quarta-feira, 29 de outubro de 2008

A invasão da Scourge e o significado real de mmo-RPG!!!!!!

Ando conversando muito no TS com o pessoal da Guilda sobre a recente invasão da Scourge e tenho percebido dois tipos de reações do pessoal.
Tem aqueles que estão, simplesmente, odiando a invasão de zumbis pois isso está prejudicando o seu leveling ou prejudicando a entrega das quests diárias.

De outro lado tem aqueles que entraram no espírito do jogo e estão simplesmente curtindo e se adaptando ao estilo do jogo.

Então me veio a mente o verdadeiro significado de MMORPG. Para quem não sabe MMORPG são as iniciais de Massive Multiplayer Online Role-Playing Game, ou traduzindo da forma mais literal possível, como fez a Wikipedia, jogo de interpretação de personagem online e em massa para múltiplos jogadores.

Por mais que muitos dos jogadores se preocupem somente em elevar o level de seus chars até o 70 e se tornarem os reis do PvP, ou ainda, conseguirem os melhores equipamentos do jogo para ficar desfilando, esse não é o espírito do jogo.

Primeiro de tudo. Warcraft antes de um jogo é um RPG. E a definição de RPG é a de um jogo de representação. Como tenho 33 anos e sou mestre de Gurps (Generic Universal Role Playing Game), D&D (Dungeons and Dragons), AD&D (Advanced Dungeons and Dragons) e Vampire, posso dizer que esse evento, apesar de alguns inconvenientes causados pelos próprios players, vem mostrando que a Blizzard sabe que o WoW é um RPG e está tentando incluir um novo conteúdo da melhor maneira possível.

Como sempre, adoro usar metáforas para explicar meu ponto de vista, então façamos um esforço de imaginação conjunta aqui com titio Gansolino:

"Imagine um belo dia você acordar no conforto da sua cama. Você vai até o banheiro, faz suas necesidades pessoais, toma banho, vai tomar café, conversa com sua mulher e com seus pais sobre a próxima viagem de família e quais os pontos turísticos da Atlântida você quer curtir primeiro.....opa....peraeeeeee caracoles.....Atlântida???? Como assim????"

É isso mesmo, soa estranho exatamente porque este continente não existe (apesar da "opinião" de alguns na Internet) e surgiu do nada, sem nenhuma introdução na história.

Agora vamos fazer um pouco diferente.

"Imagine um belo dia você acordar no conforto da sua cama. Você vai até o banheiro, faz suas necesidades pessoais, toma banho, vai tomar café, conversa com sua mulher e com seus pais sobre a próxima viagem de família e liga a Televisão para ver se o trânsito entre sua casa e o trabalho está muito complicado. Assim que você liga a Televisão verifica que em todos os canais está passando a mesma cena: A imagem mostra o oceano e você pode ver uma ilha. Olhando para o canto da tela você percebe que existe um mapa mundi, e que desenhado entre o continente americano e o africano, colocaram ali uma massa de terra que você nunca tinha visto antes, e está com a legenda "Atlântida". Você se desinteressa por completo do trabalho e fica sabendo que após anos de busca incessante o neto do Jacques Cousteau finalmente foi capaz de descobrir o continente perdido. E que por causa do aquecimento global o continente emergiu. Enão você começa a imaginar se terão passeios turísticos para conhecer o local e conversa com sua mulher e com seus pais sobre a próxima viagem de família e quais os pontos turísticos da Atlântida você quer curtir primeiro."

Sentiu a diferença?

Ah claro! Todos estamos sabendo que na expansão virá um novo continente chamado de Northrend, mas o que poucos sabem é que Northrend já era citado no Warcraft III, e que o Arthas Menethil comanda os Undeads e esta invasão, já que ele é o Lich King atual.

Para mais informações sobre a Praga de mortos vivos anterior a esta leia esse texto do wowwiki. Ou seja, a praga anterior havia sido enviada a Lordaeron pelo Lich King que foi substituído pelo Arthas.

Assim a conclusão a que chegamos com essa pequena leitura é que a atual praga é comandada do continente de Northrend, que já existe e sempre existiu, apenas os players ainda não podem ter acesso a ele, pelo próprio Arthas.

Assim, se você está puto com essa invasão, espere lançar a expansão, upe até o level 80, invada a Icecrown Citadel e encha esse idota do Arthas de porrada.

Esse é o verdadeiro espírito do RPG, seja em massa, seja on line, seja de papel. É que o muitos jogadores simplesmente querem jogar mais pela possibilidade de matar outros players do que por causa da história de fundo (que é chamado "Lore"). Você por um acaso sabe porque você mata um horda ou um Alliance?

Se respondeu simplesmente: Porque eles são da facção contrária. Sugiro que você instale o Warcraft III e jogue novamente e verá que nem sempre os Orcs pertenceram a Horda, aliás a Horda não existia até então.

Resolvi escrever este post pois tenho lido muita besteira na Internet quanto a esta invasão. Inclusive na guilda de que faço parte havia gente entendendo que essa invasão era por causa do evento de hallow's end.

E o mais legal aqui. Você pode optar pelos dois lados. Pode optar por se juntar aos defensores e matar os Uneads que invadem as cidades ou, se virar zumbi, se unir em grupos e ir disseminando a praga por Azerpth, só basta adaptar o seu jogo de representação à situação que achar mais conveniente naquela hora, tudo isso sem deixar de lado a diversão.

Anteontem eu entrei e peguei o portal em Shattrath para Stormwind. Chegando no Mage Quarter fui, imediatamente, transformado em Undead por quase 40 players que estava lá só esperando o pessoal que se teleporta. Me chamara para o grupo deles e ficamos lá infectando cada um que passava. Depois disso resolvemos transformar Stormwind em um campo de Undeads e fomos em direção ao centro. Infectamos a AH inteira, a Inn e o banco. Eu particularmente adorei invadir a AH, me colocar do lado de players e explodir em miúdos, entranhas, sangue e gás verde.

hahahahahahahahahahaha

Esse evento da Blizzard é muito bem elaborado. Ele introduz uma invasão nos continentes e mundos (isso mesmo Outland é um mundo diferente que foi arrasado por causa de portais) perpetrados pelo Lich King e nos dá o motivo e o plano de fundo perfeitos para invadirmos Northrend e enchermos a cara do filho da puta do Arthas de porrada.

Aliás, se todos os players se unissem em torno do evento, as invasões seriam facilmente rechaçadas. Em alguns realms RPG's li que foi exatamente isso que aconteceu, horda e alliance se uniram em Shatrath e ela não foi invadida da maneira que foi no realm Gurubashi, por exemplo. No realm Gurubashi teve dias em que o Argent Healer não dava conta de curar tanta gente infectada. Não dava nem mesmo para pegar o Grifo para outros locais.

Bom, era isso que eu gostaria de colocar aqui. WoW é, antes de tudo, um RPG e como tal, esse evento deve ser encarado como a introdução de um material inteiramente novo no jogo.

E você, o que achou da invasão? Gostou? Odiou?

Abraços

Gansolino

8 comentários:

Anônimo disse...

Como sempre Ganso! Parabéns pelo post.

Eu adorei a invasão, acho que é isso que faz o WOW ser o que é! isso torna o jogo "real"!

Flow emo!

LosTZiLLa

Anônimo disse...

Cara, eu tbem curti pacas a invasão da scourge. Isso me fez relembrar a destruição que houve em Stratholme e que o próprio Arthas foi lá pra eliminar a praga. Agora tem uma coisa... o Lich King não foi substituído pelo Arthas. Pela historia contada pelo warcraft 3, os dois se juntaram quando o Arthas pegou o helm e começou a usá-lo e se transformaram em um único ser. Me lembro muito bem da luta do Arthas com o fracassado Illidan, só ali já dá pra ter uma noção do que nos aguarda em Icecrown Citadel.

Jogo de Druid, Warsong - Horda

Anônimo disse...

Tambem gostei da invasão.Alem se ser um eventou muito divertido e muito bem elaborado.
A blizz (aka WoW) é referencia nos MMORPG por coisas desse tipo. Já joguei varios outros MMORPG e a unica que superou a minha espectivas é a Blizz e olha que faz somente 4 meses que jogo Wow.

Clebao - Aerie Peak - Aliance

Anônimo disse...

Eu nao gostei.
Tenho pouco tempo para jogar e quando estava comprando itens na AH para evoluir minha prof. de enchant, milhares de zumbi me atacaram. Nesse dia não consegui fazer nada ! Sem Dúvidas o evento é algo inovador e que demonstra claramente que WOW é um jogo de bastante conteúdo, mas, para jogadores casuais como eu, tenho certeza que foi um problema ! hehe
Mas enfim, tudo é diversão ... E que venha o Arthas e sua turma de putrefados !

Anônimo disse...

esse seu blog é muito legal, parabéns pelo trabalho, descobro o WoW a pouco tempo, não que não soubesse da existência dele, claro que sabia, mas comecei a jogar a pouco, mas tô adorando o jogo.Estou adorando essa invasão também.

Unknown disse...

Cara adorei seu blog e o modo como vc ve o wow..tenho 25 anos e jogo ele semparar pena que nao e na blizz, mas pretendo em breve ir pra la.........mas so uma coerção a Horda ja existe desde o Warcraft 2 la eles ja contavam com Orcs..Trolls..Undeads.....so foi adicionado no 3 os Taurens e Blood Elfs.....que ate entao eram da Ally....(pra quem nao lmebra os arqueiros era os BloodElfs....elfos brancos e loiros) os nigth elfs foram aparecer apenas no 3.....tenho em casa todos os Warcrafts 1,2,3 e WOW.....e se sair mais os teri e assim ate o fim dos tmepos!!! um abraço todos e quem dera eu estar jogando na Blizz ooo quem dera!!!!!

Anônimo disse...

Eu acho que tudo no WoW podia ser mais maneirado. Os 10 minutos de todos os eventos sempre são os mais engraçados do mundo. E aí galerê começa a folgar... a ser irritante...e de repente vc se vê obrigado a aceitar que sua cabeça não é mais de humano (aliás, draenei) e sim de abóbora. E que vc vai ficar infectado toda vez que quiser vender um shadowcloth na AH. E que ainda existem pessoas que dão risada de Improved [ANAL] , entre outras brincadeiras. Mas quando entro no WoW, entro com outro clima, em outa pele. Não quero me estressar, gritar, discutir cm ngn. Entro pra brincar, pra rir, distrair da vida...portanto, sim, participei
das constantes explosões nas AH's, e tenho que admitir que me diverti um bocado. Tb conheci essa parte do WoW, q ñ conhecia mt bem, já q só tive acesso ao WoW através do World of Warcraft mm (ñ cheguei a jogar o q ñ era online) . Mas é isso...a gente se diverte...

ps: vc precisa me passar seu email pra te mandar as info da guilda :P

Ganso disse...

gansolino2008@gmail.com