participar independente do lvl, mas ele não garante pontos, para participar do segundo tipo é necessário lvl 70 e a formação de um time.
Existem 3 arenas atualmente no jogo:
1 - Ring of Trials em Nagrand;
2 - Circle of Blood em Blade's Edge Mountains;
3 - Ruins of Lordaeron em Tirisfal Glades.
Com a vinda da expansão Wrath of the Lich King - WotLK, mais duas estarão sendo implementadas:
4 - Dalaran Arena em Dalaran; e
5 - Orgrimmar Arena em Orgrimmar.
As Arenas, e os equips que podem ser comprados com os pontos de Arena, são dividios em Estações (Seasons), atualmente estamos na Season 4, iniciada em 24 de junho de 2008, as outras seasons foram:
Season 1 - iniciada em 30 de janeiro de 2007 e finalizada em 19 de junho de 2007, durou 20 semanas e coincidiu com o Pactch 2.1.2;
Season 2 - iniciada em 20 de junho de 2007 e finalizada em 26 de novembro de 2007, durou 23 semanas;
Season 3 - iniciada em 28 de novembro de 2007 e finalizada em 23 de junho de 2008, durou 29 semanas.
II - Entrando em um time ou formando o seu:
Você pode ser convidado a entrar em um time de arena ou formar o seu. Para formar o seu será necessário a compra de um Arena Team Charter de algum NPC, os NPC's que vendem esses itens são: "King" Dond; Bip Nigstrom; Steamwheedle Sam. O Arena Team Charter custa 40 gold por membro, assim um item para um time de 2 pessoas custará 80 golds, um de 3 pessoas 120 golds e um de 5 pessoas 200 golds.
Assim que você comprar o item você terá de dar um "nome provisório" para o time de Arena que quer criar, esse nome poderá ser alterado posteriormente. Assim que ele estiver em seu inventário você poderá convidar os demais participantes e estes tem de aceitar entrar para o time, mais ou menos como a formação de uma guilda. Assim que conseguir as assinaturas necessárias (3 assinaturas para o time de 2, 5 assinaturas para o time de 3 e 9 assinaturas para o time de 5), você volta a um dos organizadores da Arena e finaliza a opção nomeando a equipe e desenhando um logo para o time.
Após a entrega e registro, você poderá clicar no NPC e entrar na fila de uma das arenas, da mesma forma que o Battleground.
Se você for o capitão do time, poderá remover e incluir membros do seu time de arena até o limite de duas vezes o tamanho do time necessário para um jogo.
Se você for o capitão, o time tiver vaga, e quiser incluir alguém basta digitar '/teaminvite [2v2, 3v3, 5v5] [nome do jogador] (note que somente é necessário digitar uma das equipes).
Para sair de um time, basta digitar '/teamquit [2v2, 3v3, 5v5], se vc for o capitão, deve antes passar a liderança a outro jogador digitando '/teamcaptain [2v2, 3v3, 5v5] [nome do jogador que será o novo capitão].
Para acabar com um time basta digitar '/teamdisband [2v2, 3v3, 5v5]
Para remover um jogador, basta selecionar ele na interface da Arena e dar "remove".
Sair de um time de arena e ir para outro, resetará seus pontos de arena para 1.500 para aquele tipo de time (2v2, 3v3 e 5v5).
III – Pontos de Arena e Pontos Individuais:
Logo que você chegar ao lvl 70 e formar seu primeiro time de Arena, será estabelecido como pontuação incial, tanto para seu time como individualmente, 1.500 pontos. Estes 1.500 pontos vão variar conforme o time e o jogador se envolvem nas partidas de arena.
Com a introdução dos Pontos Individuais, o requisito para a compra de diversos itens de arena foi estabelecido a fim de diferenciar o jogador que efetivamente participa das Arenas daquele que somente faz os jogos necessários para angariar os pontos de time.
Os jogos de arena fizeram tanto sucesso que com a vinda da expansão Wrath of The Lich King (WotLK) a Blizzard prometeu resetar os pontos de honra de todos os jogadores e informou que a maioria dos itens de honra terá como requisito uma pontuação mínima de Arena, conform informou o wowinsider.
Os pontos de Arena são calculados por partida e seguem o sistema ELO de pontuação, que é utilizado pela Federação Mundial de Xadrez.
A fim de manter a pontuação mais justa, o sistema ELO pega a pontuação inicial de cada time e calcula estatisticamente a chance que cada time tem de ganhar a partida. Ao final ele compara a previsão incial e o resultado da partida. A diferença das duas probabilidades é aplicada então sobre um montante fixo de pontos permitidos por partida. Isso possibilita que um time tenha que lutar arduamente para conseguir seus pontos de Arena por diversas vezes, ao invés de apenas enfretar um oponente uma vez e, num golpe de sorte, vencer o time.
Um exemplo de cálculo, retirado do wowwiki.
Time A – Pontuação atual - 1500pt
Time B – Pontuação atual - 1580pt
Probabilidade de vitória do time A: 1 / (1+10(1580 - 1500)/400) = 0.38686
Probabilidade de vitória do time B: 1 / (1+10(1500 - 1580)/400) = 0.61314
Se o time A vencer a partida:
Nova pontuação do time A: 1500 + 32*(1 - 0.38686) = 1500 + 19.62 = 1519.62
Nova pontuação do time B: 1580 + 32*(0 - 0.61314) = 1580 + (-19.62) = 1560.38
Se o time B vencer a partida:
Nova pontuação do time A: 1500 + 32*(0 - 0.38686) = 1500 + (-12.38) = 1487.62
Nova pontuação do time B: 1580 + 32*(1 - 0.61314) = 1580 + 12.38 = 1592.38
O número 32 é o número máximo de pontos que pode ser ganho ou perdido em uma partida. Se os dois times forem da mesma pontuação, quem ganhou ganhará exatamente 16 pontos e quem perdeu, perderá 16 pontos. Assim a diferença entre dois times com uma mesma pontuação será, após uma partida de 32 pontos.
Um time com uma pontuação muito acima, jogando com um time com uma pontuação muito abaixo, ganhará proporcionamente menos pontos do que se enfrentar alguém do prórpio nível.
A pontuação individual somente muda conforme o jogador participa das disputas de arena. Se o jogador participar de todas as disputas que o time se envolver durante a semana, sua pontuação final será idêntica a do time.
Para que o jogador e o time ganhe os pontos de Arena nas terças de manha em servidores americanos e quartas de manha em servidores europeus, seu time deve ter jogado um mínimo de 10 disputas naquela semana e o jogador deve ter participado de pelo menos 30% dessas disputas para ter sua pontuação individual alterada.
Atenção. O jogador somente ganhará os pontos de um dos times em que participa. O jogador receberá a pontuação do time que conceder a maior pontuação durante aquela semana, assim se o jogador participa de 3 times, um de 2v2m um de 3v3 e um de 5v5, somente receberá os pontos equivalentes ao time que mais pontuou.
IV – Como funciona uma partida de Arena:
Após o jogador se inscrever, aparecerá uma tela idêntica à do Battleground para ele entrar em combate.
Os jogadores dos dois times iniciam a partida em uma área de contenção. Vida, Mana e Energia são totalmente recuperados imediatamente. Todos os buffs, itens conjurados e pets são retirados. Os jogadores poderão ser buffados e castar quaisquer magias dirante 60 segundos sem que isso custe mana (inclusive Soulshards).
Após os 60 segundos iniciais de preparação a partida começa e somente acaba quando um time derrotar o outro matando todos os componentes do outro time.
Habilidade que tenham um cooldown maior do que 15 minutos não podem ser usadas nas partidas de arena (Incluindo Rebirth). Comidas e bebidas conjuráveis, bandagens, Star’s Tears e Healthstones podem ser usadas. Quaisquer outros consumíveis são proibidos.
Assim que um jogador morre ele pode escolher liberar o espírito e continuar assistindo a partida.
Após a partida uma janela de estatísticas aparecerá na tela. A janela ainda mostra o total de pontos do time após aquela partida.
V – Termos importantes, composição de times e estratégias básicas:
Como tudo relacionado a World of Warcraft, os termos e estratégias usados na Arena geraram novos termos para facilitar a comunicação dos times.
Da mesma forma, existem algumas composições de times que são mais comuns do que outros, por já terem sido experimentados.
E ainda existem modalidades de jogo diferente do que vemos no PvP do dia a dia ou em Battlegrounds.
Composições de times mais comuns:
Time 2345:
Esse time teve seu nome por causa do Shaman que faz parte dele. Diz-se que nesse time o Shaman somente tem que apertar os notões 2, 3, 4 e 5 para ganhar a arena, cada botão correspondendo a uma habilidade, qual seja Heroism, Lightning Bolt, Nature’s Swiftness, Chain Lightning instantâneo e Frost Shock.
O time é composto de um Arms Warrior, um Priest Discipline, um Holly Paladin, um Shaman Elemental e um Frost Mage. Essa composição tem 2 healers e 3 DPS.
O time ainda depende muito do combo do mago de “burst damage” Frost Nova , Frostbolt e Ice Lance .
A estratégia básica desse time é auxiliar o Warrior, que aplica o Mortal Strike em um alvo enquanto esse alvo recebe dano maciço do Shaman e do Mage.
Time 2346:
Um time com a composição próxima da anterior mas trocando o Mage Frost por Warlock com Felguard ou um Warlocl SL/SL. Esse time é um pouco mais defensivo que o anterior, porque troca o dano do Mage pelas técnicas de crowd control do Warlock.
Time com 4-DPS:
Um time com 4 DPS's e um healer de qualquer classe. A simplicidade aqui faz toda diferença, a idéia é concentrar o poder de dano em um oponente do time adversário logo no início do combate, a fim de desequilibrar o outro time. Um time com 4 Shamans Elementais é mortal na Arena se os jogadores souberem utilizar as habilidades corretamente.
Geralmente ao combater um time 2345 ou 2346, os 4 DPS devem focar seu dano no Warrior por causa do battle Stance que aumenta o dano em 10%.
Um time que ficou conhecido nos servidores e foi chamado de JAC - Jollu Asian Clams - é composto de um Mage Frost, um Shadow Priest, um Subtley/Shadowstep Rogue e um Affliction Warlock, o heal fica por conta de um Shaman Restoration. Este time ficou conhecido após os membros dele passarem do rating de 2.200 usando somente equipamentos voltados para PVE.
Time Cleave:
Um time composto de 3 meele DPS e 2 healers, geralmente um Mortal Strike Warrior, um Shadowstep Rogue e um Enhancement Shaman.
Pode ser aplicado a um time de 3v3 com duas classes de melee e um healer.
A estratégia aqui é focar o dano em uma classe que use cloth matando ele no início do combate e desequilibrando o outro time.
Time Drain:
Um time em cuja composição tem uma ou mais classes com a habilidade de dreno de mana (Hunter, Priest e Warlock), essa habilidade é usada em conjunto contra o healer do time contrário, retirando a possibilidade de heal do outro time.
Somente depois do dreno de mana é que o time vira ofensivo.
Time Eurocomp:
Time simples - Druida, Mago, Rogue, Priest e Warlock. É chamado dessa maneira porque se originou nos servidores Europeus. A estratégia inteira se funda na habilidade que cada classe tem de usar o chamado crowd control em benefício do time. Esse time é muito difícil de ser derrotado pois o crowd control pode acabar com uma estratégia definida do outro time.
Time RMP:
Time focado no jogo de 3v3 composto de Rogue, Mage e Priest. Aqui o que conta é o crowd control, aliado a um dano alto do rogue e a cura do priest. Um time desse ganhou o Worldwide Invitational tournament.
Termos e estratégias utilizadas em Arenas:
DR - Diminishing Returns
Mecânica de jogo mais importante para quem quer mandar bem no PvP. Diminishing returns se aplica a qualquer habilidade de Crowd Control aplicada em PvP (Fear, Polymorph, Howl of Terror, Stun, Root, etc).
Funciona mais ou menos assim. A primeira vez que o jogador aplica uma habilidade de crowd control em um inimigo o spell vai funcionar por no máximo 10 segundos, mesmo que ele tenha 20 segundos de duração como o Fear. A segunda vez que ele for aplicado no mesmo inimigo, sua duração diminuirá para 50% do tempo. A terceira vez diminuirá a duração para 75% do tempo e fará com que o alvo se torne imune a qualquer magia da mesma categoria. Para que essa regra não se aplique mais é necessário que o alvo fique 15 segundos sem nenhum spell de crowd control aplicado a ele.
Gib ou Instagib:
Matar um inimigo da maneira mais rápida possível. Termo retirado dos jogos de tiro em primeira pessoa, onde os alvos explodem em sangue e membros (giblets). Geralmente usado por um time com 4 DPS que focam o dano no warrior ou no healer do time contrário desequilibrando a partida de Arena.
LoS - Line of Sight:
Outra mecânica essencial do PvP. Todo e qualquer magia ou habilidade do jogo requer que o alvo esteja na linha de visão para que a magia funcione. Usar o ambiente e cenário das Arenas a favor do jogador como pilares, altares, paredes é importante para evitar que o cast chegue ao final. Magias channeleds, não são interrompidas por esta mecânica de jogo.
Peel:
Tentar remover a pressão que um dos membros da equipe sofre. Geralmente os DPS focam o dano no healer do time adversário. Pell é tentar minimizar o dano ou tentar evitar que um adversário chegue perto do healer, seja usando alguma forma de crowd control ou ainda tentando dar "taunt" no inimigo. Apesar de não ser possível dar taunt em um jogador controlado por outro jogador, a maioria dos jogadores irá contra-atacar alguém que está atacando, isso é interessante na medida em que o healer que não aguenta dano pode ficar curando os membros.
Strip:
Remover os buffs do oponente deixando ele vulnerável a qualquer ataque. Habilidades como Purge, Dispel Magic, Spellsteal e a Devour Magic ajudam na tarefa.
Uma técnica usada para evitar isso é usar todo e qualquer tipo de buff possível de cada classe como o Detect Invisibility e Unending Breath que aparentemente servem somente para PvE são importantes nessa hora porque são dois "buffs a mais para serem dispelados.
Dicas para jogar uma partida de Arena melhor:
Dos sites acima citados, pude retirar algumas dicas para incrementar a jogabilidade das partidas de Arena no World of Warcraft, abaixo eu coloco algumas delas:
- Para ser um jogador de Arena bem sucedido é necessário muito estudo, seja da mecânica do jogo, seja da sua classe, raça, trinket, spell, inimigo, raça adversária, classe adversária.
- É necessário que se memorize as principais habilidade que cada inimigo pode usar contra você para aumentar o tempo de reação.
- É vital que o jogador memorize quais as forças e fraquezas de cada classe e de cada time que será enfrentado.
- É importante identificar com rapidez a composição do time adversário.
- Bons jogadores de arena conseguem visualizar o uso das habilidades pelos oponente e contar o cooldown deles. Da mesma forma conseguem visualizar quando um trinket foi usado e imaginar quando ele será usado novamente.
- O maior fator de sucesso nas Arenas é a comunicação, o uso de alguma forma de comunicação falada é de extrema importância.
- A maioria das classes do WoW joga de uma forma muito definida, aprenda a identificar e diferenciar um holly paladin de um Retribution, um Demonology Warlock de um Affliction, um Shadow Priest de um Discipline Priest, etc. Identificar a spec errada do adversário é o início do fim.
- Jogue algumas partidas de arena em modo Skirmish, a fim de conhecer a disposição do ambiente e ver como isso poderá ajudá-lo, como sair da Line of Sight por exemplo, ou como subir em locais de difícil acesso, chegar mais rápido do outro lado, etc.
- O jogador deve achar o melhor equilíbbrio entre dano, vigilância e evitar ser o alvo preferido do outro time.
- Fique atento a tudo que acontece a sua volta, as vezes quando o jogador foca sua atenção em algo, seja dano, heal, ou outra coisa, esquece o que se passa nos arredores. Fique atento e perceba quando aquele rogue entrou em Stealth.
- Timing é vital e fundamental. Usar todas as suas habilidades em um jogador com escudo mágico é o início do fim.
- Mesmo perdendo a batalha, o timing é importante, geralmente quando um time está ganhando e o outro perdendo a mana do primeiro está no final e a partida pode ser facilmente manipulada para uma reviravolta por causa da paciência.
- Não fique nervoso. Faça muito Battleground e PvP para acostumar a usar macros, Addons e o próprio char. Saber usar todas as habilidades fundamentais sem desperdiçar nenhuma delas é o caminho para a vitória.
- Espere o DS explicado lá em cima acabar. Muitos adversários acham que por terem sido alvo de 3 CC seguidos eles serão imunes pelo resto da partida quando 15 segundos são suficientes para resetar a mecânica do DS. Assim que resetar use isso e o fato de que o trinket já foi usado a seu favor e desça a mandioca no inimigo.
- Cuidado com os conselhos mais comuns como: Ataque primeiro quem usa cloth. Isso porque essas classes sabem que são as preferidas e souberam se adaptar a isso. Veja só a quantidade de HP de um Warlock e você verá que derrotar um não é muito fácil, é preciso muito dano para matar um.
- Se quem você está atacando foge, não saia correndo atrás dele, as vezes ele está fazendo isso de propósito para tirar você do alcance do healer.
- Quanto mais se joga na arena mais experiência você adquire, mais fácil será o reconhecimento da composição do outro time e mais fácil você se moverá pelo ambiente e se utilizará dele para dar LOS no outro time.
- Coordenação e estratégia entre os membros do time é essencial, planejem, conversem, treinem, se conheçam, saiba quando você será curado, buffado, o que você deve fazer por eles e o que eles esperam que você faça são coisas diferentes.
- Não ache que lendo um guia como esse meu aqui é suficiente. o WoW evolui muito rápido e uma estratégia que serve para um pode não ser a ideal para você.
- Bole estratégias diferentes. Não torne o que você leu como lei. Adapte o seu jogo ao estilo do seu time e melhore o que está aqui escrito.
- Equipamento na Arena é um diferencial muito importante. Veja qual o melhor equipamento para PvP disponível e corra atrás dele. Geralmente para iniciar na Arena e ser bem sucedido necessita de no mínimo um equip do tipo Merciless. Esse equi pode custar cerca de 100 marcas e 130.000 pontos de honra (casos eja combinado com o trinket e a arma), assim se você quiser ser bem sucedido na Arena, corra atrás do equipamento. A maioria dos times de Arena recusa jogadores sem equipamento específico.
- Resilence é importante na Arena, quanto mais melhor, isso evita que você receba frequentemente danos críticos melhorando sua sobrevivência. Use dois tipos de equipamentos Merciless (um para sua spec e um para outra spec) isso já aumenta o total de resilence para 70 ao invés dos 35 iniciais.
- Diferentemente do que ocorre no PvP normal e nos BG's em uma arena alguns pets podem fazer toda diferença. Um Felhunter e suas habilidades podem acabar com uma partida em instantes.
- Use e abuse das bandagens, já que somente elas podem ser usadas, mas planeje quando e onde usar.
- De nada vale uma boa cura se o dano não é suficiente. Diversas vezes a melhor defesa será o ataque, por isso sempre se preocupe em ter um bom DPS, aliado a Stamina e cura.
- Não se importe em acabar com sua mana se isso for para matar alguém, se o jogador perceber que usar aquela habilidade que devora o restante da mana é necessário para matar um oponente, ele deve fazer isso, já que os times são pequenos e muito balanceados, um jogador faltando pode ser fatal para o outro lado. Mesmo porque uma partida de Arena quase nunca dura até o final da sua mana.
- Por outro lado, não desperdice sua mana em um ataque que não será vitorioso.
- Atacar um Warrior pode encher a Energia dele e possibilitar que ele te mate. Só ataque o warrior quando tiver certeza que vai matá-lo.
- Aprenda a usar o trinket no início do crowd control e no primeiro deles. Isso por causa do DS, o segundo crowd control será mais curto e mais fácil de sobreviver.
- Tente disfarçar o que você é. Se o inimigo imediatamente puder reconhecer a sua build, ele jogará exatamente para neutralizar sua habilidade.
Bom fica aí o guia para quem se interessar. Tentei colocar o máximo de informações possíveis a fim de tornar ele o mais completo possível, espero que ajude quem quer começar ou melhore o índice de sucesso de quem já joga.
Vamos ficar de olho no que a Blizzard nos preparou com a expansão Wrath of the Lich King, isso porque muitas habilidades irão ser alteradas e com a entrada do Death Knight em cena, algumas estratégias surgirão para incluir ele como um componente dos times de Arena.
Abraços
Ganso
src="http://pagead2.googlesyndication.com/pagead/show_ads.js">